Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":1324,"date":"2019-02-01T10:30:06","date_gmt":"2019-02-01T13:30:06","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1324"},"modified":"2019-02-01T15:57:05","modified_gmt":"2019-02-01T18:57:05","slug":"ford-1951-shoebox-para-campos-de-batalha","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-1951-shoebox-para-campos-de-batalha\/","title":{"rendered":"Ford 1951 \u201cshoebox”: para campos de batalha"},"content":{"rendered":"

Ford 1951 \u201cshoebox\u201d descende diretamente do primeiro modelo a sair da linha de montagem ap\u00f3s a guerra, mas este exemplar feito pela Divine 1 Customs foi colocado de volta no campo de batalha<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria<\/p>\n

Ford 1951 \u201cshoebox\u201d<\/strong><\/h3>\n

Como \u00e9 natural durante as guerras, a economia dos pa\u00edses sofre um bocado. Afinal, s\u00e3o necess\u00e1rios grandes esfor\u00e7os para a produ\u00e7\u00e3o de armas, ve\u00edculos e equipamentos em quantidades suficientes para abastecer milh\u00f5es de combatentes, principalmente quando o campo de batalha est\u00e1 a um oceano de dist\u00e2ncia. No caso dos Estados Unidos, as montadoras da \u00e9poca, inclusive a Ford<\/a>, entraram no \u201cesfor\u00e7o de guerra\u201d, dedicando-se ao trabalho com as For\u00e7as Armadas. Por isso, nenhum novo modelo foi apresentado naqueles anos.<\/p>\n

Em 1949, a montadora de Henry Ford foi a primeira a mostrar um ve\u00edculo totalmente novo, uma vez que todas as f\u00e1bricas at\u00e9 aquele momento estavam apresentando apenas novas vers\u00f5es dos modelos pr\u00e9-guerra. O design criado para aquele ano persistiu at\u00e9 1951, ano deste custom personalizado pela americana Divine 1 Customs. Apelidado de \u201cshoebox\u201d (caixa de sapatos, em ingl\u00eas), devido ao seu formato, o Ford 1949 chegou com um design marcante, com linhas bem demarcadas e uma grade que at\u00e9 hoje faz parte do imagin\u00e1rio dos apaixonados pelos carros daquela \u00e9poca.<\/p>\n

Para 1951, o desenho da dianteira mudou um pouco, ficou mais aberto e com uma personalidade toda pr\u00f3pria. O modelo das fotos, clicado durante o \u00faltimo SEMA Show, conseguiu ao mesmo tempo trazer uma cara \u00fanica, com refer\u00eancias \u00e0 Segunda Guerra Mundial, mas sem perder o charme de um verdadeiro \u00edcone de \u00e9poca.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Ideias e pr\u00e1tica<\/strong><\/p>\n

Mish Munoz, respons\u00e1vel pela Divine 1 Customs, teve diversos encontros com o dono deste Ford para decidirem o que deveria ser feito. T.J. Levin, propriet\u00e1rio, j\u00e1 tinha em mente uma personaliza\u00e7\u00e3o ao estilo militar, mas que ao mesmo tempo trouxesse caracter\u00edsticas da cultura custom. Como isso seria feito ele deixou a cargo dos experientes customizadores. A carroceria recebeu pintura em verde oliva, totalmente fosca.<\/p>\n

O n\u00famero 76 pintado na carroceria \u00e9 uma refer\u00eancia ao ano de nascimento de T.J., enquanto a quantidade de bombas pintadas na lateral (31) informa o dia do anivers\u00e1rio da sua filha. Na lateral est\u00e1 ainda o logo das For\u00e7as Armadas americanas com uma pin-up. E n\u00e3o qualquer pinup, mas a esposa de Levin. Ma\u00e7anetas, frisos e ressaltos foram totalmente retirados, prevalecendo o estilo \u201cshaved\u201d, que deixa ainda mais evidentes as linhas do sed\u00e3. A grade, originalmente cromada, foi pintada em preto fosco, com os dois detalhes caracterizados como se fossem bombas.<\/p>\n

