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{"id":1461,"date":"2016-03-17T12:19:22","date_gmt":"2016-03-17T15:19:22","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1461"},"modified":"2016-03-17T12:19:22","modified_gmt":"2016-03-17T15:19:22","slug":"mais-equilibrado","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/mais-equilibrado\/","title":{"rendered":"MAIS EQUILIBRADO"},"content":{"rendered":"

De carroceria fastback que servia como \u201cgalinheiro\u201d a um Torino Talladega para competi\u00e7\u00e3o: dez anos, muita hist\u00f3ria e um cl\u00e1ssico da Nascar com sabor V8 <\/em><\/strong><\/p>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Jason Machado<\/em><\/p>\n

Cansar os modelos Plymouth Superbird e Dodge Daytona durante a temporada de 1970 da Nascar \u2013 associa\u00e7\u00e3o automobil\u00edstica norte-americana que controla os campeonatos de stock car dos Estados Unidos \u2013 n\u00e3o era tarefa f\u00e1cil para o Ford Torino Talladega. Mas, mesmo n\u00e3o sendo campe\u00e3o, o carro parecia mais equilibrado, sobretudo no estilo. Adonis Lykouropulos, paulistano de 38 anos, \u00e9 entusiasta e apaixonado por autom\u00f3veis Ford.<\/p>\n

Dentre diversos modelos da marca ao longo dos anos, ele encontrou uma carroceria do modelo Torino fastback 1968 e, dez anos depois, transformou o carro no ic\u00f4nico Torino Talladega. \u201cUm amigo encontrou a carroceria do fastback em um desmanche no interior de S\u00e3o Paulo, e como ele sabe que sempre participei de eventos automotivos e de corrida, me avisou. No momento em que vi a carroceria j\u00e1 imaginei o Talladega\u201d, lembra Adonis.<\/p>\n

O Torino havia sido adquirido ainda totalmente depenado e, da compra ao primeiro treino no Aut\u00f3dromo de Interlagos (SP), passaram-se dez anos. Inicialmente, Adonis levou a carroceria para um galp\u00e3o particular \u2013 para dar in\u00edcio \u00e0 remo\u00e7\u00e3o de pintura e massa. Na sequ\u00eancia, foram feitas funilaria e adapta\u00e7\u00f5es para homologar o carro para a disputa da categoria For\u00e7a Livre do Campeonato Paulista de Automobilismo. \u201cDeixei a carroceria em uma oficina para trabalhar a lata, pintar, adaptar. Mas, ap\u00f3s dois anos de servi\u00e7os, o resultado n\u00e3o ficou satisfat\u00f3rio. Decidi tirar o carro de l\u00e1, ap\u00f3s muito preju\u00edzo financeiro\u201d, lamenta Adonis.<\/p>\n

A carroceria ficou sete anos parada at\u00e9 que, em 2009, Adonis passou a trabalhar como gerente na Batistinha Garage. \u201cEntrei na Batistinha e consegui reativar a ideia do projeto com o Torino. Nesta nova etapa, mudei o projeto com o intuito de enquadrar o carro na categoria Hist\u00f3ricos V8 5000, que havia acabado de ser criada. Consegui um motor usado em bom estado, ganhei de presente um diferencial e, somados ao c\u00e2mbio que eu j\u00e1 possu\u00eda, come\u00e7amos a montagem mec\u00e2nica\u201d, conta. O grande desafio de Adonis foi a funilaria, uma vez que o carro n\u00e3o possu\u00eda os para-lamas dianteiros e sequer contava com cap\u00f4.<\/p>\n

\u201cMas, desta vez, a sorte estava ao meu lado e um de nossos clientes nos enviou um Torino 1968 para restaura\u00e7\u00e3o completa, tornando poss\u00edvel usar o carro como par\u00e2metro e molde para a confec\u00e7\u00e3o dos itens que faltavam no meu. Ap\u00f3s concluirmos a funilaria, moldamos a frente alongada em 9\u201d para deixar o carro tal qual a vers\u00e3o Talladega. A pintura foi feita em duas cores, alusivas ao estilo de pintura usado na Nascar \u00e0 \u00e9poca, bem como a parte de adesivagem e o n\u00famero gigante na porta\u201d, descreve Adonis.<\/p>\n

O gosto por autom\u00f3veis e velocidade come\u00e7ou ainda na inf\u00e2ncia de Adonis, primeiro pela conviv\u00eancia com o pai e o irm\u00e3o, que foi piloto de 1979 a 1998. \u201cPor conta da conviv\u00eancia com meu irm\u00e3o, sempre sonhei em ser piloto e participar do Campeonato Paulista. Como n\u00e3o tive incentivo, cheguei tarde para ser profissional, mas posso matar minha vontade guiando o Torino vez ou outra\u201d, diz.<\/p>\n

\u201cX\u00f4, galinhas\u201d <\/strong><\/p>\n

A carroceria fastback chegou a S\u00e3o Paulo em uma plataforma que havia sa\u00eddo do interior. Logo ap\u00f3s a compra, Adonis recebeu o carro com tr\u00eas galinhas dentro. \u201cO carro estava servindo de galinheiro, pois o desmanche ficava dentro de um s\u00edtio. Obviamente eu n\u00e3o sabia o que fazer com as galinhas, mas logo o motorista da plataforma se prontificou a ficar com elas\u201d, recorda.<\/p>\n

Receita sem Caldo de galinha <\/strong><\/p>\n

O tratamento da carroceria com funilaria e pintura ficou a cargo da empresa Batistinha Garage \u2013 reconhecida no segmento. J\u00e1 a mec\u00e2nica do Torino foi feita pela oficina Automotor, tamb\u00e9m de S\u00e3o Paulo. Com motor 302 V8 de 5000cc, o conjunto conta com bielas, virabrequim e pist\u00f5es originais Ford, trabalhando a uma taxa de compress\u00e3o 9:1. A admiss\u00e3o \u00e9 original em ferro fundido, e integra o sistema um carburador Motorcraft bijet, bomba de gasolina mec\u00e2nica, coletor de escape original em ferro fundido e um tanque de 70 litros. A alimenta\u00e7\u00e3o soma bobina MSD, m\u00f3dulo de igni\u00e7\u00e3o, distribuidor e velas originais Motorcraft. O c\u00e2mbio escolhido foi um Clark de 4 marchas e a embreagem \u00e9 da EmbreMarques.<\/p>\n

Com 210 cv na roda, a melhor volta em Interlagos registrada ficou em 2\u201914\u201d850, a 188 km\/h de velocidade final. Para o futuro, Adonis pretende aliviar o peso do carro (que est\u00e1 em 1.800 quilos), al\u00e9m de realizar upgrades no motor para conquistar mais pot\u00eancia e melhores resultados nos tempos de volta em Interlagos.<\/p>\n