Picape F1 1951 recebe motorização V8 e peças e acessórios nacionais em reestilização completa
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford F1 1951
Coloque uma Ford F1 1951 nas mãos de um mecânico apaixonado pelo canto dos motores V8 e espere para ver o que acontecerá. Como num passe de mágica, o modelo que ilustra esta reportagem se transformou em um utilitário potente, estável e gostoso de andar. Milton Carlos de Oliveira, 41 anos, mecânico e proprietário da oficina NH Mecânica, de Suzano (SP), é o mago por trás dessa personalização.
Apaixonado por automóveis em geral, Milton desde jovem frequentava encontros automotivos, à época, a bordo de um Fusca. “Desde os meus 18 anos participo de eventos. Sempre gostei de carros de todos os tipos. Mas os encontros antigamente não separavam os modelos por gênero e época, então a gente via de tudo. E foi nessa época que eu comecei a me interessar cada vez mais pelos modelos mais antigos”, relembra.
Um assumido fã de motores V8 – “os mais charmosos que existem”, segundo ele – Milton já acumula mais de 10 hot rods customizados nessas últimas duas décadas. O mais recente projeto, esta Ford F1 51, não foge à regra. “O antigo dono era de Mogi das Cruzes (SP) e eu fui até lá para avaliar a picape. Ele estava com a mecânica em dia, mas estava um pouco largada, sem painel, vidros ou bancos. Eu não tive dúvida do potencial dela e, por mais que eu estivesse à procura de uma Boca de Sapo (Chevy 51), fiquei animado com a possibilidade de trabalhar com essa picape”, detalha o mecânico.
Test drive
Milton conta que inicialmente apenas trabalhou no que era estritamente necessário para colocar a picape para rodar. “Eu arrumei tudo o que era preciso e andei com ela no estado que estava, estilo rat rod, por dois anos. Mas aí alguns problemas mecânicos foram surgindo e chegou o esperado momento de parar para refazê-la por inteiro”, conta.
Foi um ano inteiro de serviço para que a F1 chegasse ao resultado que vocês acompanham nestas fotos. Por fora, a veterana apresenta teto rebaixado, portas no estilo suicida e capô que abre no sentido contrário, mas mantém o mesmo fechamento original. A caçamba foi refeita e segue o novo chassi, do Landau.
A nova configuração pediu novas cores: agora o tom é vermelho pop red. Novas lanternas e emblemas foram adotados seguindo o padrão original da picape. A tampa do tanque de combustível é uma réplica do acessório do Shelby Cobra.
Conforto
Os bancos utilizados no novo projeto foram extraídos do Landau. Coluna de direção, botões do painel e pedaleiras são assinados pela Art Billits. O interior recebeu nova forração em carpete e couro envelhecido reveste banco e laterais inferiores de porta.
No painel, destaque para um conjunto de instrumentos da Cronomac, que afere velocidade, rotações por minuto, temperatura, combustível e luzes espias.
V-Oitão
Como não poderia deixar de ser, um propulsor V8 302 Landau é quem dá vida ao conjunto. O câmbio é de três marchas hidramático com engate na coluna. A suspensão, tanto dianteira quanto traseira, é do Landau, com molas helicoidais. Ela é rebaixada com altura fixa.
O escape é de 2,5” com difusores eletrônicos cujo acionamento se dá por meio de controle remoto. Eles contam com um par de abafadores Flowmaster.
As rodas são do Maverick, de 15” com tala de 6”. Os pneus Cooper Cobra medem 215x60x15 na frente e 235x60x15 atrás.
“É importante salientar que foram mantidos 100% da característica da picape, utilizando apenas peças nacionais no projeto. O resultado final é uma F1 bastante agressiva, sem que para isso ela tenha perdido os seus traços e valores. A graça de usar um V8 é essa: somar o barulho gostoso com o andar suave”, finaliza Milton.
VEJA TAMBÉM: Picape Ford: Bonnie’s back!
Quem fez:
NH Mecânica. Tel. (11) 4747-8875
Auto Elétrico André Carneiro. Tel. (11) 97459-0678
Shennicar. Tel. (11) 94621-7872/ 98313-2919
Giba Escapamentos. Tel. (11) 97853-6245
Total Som. Tel. (11) 4746-1035.
Ficha técnica
Ford F1 1951
Parte externa
Portas suicida
Capô suicida
Pintura pop red
Novas lanternas e emblemas
Tampa do tanque réplica Shelby Cobra
Parte interna
Bancos do Landau
Coluna de direção Art Billits
Pedaleiras Art Billits
Forração em carpete
Revestimento em couro envelhecido
Instrumentos Cronomac
Mecânica
Motor V8 302
Câmbio de três marchas
Suspensão rebaixada fixa do Landau
Escape com difusores eletrônicos
Abafadores Flowmaster
Rodas de 15” do Maverick
Pneus Cooper Cobra
VEJA TAMBÉM: Picape Dodge 1951: Quebra-cabeça.