O cap\u00f4 recebeu detalhes nas bordas como se fossem rebites, \u00e0 moda dos bombardeiros da \u00e9poca. O para-brisa continua bipartido, como nos originais, s\u00f3 que um pouco menor, pois o teto foi rebaixado, para dar um ar mais \u201ccool\u201d ao custom, que tamb\u00e9m agora conta com uma enorme abertura superior, para dar uma \u201carejada\u201d no cockpit. Far\u00f3is e lanternas tiveram seus detalhes cromados retirados. Para deixar o modelo ainda mais perto da terra, foi instalado um kit de suspens\u00e3o a ar, que caiu como uma luva para esconder os pneus Coker de faixa branca, montados nas rodas Cragar, de 15\u201d, pintadas de preto fosco.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Cockpit<\/strong><\/p>\n

Por dentro o piloto se sente praticamente em uma aeronave. Os bancos s\u00e3o de lata e o console central foi feito \u00e0 moda dos bombardeiros de antigamente, com direito a chavinhas no estilo avia\u00e7\u00e3o. Ali\u00e1s, por isso o t\u00edtulo desta reportagem \u00e9 \u201cP-51\u201d, em refer\u00eancia a um dos mais vers\u00e1teis avi\u00f5es de combate da Segunda Guerra Mundial<\/a>, al\u00e9m, \u00e9 claro, de trazer no nome o ano de fabrica\u00e7\u00e3o deste belo custom. O ch\u00e3o est\u00e1 forrado com carpete, enquanto portas e laterais receberam chapas em a\u00e7o com rebites. O painel tamb\u00e9m recebeu uma chapa rebitada e manteve os instrumentos originais. O volante \u00e9 de \u00e9poca.<\/p>\n

Forchevy<\/strong><\/p>\n

Por baixo do cap\u00f4, para espanto geral, est\u00e1 instalado um Chevy Small Block 350\u201d,com 325cv de pot\u00eancia. Apesar de pouco usual, a utiliza\u00e7\u00e3o de um bloco Chevrolet no cofre de um Ford cl\u00e1ssico como este foi s\u00f3 mais um detalhe nesta incr\u00edvel customiza\u00e7\u00e3o. Na parte da alimenta\u00e7\u00e3o, optou-se pelo carburador quadrijet americano da Edelbrock, com filtro de ar da K&N. As tampas de v\u00e1lvulas tamb\u00e9m s\u00e3o da Edelbrock. Cabos de vela s\u00e3o esportivos e, al\u00e9m de melhorar as fa\u00edscas, ainda d\u00e3o um belo visual ao propulsor.<\/p>\n

A parte el\u00e9trica, ali\u00e1s, teve que receber um grande incremento, com direito a uma bateria mais poderosa para aguentar o sistema de som fort\u00edssimo patrocinado pela Kicker, composto de sete alto-falantes (quatro subwoofers) e unidade principal Apple com fun\u00e7\u00e3o touch, unindo o melhor da modernidade com o seu lindo visual old school. Terminando a parte mec\u00e2nica, o escapamento \u00e9 da Flowmaster. Para aguentar o tranco, o c\u00e2mbio \u00e9 um Turbo 350, autom\u00e1tico, com acionamento na coluna. \u201cEste carro foi definitivamente o trabalho mais intenso que jamais realizamos\u201d, conta Munoz.<\/p>\n

\u201cA maioria das pessoas n\u00e3o leva um projeto ao n\u00edvel de detalhamento deste carro como est\u00e1 agora\u201d, continua o construtor. O propriet\u00e1rio, por sua vez, se mostrou extremamente satisfeito com o resultado. \u201cDepois de passar por diferentes fases durante a constru\u00e7\u00e3o, comecei a ver como a Divine 1 encarou este projeto de uma forma louca. Eu n\u00e3o poderia estar mais feliz com o resultado. Minha esposa na lateral como pin-up, o anivers\u00e1rio da minha filha com as bombas e meu ano de nascimento na traseira foram grandes ideias\u201d, comenta orgulhoso.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Model B Roadster 1932: Imagem e semelhan\u00e7a.<\/a><\/p>\n