PINTURA ENFERRUJADA

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Fotos: (Ricardo Kruppa)

Conheça a técnica capaz de deixar o seu hot rod com aspecto visual envelhecido

Enquanto para alguns rodders um impecável visual original é sinônimo de customização bem sucedida, para outros, o look politicamente correto, todo trabalhado, chega a ser sem graça. Geralmente, são os rodders que se interessam mais por rat rods ou também por veículos que, ao menos, mantenham um visual mais desgastado e com sinais da deterioração natural do tempo.

Para se alcançar este resultado, na teoria, dois métodos seriam viáveis. O primeiro, seria encontrar uma carroceria naturalmente desgastada e reutilizá-la. O problema, especialmente no Brasil, é que a alta umidade do ar, chega a apodrecer, e não apenas desgastar, esta carroceria.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito mais comum encontrar este tipo de carroceria desgastada naturalmente, pois lá existem inúmeras regiões desertas, com clima seco, que apenas deterioram a carroceria, sem de fato, inutilizá-las.

Portanto, resta para os rodder brasileiros o segundo método, que é a criação do visual artificialmente, na oficina, por intermédio do rusty paiting, ou pintura enferrujada.

Vamos utilizar como exemplo esta Ford F1 1951. Esta picape estava com a pintura fosca nos trinques, porém, seu proprietário, achou que o aspecto “clean” não era o ideal para o projeto. Ela foi levada de volta para a oficina e lá passou pelo processo de envelhecimento. O primeiro passo é o lixamento de todo o verniz até chegar na tinta vermelha propriamente.

Então é necessário escolher a nova tinta que dará o aspecto de envelhecimento para a carroceria. Nesta caso, foi utilizada uma tinta marrom, para que a picape ganhasse um aspecto de ferrugem. Após a aplicação do marrom, toda a superfície que recebeu esta camada é lixada, com a utilização de uma lixa de gramatura 1.200 seca. Então essa mesma parte da lata recebe uma mão de tinta vermelha, no mesmo tom utilizado no restante do carro.

O próximo passo é utilizar água e a mesma lixa 1.200 seca, para suavemente, ir removendo o vermelho aplicado por último, para que aos poucos, o marrom do fundo vá aparecendo de fundo.

É importante que o profissional responsável por esta aplicação tenha a preocupação de verificar o resultado aos poucos, não apenas de perto, mas também de longe do carro e com diferentes incidências de luz, para constatar como, de fato, essa aplicação resultará em diferentes circunstâncias.

O último passo é lixar novamente toda a carroceria para então finalizar com a aplicação de verniz fosco.

 

 

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