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{"id":1574,"date":"2017-07-08T10:00:47","date_gmt":"2017-07-08T13:00:47","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1574"},"modified":"2017-07-07T13:03:13","modified_gmt":"2017-07-07T16:03:13","slug":"ford-coupe-1948-e-pegar-e-andar","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-coupe-1948-e-pegar-e-andar\/","title":{"rendered":"Ford Coup\u00e9 1948: \u00c9 pegar e andar"},"content":{"rendered":"

Gerente comercial de Itapecerica da Serra adquiriu Ford Coup\u00e9 1948 e j\u00e1 saiu passeando. Mudan\u00e7as? Ainda est\u00e3o por vir…<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Coup\u00e9 1948<\/strong><\/h3>\n

Para ter um bom hot rod na garagem h\u00e1 duas op\u00e7\u00f5es: comprar no estado em que estiver, ter o trabalho de levar a um funileiro, ter v\u00e1rias surpresas desagrad\u00e1veis, gastar muito dinheiro, escolher todas as pe\u00e7as e fazer do seu jeito; ou comprar pronto, reformado, bonito e sem trabalho nenhum. Qual op\u00e7\u00e3o voc\u00ea escolheria? Desta vez, o gerente comercial Marco Rampini escolheu a segunda op\u00e7\u00e3o. \u201cDesta vez\u201d, porque Marco tamb\u00e9m tem outros hots e j\u00e1 passou por muitas desventuras. Alguns deles, inclusive, j\u00e1 foram reportagens da Hot Rods.<\/p>\n

Al\u00e9m do mais, sejamos sinceros, olhando pelas fotos voc\u00ea teria coragem de desmanchar e refazer este coup\u00e9<\/a>? Nem eu. Adquirido h\u00e1 quatro meses pelo gerente comercial, o carro n\u00e3o chegou \u00e0s m\u00e3os dele por conta de um sonho em especial ou alguma hist\u00f3ria mirabolante. Perguntado sobre o motivo de ter adquirido este modelo, Marco foi enf\u00e1tico: \u201cGostei deste carro, comprei-o pronto e tive apenas de trocar rodas e volante\u201d, conta, resumidamente.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Coup\u00e9 1948<\/figcaption><\/figure>\n

Bandido <\/strong><\/p>\n

A cara de carro de g\u00e2ngster \u00e9 um dos grandes atrativos dos modelos do final da d\u00e9cada de 40. O visual arredondado come\u00e7ou a ser aperfei\u00e7oado l\u00e1 atr\u00e1s, em 1939, mas os contornos foram ficando mais harmoniosos (e mais arredondados) ao longo dos anos. O projeto de 1948 n\u00e3o chegava a ser considerado defasado, mas acompanhava linhas quase id\u00eanticas desde 1942, isso por conta da Segunda Guerra Mundial, que exigiu grandes cortes de custos de todas as f\u00e1bricas, entre elas, claro, da Ford. O Ford 1948 marca a despedida da empresa de tempos \u201cbicudos\u201d, pois em 1949 come\u00e7ou a trajet\u00f3ria de subida, com a chegada da Mercury<\/a>, entre outros modelos.\u00a0 Apesar de ser um marco at\u00e9 certo ponto negativo da hist\u00f3ria da Ford, isso n\u00e3o torna o 1948 um modelo menos amado pelos \u201cfordistas\u201d. A cor preta \u00e9 um cl\u00e1ssico deste modelo e dos Ford antigos em geral. E n\u00e3o tem como n\u00e3o cair bem. A carroceria foi feita no estio \u201cshaved\u201d, isto \u00e9, sem frisos, ma\u00e7anetas e emblemas. De cromado, apenas os para-choques, as calotas das rodas originais, de 15\u201d, e a moldura dos far\u00f3is.<\/p>\n

O teto foi rebaixado, em medida n\u00e3o revelada pelo dono do carro, mas que d\u00e1 um ar de esportividade ao coup\u00e9, que tamb\u00e9m perdeu o quebra-vento das janelas. Os vidros agora s\u00e3o inteiri\u00e7os e os retrovisores s\u00e3o esportivos. Os pneus s\u00e3o 205\/65 na dianteira e 275\/60 na traseira.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Coup\u00e9 1948<\/figcaption><\/figure>\n

Esporte de luxo <\/strong><\/p>\n

Por dentro, o Coup\u00e9 reafirma a sua voca\u00e7\u00e3o esportiva, com bancos dianteiros agora individuais e revestidos em couro creme. O mesmo revestimento cobre as portas e os forros traseiros. O volante \u00e9 da linha esportiva da Rossetti, de tr\u00eas raios, e a instrumenta\u00e7\u00e3o \u00e9 da linha Racing da Cronomac. A maneira como os instrumentos foram dispostos no painel ficou bastante interessante e deixou o Ford com mais cara ainda de carro de corrida. O restante do painel foi pintado na cor da carroceria.<\/p>\n

Oito cilindros <\/strong><\/p>\n

Debaixo do cap\u00f4 triangular do Coup\u00e9 est\u00e1 abrigado um propulsor Dodge<\/a> V8, de 318 polegadas. Com 5.2L de cilindrada e quase 200cv de pot\u00eancia (198, para ser mais exato), este conjunto caiu muito bem ao Ford. O sistema de alimenta\u00e7\u00e3o do 318\u201d ganhou um carburador Holley quadrijet de 650cfm de vaz\u00e3o, al\u00e9m de filtro de ar da marca norte-americana Edelbrock. As tampas de v\u00e1lvula cromadas s\u00e3o da mesma marca do filtro e para dar um toque a mais de esportividade, al\u00e9m de produzir melhores fa\u00edscas, foram adicionados ao conjunto cabos de vela da MSD na cor azul.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Coup\u00e9 1948<\/figcaption><\/figure>\n

O c\u00e2mbio \u00e9 mec\u00e2nico, com uma rela\u00e7\u00e3o bem acertada para o 48 arrancar com determina\u00e7\u00e3o. Segundo Marco, o carro est\u00e1 gostoso de dirigir, al\u00e9m de seguro. \u201cEst\u00e1 muito bom e est\u00e1vel, al\u00e9m de contar com freios a disco nas quatro rodas, com um sistema utilizado na F-250 que faz o pedal ficar mais macio\u201d, comenta. A estabilidade \u00e9 garantida pelo sistema de suspens\u00e3o individual na dianteira, com molas de Dodge na traseira.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Coup\u00e9 1941: Cl\u00e1ssico moderno?<\/a><\/p>\n