Até os dias de hoje, o veículo é um dos queridinhos de muitos brasileiros
Conforme já falamos aqui, o Corcel foi um veículo que fez muito sucesso no Brasil, durante os anos 70, até meados dos anos 80. Devido a isso, a linha contou com várias séries especiais durante sua trajetória de vida.
Devido a isso, o Corcel é um veículo que desperta muitas curiosidades e tem milhares de fãs em terras brasileiras. E, se você é um deles, a dica é o livro “Corcel”, da coleção Clássicos do Brasil da Editora Alaúde.
Na obra, os autores Rogério de Simone e Fábio C. Pagotto falam sobre algumas curiosidades de cada série desse modelo que é um dos queridinhos de muitos brasileiros. Confira três trechos do livro:
Série Cinco Estrelas
A Série Corcel II Cinco Estrelas foi lançada em 1982 para Corcel e Belina II, com base na versão L. Era oferecida na cor exclusiva dourado metílico, rodas de ferro esportivas, relógio digital e conta-giros. Em 1984, a série ressurgiu mais elaborada e diferenciada, com pintura em tom de verde metílico exclusivo, vidros verdes, frisos e maçanetas pintados de preto, faixas laterais exclusivas em vermelho e preto, bancos com novo tecido preto e as mesmas rodas esportivas da versão anterior. Já utilizava o novo motor CHT, ainda para a Belina um exclusivo bagageiro de teto e protetor do compartimento de bagagem.
Série Os Campeões
Por ocasião do GP Brasil de Fórmula 1, em março de 1983, a Ford apresentou a série especial Os Campe.es para o Corcel II, baseada na versão LDO, sempre na cor preta e com detalhes em cor dourada, como frisos e rodas, homenageando as cores da vitoriosa equipe Lotus JPS de Colin Chapman. O motor era 1.6 a álcool e o carburador de corpo duplo foi recalibrado para combinar com o novo comando de válvulas, utilizado com maior ângulo de cruzamento de válvulas. Seu desempenho era um pouco melhor do que o da versão original. Possuía ainda um pacote diferenciado de equipamentos, com bancos dianteiros reclináveis com apoio de cabeça, cintos de segurança de trás pontos retráteis, relógio eletrônico digital, câmbio de cinco marchas, conta-giros, espelho retrovisor nos dois lados e volante de direção com quatro raios.
Série Astro
Já em 1985, a linha dos reestilizados Corcel e Belina incorporava o visual e o painel da linha Del Rey. A série especial Astro podia ser encontrada nas cores Ouro Quartzo ou Prata Strato, e vinha com itens exclusivos como faixas laterais, molduras das janelas e para-choques pretos, relógio digital no teto, calotas especiais (do Escort GL) e revestimento de bancos com o tecido similar ao do esportivo Escort XR3, além de bagageiro no teto na perua.