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{"id":1090,"date":"2017-10-01T12:00:45","date_gmt":"2017-10-01T15:00:45","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1090"},"modified":"2017-09-29T14:57:36","modified_gmt":"2017-09-29T17:57:36","slug":"camaro-z-28-um-antigo-de-parar-o-bairro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/camaro-z-28-um-antigo-de-parar-o-bairro\/","title":{"rendered":"Camaro Z-28: um antigo de parar o bairro!"},"content":{"rendered":"

Comerciante de S\u00e3o Paulo at\u00e9 tentou comprar um Dodge, mas foi este Camaro Z-28 que lhe sorriu<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Camaro Z-28<\/strong><\/h3>\n

Aos 17 anos, o agora comerciante Jonas Anderson Vidmontiene, de S\u00e3o Paulo, j\u00e1 sabia do que gostava e o que queria: comprou um Chevrolet Opala SS 1971. A paix\u00e3o por carros antigos, herdada do pai, que a herdou do av\u00f4, j\u00e1 estava no sangue. E de nada adiantou o pai, sabedor das dificuldades e transtornos que um carro antigo traz, tentar desmotiv\u00e1-lo. Jonas foi l\u00e1 e comprou. \u201cEu sempre gostei de carros antigos e queria muito ter o meu. Meu pai e meu av\u00f4 mantinham alguns carros mas, por conta das necessidades da vida, acabaram se desfazendo deles. At\u00e9 que, aos 17 anos, comprei meu Opala, de teimoso\u201d, brinca Jonas.<\/p>\n

Apesar do amor que Jonas nutre at\u00e9 hoje pelo Opal\u00e3o, a necessidade de ter um carro econ\u00f4mico, para uso di\u00e1rio, fez com que o modelo da Chevrolet desse lugar a um carro popular. A vida seguiu, Jonas conheceu e se casou com Andressa e colocou a vida \u201cem dia\u201d. Aos 26 anos, formado em engenharia e cansado de gastar dinheiro no seu popular, decidiu que era hora de revisitar a velha paix\u00e3o e possuir novamente um carro antigo. De prefer\u00eancia um Chevrolet.<\/p>\n

\u201cSempre fui \u201cchevroleteiro\u201d, mas tenho alguns amigos \u201cdodgeiros\u201d, ent\u00e3o decidi dar uma pesquisada. Procurei um amigo, conhecido como \u201cGordo dos Dodges\u201d, e dei uma boa olhada nos carros que ele tinha. Nenhum sorriu para mim. Um dia o Gordo me ligou falando que tinha encontrado e comprado um carro para mim. Quando cheguei ao barrac\u00e3o e vi o Camaro de longe, j\u00e1 tive aquele sentimento de arrepiar os cabelos e pensei: \u201c\u00c9 esse\u201d, conta. Depois de dar uma volta no carro, a certeza s\u00f3 aumentou. E o restante da negocia\u00e7\u00e3o, como se diz, \u00e9 hist\u00f3ria.<\/p>\n

No mesmo dia o Camaro Z-28 1974 estava na garagem do comerciante. Quando chegou \u00e0s m\u00e3os de Jonas, o Camaro estava em bom estado, tanto \u00e9 que o comerciante usou o carro por cerca de tr\u00eas meses sem fazer nenhum reparo ou modifica\u00e7\u00e3o. No entanto, a ideia de restaurar o muscle car j\u00e1 estava planejada, s\u00f3 precisava de um ponta-p\u00e9 inicial. Um dia, depois de \u201cdar um cacete\u201d no Dart de um colega de inf\u00e2ncia, Jonas n\u00e3o tirou o p\u00e9 e queimou as juntas de cabe\u00e7ote do V8. Depois disso, estava decidido: \u201cJ\u00e1 que vou ter de desmontar, vou fazer bem feito, bem apimentado\u201d, conta.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Camaro Z-28<\/figcaption><\/figure>\n

Atomic Orange<\/strong><\/p>\n

Por fora, havia pouco a ser feito. \u201cO carro estava \u00edntegro, havia algumas reformas a ser feitas na parte externa, mas a parte do cofre, por exemplo, estava intacta\u201d, contou Jonas. Se n\u00e3o havia muito o que reparar, o propriet\u00e1rio decidiu modificar. A come\u00e7ar pela cor. \u201cEm uma viagem aos Estados Unidos vi um Corvette 2007 que tinha esta cor, chamada Atomic Orange. Decidi usar no Camaro porque \u00e9 uma cor diferente, mas dentro das op\u00e7\u00f5es originais da Chevrolet\u201d, explicou. Frisos, retrovisores, ma\u00e7anetas, tudo no exterior estava em bom estado e foi mantido como chegou \u00e0s suas m\u00e3os. Apenas a grade foi trocada. As rodas s\u00e3o da marca Boss 338, de 18\u201d, montadas em pneus 245\/40 na dianteira e 275\/40 na traseira. Ao todo, o trabalho de restaura\u00e7\u00e3o demorou cinco anos. \u201cFui fazendo gradualmente, conforme o tempo e o bolso permitiram\u201d, conta.<\/p>\n

