Texto: Redação
Customizador paranaense monta primeiro hot rod para uso próprio depois de encontrar carroceria de picape Ford abandonada em garagem vizinha
Quem olha para as fotos desta picape Ford 1928 transformada em rat hod percebe que a customização foi feita por um profissional gabaritado, que sabia o que estava fazendo, expert no assunto. Não imagina, entretanto, que este projeto é apenas o primeiro do customizador londrinense Leandro Macedo, de 38 anos.
Muita calma nessa hora! Este é o primeiro projeto que Leandro desenvolveu para ele próprio. Afinal, para clientes, ele já construiu muitos outros. “Eu tenho minha própria oficina, a Pé de Bode Kustoms, e já fiz diversos projetos sob encomenda, mas nunca tive tempo para trabalhar em algum meu. Quando decidi finalmente montar o meu hot, me dediquei seis anos a ele”, revela o profissional.
Mudança de planos
A ideia inicial de Leandro era customizar um Ford Tudor, porém, o acaso fez com que os planos mudassem repentinamente. “Eu tomei conhecimento da carroceria de uma picape 1928, guardada na garagem de um senhor aqui de Londrina, numa espécie de museu. Para a minha sorte ele foi com a minha cara e topou vendê-la para mim. Foi então que nasceu, de fato, este rat rod”, lembra.
Fabricação própria
Muitos dos itens do projeto foram feitos artesanalmente pelo próprio Leandro, como por exemplo o chassi. “Eu já tinha feito um chassi pensando em um Tudor, mas por incrível que pareça ele encaixou perfeitamente com a carroceria da picape. Foram necessários poucos ajustes”, explica Leandro.
Por fora, o rat rod ostenta o desgaste natural da pintura. Destacam-se no exterior ainda as rodas, de 21” e fabricação própria na frente, e de caminhão, com 22,5”, atrás.
A suspensão é a ar, com dianteira e traseira independentes, e este novo sistema faz com que o rat, literalmente, encoste-se ao chão. O cilindro de ar da suspensão – que está na carroceria – é um cilindro de oxigênio dos aviões B17 da segunda guerra mundial. O eixo dianteiro foi projetado no estilo suicida.
Outro importante diferencial, e bota diferente nisso, são as lanternas traseiras. Elas são, na verdade, sinalizadores de navio.
V8- A motorização que embala o projeto é um propulsor V8 Flathead, o famoso “cabeça-chata”. Apesar de original, ele foi retrabalhado e recebeu comando avançado. O câmbio utilizado é um exemplar de três marchas, a carburação é dupla, Weber 40, e o diferencial é do Maverick. São utilizados freios à disco, tanto na frente quanto atrás.
Handmade- O interior também abriga uma série de itens desenvolvidos pelo próprio Leandro, como os bancos bomber e o volante torcido. O marcador de combustível foi idealizado com a utilização de uma garrafa de uísque Jack Daniels e a alavanca do câmbio é de fato uma pistola, espanhola, do século 19. O painel foi inteiramente modificado.
O carinho com primeiro e novo xodó é tamanho que Leandro prefere embarcá-lo em plataformas para longos deslocamentos. “Eu não uso no dia-a-dia não. Acontece, mas é raro. Geralmente opto por levá-lo para eventos ou compromissos embarcado mesmo”, confirma.
A joia que estava escondida agora é revelada com uma nova alma. Uma alma de rat rod que só os mais audazes dos rodders é capaz de compreender.