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{"id":1497,"date":"2017-01-13T10:00:07","date_gmt":"2017-01-13T13:00:07","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1497"},"modified":"2017-01-13T10:02:14","modified_gmt":"2017-01-13T13:02:14","slug":"carro-antigo-lakester-hotrod","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/carro-antigo-lakester-hotrod\/","title":{"rendered":"Hot rod com carroceria Lakester: “verdinho” na \u00e1rea"},"content":{"rendered":"

Para ter o m\u00e1ximo de exclusividade, AC3 Cars decide montar apenas tr\u00eas projetos com a carroceria Lakester. O \u201cVerdinho\u201d \u00e9 um deles<\/em><\/strong><\/p>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/em><\/p>\n

Pot\u00eancia, seguran\u00e7a e exclusividade. Estas s\u00e3o tr\u00eas grandes metas que se deve perseguir em um projeto de hot rod. Figuras carimbadas nas p\u00e1ginas de Hot Rods, os projetos da AC3 Cars sempre primaram por esses conceitos. Com o \u201cVerdinho\u201d n\u00e3o \u00e9 diferente. \u201cQuando o Aur\u00e9lio (Backo, construtor de carrocerias de Curitiba) nos apresentou o Lakester, decidimos que far\u00edamos apenas tr\u00eas carros com esta carroceria. Dois foram nosso projeto e execu\u00e7\u00e3o e um foi comprado por um cliente e feito sob encomenda. Nosso objetivo foi criar projetos exclusivos e cada um dos tr\u00eas traz caracter\u00edsticas \u00fanicas\u201d, explica Idini Gamballi Junior, propriet\u00e1rio da AC3 Cars e do \u201cVerdinho\u201d, apelido deste belo Lakester estilo old school.<\/p>\n

Projeto rel\u00e2mpago <\/strong><\/p>\n

Adquirido em 2011 e j\u00e1 em exposi\u00e7\u00e3o no ano seguinte, o Lakester teve uma constru\u00e7\u00e3o rel\u00e2mpago, contrariando a m\u00e1xima de que a pressa \u00e9 inimiga da perfei\u00e7\u00e3o. Idini atenta para os desafios de se montar um projeto \u201cdo zero\u201d. \u201cQuando n\u00e3o se tem par\u00e2metros para o resultado final, tudo \u00e9 um desafio, desde como montar a linha de freio at\u00e9 como ter uma coluna de dire\u00e7\u00e3o que privilegie a posi\u00e7\u00e3o de pilotagem\u201d, argumenta o propriet\u00e1rio, que fez quest\u00e3o de ser detalhista em cada ponto da constru\u00e7\u00e3o. A carroceria em fibra projetada por Aur\u00e9lio sofreu modifica\u00e7\u00f5es na parte frontal e ganhou para-brisa exclusivo, feito sob medida para o modelo. \u201cDetalhes como este s\u00e3o importantes, pois acreditamos que sempre se deve fazer algo especial ao criar um projeto. Montar um modelo s\u00f3 com partes adquiridas em autope\u00e7as pode transformar seu hot em um simples buggy de fibra, e n\u00e3o \u00e9 isso que queremos\u201d, salienta.<\/p>\n

As pe\u00e7as de acabamento foram adquiridas no exterior, incluindo os far\u00f3is de \u00e9poca e as lanternas traseiras originais da Cadillac. A expertise da empresa para conseguir materiais tamb\u00e9m contou muito para a velocidade de execu\u00e7\u00e3o do projeto. \u201cCom mais de 10 anos de experi\u00eancia de mercado, temos fornecedores no Brasil e no exterior que sempre nos d\u00e3o todo o suporte necess\u00e1rio\u201d, frisou. A cor, azul turquesa, cobre carroceria, rodas, grade frontal e at\u00e9 os eixos e tanque de gasolina (este, ainda adornado com um pinstriping), conferindo um visual chamativo e diferenciado. O cuidado extremo tamb\u00e9m foi dispensado \u00e0s rodas de 15\u201d. Originais da Ford Ranger 1999, as pe\u00e7as foram totalmente fechadas com \u201ctamp\u00f5es\u201d cortados a laser.<\/p>\n

