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{"id":1358,"date":"2019-04-18T10:10:07","date_gmt":"2019-04-18T13:10:07","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1358"},"modified":"2019-04-17T18:21:52","modified_gmt":"2019-04-17T21:21:52","slug":"beugler-a-maquina-de-pinstriping","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/beugler-a-maquina-de-pinstriping\/","title":{"rendered":"Beugler: a m\u00e1quina de Pinstriping!"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a o aparelho que substituiu os pintores de filetes decorativos nas linhas de produ\u00e7\u00e3o das montadoras e nas oficinas de repara\u00e7\u00e3o de pintura<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Beugler<\/strong><\/h3>\n

Na Revista Hot Rods, abordamos a arte de decorar autom\u00f3veis e motocicletas com desenhos feitos apenas usando linhas, o pinstriping<\/a>. Neste mesmo texto, comentamos sobre o Beugler, do qual agora trataremos com mais aten\u00e7\u00e3o. No in\u00edcio da ind\u00fastria automobil\u00edstica, os carros n\u00e3o tinham frisos e, para adornar e valorizar as carrocerias, os fabricantes aplicavam filetes pintados em cores contrastantes e at\u00e9 mesmo filetes duplos e com mais de uma cor. Este servi\u00e7o era feito a m\u00e3o por h\u00e1beis pintores dentro das montadoras. Diz a hist\u00f3ria que na Ford estes trabalhadores at\u00e9 recebiam sal\u00e1rios melhores, pois a apar\u00eancia do carro dependia da qualidade destes filetes. Quando estes autom\u00f3veis precisavam de algum reparo na lataria, ou eram repintados, novamente era necess\u00e1rio um pintor habilidoso para refazer os filetes.<\/p>\n

No ano de 1929, Samuel Beno Beugler, um norte-americano do estado do Tennessee que tinha grande habilidade na \u00e1rea mec\u00e2nica, abriu uma oficina de mec\u00e2nica e pintura para autom\u00f3veis na cidade de Los Angeles.  Apesar de ter mais talento para a mec\u00e2nica, quando necess\u00e1rio ele tamb\u00e9m manuseava os pinc\u00e9is para pintar filetes. Isto o estimulou a desenvolver uma ferramenta que executasse de forma mais simples estas linhas de tinta. J\u00e1 no ano de 1933, Beugler come\u00e7ou a produzir o \u201cBeugler Striper\u201d, que permitia executar com grande facilidade os tais riscos decorativos. Al\u00e9m de simplificar a tarefa, a ferramenta ainda permitia tra\u00e7ar com rapidez filetes longos e de forma limpa e precisa. Estes atributos fizeram do Beugler um produto de muito sucesso. Prova disto \u00e9 que continua a ser produzido pela mesma empresa desde ent\u00e3o, e que atualmente \u00e9 comandada pelo neto de Beugler, Tom Parkman.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Como funciona<\/strong><\/p>\n

O Beugler \u00e9 um tubo met\u00e1lico que tem, em uma das pontas, um pist\u00e3o acionado por uma haste e, na outra, uma tampa equipada com uma roldana serrilhada. Esta tampa pode ser desencaixada permitindo carregar tinta dentro do tubo. Com a tampa novamente no lugar, o pist\u00e3o \u00e9 acionado retirando o ar que restou dentro do tubo. No momento em que a tinta aparece na base da roldana, a ferramenta est\u00e1 pronta para uso. Qualquer tipo de tinta pode ser utilizado, desde que tenha uma consist\u00eancia cremosa.<\/p>\n

A melhor maneira de segurar o Beugler \u00e9 como se fosse uma faca, o que permite maior liberdade de movimentos. Para iniciar a linha, encosta-se a roldana na superf\u00edcie e puxa-se o equipamento. A roldana, ao girar, \u00e9 carregada pela tinta do tubo e deixa um \u201crastro\u201d igual \u00e0 sua largura. A velocidade com que se puxa a ferramenta n\u00e3o afeta a largura do tra\u00e7o. Para se alterar esta largura, pode-se inclinar a roldana ou, para maior precis\u00e3o, usar uma tampa com outra medida de roldana. As larguras padr\u00f5es das roldanas s\u00e3o: 0,4 mm, 0,8 mm, 1,3 mm, 1,7 mm, 2,3 mm, 2,8 mm e 3,2 mm.  Tamb\u00e9m h\u00e1 tampas com duas roldanas, para a execu\u00e7\u00e3o de filetes duplos com rapidez e precis\u00e3o<\/p>\n

Quando o objetivo \u00e9 fazer apenas filetes retos, existe no corpo do Beugler um corte que permite fixar uma haste met\u00e1lica, que atua como guia na extremidade da pe\u00e7a a pintar ou junto a algum friso. Na falta de um ponto para servir como guia, pode ser fixado na superf\u00edcie uma tira de papel\u00e3o com fita adesiva. No caso de chapa ferrosa, pode-se tamb\u00e9m usar uma fita magn\u00e9tica como guia. Outra virtude do equipamento \u00e9 a facilidade de limpeza. Diferentemente de um pincel, que \u201cesconde\u201d res\u00edduos de tinta no meio das cerdas, o Beugler se desmonta em tr\u00eas partes met\u00e1licas, f\u00e1ceis de limpar com solvente. Em uma edi\u00e7\u00e3o futura, mostraremos o Beugler em a\u00e7\u00e3o. Us\u00e1-lo \u00e9 uma tarefa divertida, e para quem tem um pouco de habilidade manual pode ser uma maneira de se tornar popular fazendo filetes e pinstriping em hot rods<\/a> e carros antigos.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M: Rat rod: No paint, no chrome, no problems!<\/a><\/p>\n