Esportivo de luxo<\/strong><\/p>\n

Por dentro, toda a tape\u00e7aria foi refeita. O interior pouco espa\u00e7oso e com teto baixo, como o de um carro de corrida, ganhou um toque de luxo com revestimentos em couro. O volante \u00e9 original do modelo e tem por natureza uma pegada esportiva. Os instrumentos tamb\u00e9m n\u00e3o foram modificados. Nem restaurados. Estavam em excelente estado e assim permanecem at\u00e9 hoje.<\/p>\n

400 + 150 = divers\u00e3o! <\/strong><\/p>\n

Por baixo do cap\u00f4 do \u201cCamar\u00e3o\u201d est\u00e1 um leg\u00edtimo puro-sangue da marca da gravatinha: o propulsor V8 350\u201d, utilizado tamb\u00e9m em Corvettes e at\u00e9 lanchas esportivas. Originalmente com 250cv de pot\u00eancia, este propulsor de bloco grande d\u00e1 margem para prepara\u00e7\u00f5es fortes. A escolhida por Jonas foi bem montada, de n\u00edvel intermedi\u00e1rio. N\u00e3o \u00e9 do tipo que fica insuport\u00e1vel e barulhento demais para andar na rua, mas j\u00e1 daria algum trabalho at\u00e9 na pista. Vamos \u00e0 receita. Aspirado, como cabe a um bom V8 cl\u00e1ssico, os pist\u00f5es originais deram lugar a modelos forjados. Os cabe\u00e7otes receberam um retrabalho para melhora do fluxo e aumento da velocidade na mistura, al\u00e9m de v\u00e1lvulas maiores e um comando maior.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Camaro Z-28<\/figcaption><\/figure>\n

Um coletor de admiss\u00e3o Performer RPM, da Edelbrock, e um carburador Thunder AVS, de 650cfm de vaz\u00e3o, tamb\u00e9m da marca americana, s\u00e3o respons\u00e1veis por alimentar o 350\u201d na medida da necessidade do p\u00e9 direito de Jonas. Como n\u00e3o adianta soltar em cima e prender embaixo, os coletores de escape Full, da Hedman, com abafadores Flowmaster, d\u00e3o a vaz\u00e3o que os gases gerados no motor precisam. Com essas trocas, o V8 chegou a 400cv de pot\u00eancia, um n\u00famero respeit\u00e1vel para um carro de passeio. Mas eis que Jonas teve a grande ideia: por que n\u00e3o nitrar? E nitrou! O kit de inje\u00e7\u00e3o de \u00f3xido nitroso, da NOS, d\u00e1 ao Camaro 150cv extras por alguns segundos.<\/p>\n

\u00c9 um exagero? \u00c9, mas daqueles que valem a pena. Para parar os 550cv, os freios originais foram substitu\u00eddos por modelos a discos ventilados Willwood de 13\u201d, com pin\u00e7as de quatro pist\u00f5es de Cadillac. A estabilidade do modelo fica por conta de algumas modifica\u00e7\u00f5es na suspens\u00e3o, com amortecedores Bilstein e rebaixada em 2\u201d na frente. Os amortecedores s\u00e3o assistidos por molas extras, al\u00e9m das molas originais do carro. Esse retrabalho n\u00e3o deixou o carro exatamente confort\u00e1vel, conforme conta Jonas.<\/p>\n

\u201cO carro \u00e9 baixo, tem a suspens\u00e3o firme e rodas grandes, \u00e9 muito esportivo para usar no tr\u00e2nsito. Para quem gosta de esportivos n\u00e3o \u00e9 ruim, mas n\u00e3o tem o conforto de um carro original\u201d, afirma. Este \u00e9 um dos motivos pelo qual o carro atualmente n\u00e3o \u00e9 usado todos os dias por Jonas. O Camaro tamb\u00e9m \u00e9 o xod\u00f3 da Andressa, sua esposa, que \u00e9 muito ciumenta com a sua m\u00e1quina. Este \u00e9 o outro motivo pelo qual Jonas n\u00e3o usa o carro todos os dias.<\/p>\n