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{"id":1140,"date":"2019-04-20T11:00:53","date_gmt":"2019-04-20T14:00:53","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1140"},"modified":"2019-04-17T18:24:53","modified_gmt":"2019-04-17T21:24:53","slug":"motor-quatro-cilindros-bang-bang-bang-bang","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/motor-quatro-cilindros-bang-bang-bang-bang\/","title":{"rendered":"Motor quatro cilindros: Bang, bang, bang, bang"},"content":{"rendered":"

Antes dos V8, motores quatro cilindros, ou \u201cquatro tiros\u201d, eram \u00fanica alternativa para os hot rods<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Motor quatro cilindros<\/strong><\/h3>\n

Em edi\u00e7\u00f5es passadas, o assunto foram os motores V8: o Ford Flathead, o Chevrolet Small Block e o Chrysler Hemi. Um leitor mais atento perguntaria: e quando n\u00e3o havia estes motores V8, n\u00e3o havia hot rods? A resposta, ent\u00e3o, seria: havia, e o motor escolhido era o \u201cfour banger\u201d da Ford<\/a>! Este apelido significaria \u201cquatro estrondos\u201d, \u201cquatro tiros\u201d, ou seja, um motor de quatro cilindros.<\/p>\n

\"Hot-97_web-174\"<\/a><\/p>\n

De 1908 a 1927, Henry Ford produziu 15 milh\u00f5es de Fords Modelo T, todos equipados com motores de quatro cilindros. Com tamanha produ\u00e7\u00e3o, este motor de 2,9 litros e 22 HP se tornou uma cobaia nas m\u00e3os de mec\u00e2nicos que buscavam melhorar o seu desempenho e, ao longo dos anos, v\u00e1rios equipamentos de pot\u00eancia foram desenvolvidos para fazer um Modelo T ultrapassar os 72 km\/h de f\u00e1brica.<\/p>\n

O motor do Ford T<\/a> possu\u00eda os quatro cilindros dispostos em linha e as v\u00e1lvulas de admiss\u00e3o e de escapamento eram dispostas ao lado dos cilindros (diferentemente dos motores atuais com v\u00e1lvulas sobre os cilindros). Fechando a parte superior do motor havia uma tampa \u201cchata\u201d onde eram instaladas as velas. Esta configura\u00e7\u00e3o n\u00e3o era a mais eficiente em termos de pot\u00eancia e aproveitamento do combust\u00edvel, mas tornava sua fabrica\u00e7\u00e3o e sua manuten\u00e7\u00e3o mais simples. As limita\u00e7\u00f5es do projeto original do motor Ford estimulavam a criatividade de preparadores, que desenvolviam diversas formas de tirar uns \u201ccavalinhos\u201d a mais destes quatro cilindros.<\/p>\n

\"Hot-97_web-175\"<\/a><\/p>\n

As interven\u00e7\u00f5es mais simples melhoravam a alimenta\u00e7\u00e3o e o sistema de igni\u00e7\u00e3o, mas as mais interessantes e arrojadas eram as que mexiam na tampa dos cilindros, transformando-as em verdadeiras obras de arte. No lugar desta tampa simples, um cabe\u00e7ote \u201cde verdade\u201d era instalado e para ele eram transferidas passava a respirar com muito mais efici\u00eancia, fazendo-se mais potente e mais econ\u00f4mico. V\u00e1rios fabricantes comercializavam varia\u00e7\u00f5es desta convers\u00e3o e um dos mais famosos era desenvolvido e comercializado pelos irm\u00e3os Chevrolet!<\/p>\n

No veneno! <\/strong><\/p>\n

Em 1916, Gaston, Louis e Arthur Chevrolet, fundaram a empresa Frontenac Motor Corporation, que se dedicava \u00e0 constru\u00e7\u00e3o de carros de corridas bem como equipamentos de pot\u00eancia. O potencial para \u201cenvenenamento\u201d do motor Ford era t\u00e3o bom que os irm\u00e3os Chevrolet desenvolveram cabe\u00e7otes com 8 v\u00e1lvulas e at\u00e9 16 v\u00e1lvulas, sendo estes \u00faltimos com comando duplo! Na famosa corrida de Indian\u00e1polis 500 de 1920, havia carros competindo com os dois modelos de cabe\u00e7otes Frontenac, prova da qualidade desses equipamentos e tamb\u00e9m prova da qualidade do motor Ford. Al\u00e9m da Frontenac, outras empresas tamb\u00e9m desenvolveram cabe\u00e7otes similares para o motor Ford, como a Riley e a Rajo.<\/p>\n

No final de 1927, a Ford lan\u00e7ou o novo Ford Modelo A<\/a>, um autom\u00f3vel muito superior ao T. O motor tamb\u00e9m foi aperfei\u00e7oado e, agora com 3,3 litros, fornecia 40 HP, quase o dobro da pot\u00eancia do T. V\u00e1rias foram as melhorias no motor, mas as mais vis\u00edveis eram a adi\u00e7\u00e3o de uma bomba d\u2019\u00e1gua e um sistema de igni\u00e7\u00e3o e bateria (no modelo T as velas eram alimentadas por um magneto, sistema semelhante ao das motos antigas que n\u00e3o usam bateria). Em 1932 a Ford lan\u00e7ou o motor V8, mas o motor de quatro cilindros continuou a ser ofertado e, com um aumento na taxa de compress\u00e3o, fornecia agora 50 HP! E neste motor, enfim, apareceu uma bomba de gasolina (nos anos anteriores a gasolina chegava ao carburador por gravidade: o tanque era alto, logo abaixo do para-brisa).<\/p>\n