A ideia era conseguir um visual bonito, mas sem que elas tivessem mudan\u00e7as significativas no peso, para que n\u00e3o houvesse a necessidade de muito chumbo para balancear. No processo, a roda dianteira ainda teve a bitola encurtada, para acomodar os pneus 5.60. Na traseira, o hot utiliza as medidas 255\/60.<\/p>\n

Simples e pr\u00e1tico <\/strong><\/p>\n

Como todo Lakester, o \u201cVerdinho\u201d conta com um interior simples e funcional. Os bancos foram feitos sob medida e guardam um segredo: a parte inferior \u00e9 escamote\u00e1vel, que permite acomodar bateria e caixa de ferramentas. A forra\u00e7\u00e3o \u00e9 em curvin, mesmo material que reveste os forros de portas e o aro do volante estilo banjo, com centro cromado. O painel tamb\u00e9m \u00e9 simples, mas feito com bom gosto. Pinstripings decoram o entorno dos instrumentos importados da marca Stewart Warner, modelos cl\u00e1ssicos com fundo preto. O veloc\u00edmetro mostra a velocidade em km\/h, diferentemente de outros modelos vindos de fora. E o c\u00e2mbio? Bom, esta \u00e9 uma parte interessante da hist\u00f3ria. Autom\u00e1tico, como veremos a seguir, tem a sua alavanca de acionamento localizada no exterior da carroceria, bem ao estilo old school, com direito a uma cabe\u00e7a de pist\u00e3o como adere\u00e7o para a pegada.<\/p>\n

Na medida certa <\/strong><\/p>\n

Utilizado em modelos Ford dos anos 50 at\u00e9 o come\u00e7o da d\u00e9cada de 70, o Y-block de 292\u201d foi o escolhido pela AC3 Cars para integrar o projeto. S\u00e3o 4.8L de deslocamento em oito cilindros dispostos em \u201cV\u201d. Devido \u00e0 sua pot\u00eancia original n\u00e3o ser nada desprez\u00edvel, em torno de 150cv, e ter muito pouco peso gra\u00e7as \u00e0 carroceria em fibra, Idini decidiu n\u00e3o investir em prepara\u00e7\u00e3o, at\u00e9 para contribuir com a seguran\u00e7a. \u201cEle se comporta muito bem em qualquer condi\u00e7\u00e3o, seja estrada ou cidade. Anda bem e para melhor ainda\u201d, comenta, fazendo refer\u00eancia aos freios a disco. Por ficar totalmente exposto, a parte est\u00e9tica foi bem valorizada, com o uso de cromado no scoop e tampas de cabe\u00e7ote na cor da carroceria. Os escapes, al\u00e9m de contribu\u00edrem com agressividade ao visual, ainda emitem um ronco alto e poderoso, pela sua liga\u00e7\u00e3o sem intermedi\u00e1rios com os coletores.<\/p>\n

O c\u00e2mbio, como j\u00e1 dito, \u00e9 autom\u00e1tico, modelo C-4, e oferece bom aproveitamento da for\u00e7a do motor, tanto em condu\u00e7\u00e3o tranquila quanto em pisadas mais vigorosas. A\u00a0 suspens\u00e3o dianteira foi feita com eixo r\u00edgido. Na traseira o sistema foi feito sob medida, com splitbones do Ford 37 e utilizando um feixe de molas especifico para este conjunto, aliado a dois novos amortecedores. Utilizado sempre que poss\u00edvel por Idini, nem o mau tempo o assusta. \u201cComo sou de Curitiba, todos os dias tenho as quatro esta\u00e7\u00f5es do ano, mas costumo andar sempre que poss\u00edvel\u201d, conta o propriet\u00e1rio, que tamb\u00e9m costuma levar o filho para passear sempre que pode. Ali\u00e1s, o garoto foi o respons\u00e1vel por batizar o Lakester. \u201cToda sexta-feira ele pergunta se vamos andar no Verdinho no final de semana\u201d, ri o rodder.<\/p>\n