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{"id":1585,"date":"2017-07-09T12:00:42","date_gmt":"2017-07-09T15:00:42","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1585"},"modified":"2017-07-07T13:36:08","modified_gmt":"2017-07-07T16:36:08","slug":"lakester-beato-salu","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/lakester-beato-salu\/","title":{"rendered":"Lakester: Beato Salu"},"content":{"rendered":"

Cartor\u00e1rio de Campinas monta projeto de Lakester oldschool equipado com motor flathead e, como de costume entre seus carros, o batiza com o nome de um personagem de Roque Santeiro<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Lakester<\/strong><\/h3>\n

Nada mais prazeroso do que curtir uma paix\u00e3o de inf\u00e2ncia. Certos momentos que acontecem l\u00e1, no come\u00e7o da nossa vida, acabam nos marcando para sempre. Podem ser m\u00fasicas, programas de TV<\/a>, carros e outras mem\u00f3rias que sempre acabamos dando um jeito de resgatar e de trazer para nosso presente. O cartor\u00e1rio F\u00e1bio Rovaris, de Campinas (SP), tratou de unir duas grandes paix\u00f5es da sua vida: carros antigos e Roque Santeiro. A menos que voc\u00ea, caro leitor, seja um rec\u00e9m-chegado de Marte, \u00e9 imposs\u00edvel n\u00e3o conhecer uma das tramas mais importantes da teledramaturgia nacional e seus personagens marcantes, como Sinhozinho Malta, Vi\u00fava Porcina e Beato Salu, entre outros. \u201cEsta foi a primeira novela a que assisti, aos 10 anos, e ela me marcou bastante.<\/p>\n

Por isso, hoje em dia, sempre batizo meus carros com nomes dos seus personagens\u201d, conta F\u00e1bio. E a lista n\u00e3o \u00e9 pequena: um Fusca 1969 (Sinhozinho Malta), um Escort XR3 convers\u00edvel (Astromar), e uma picape F100<\/a> 1954, a Vi\u00fava Porcina, que inclusive foi objeto de reportagem da edi\u00e7\u00e3o 35 de Hot Rods. O carro desta edi\u00e7\u00e3o,batizado carinhosamente de Beato Salu, o personagem pai do protagonista, \u00e9 um Lakester<\/a> 1927, com carroceria de fibra, montado com visual nost\u00e1lgico e mec\u00e2nica flathead. \u201cSenti a necessidade de ter um leg\u00edtimo hot rod, como aqueles dos filmes e seriados antigos. Por isso, procurei constru\u00ed-lo da forma mais nost\u00e1lgica poss\u00edvel\u201d, conta o propriet\u00e1rio.<\/p>\n

\"Lakester\"<\/a>
Lakester<\/figcaption><\/figure>\n

Sob medida <\/strong><\/p>\n

A carroceria do Lakester \u00e9 uma cria\u00e7\u00e3o do rodder Aur\u00e9lio Backo, de Curitiba (PR). Grande conhecedor da cultura oldschool, Aur\u00e9lio incorporou elementos de roadsters da \u00e9poca e criou uma carroceria harmoniosa, bem ao estilo nost\u00e1lgico. Feita em fibra, a pe\u00e7a \u00e9 vendida em kit, acompanhada do chassi e da grade dianteira. Desta forma, facilita muito a vida de quem sonha em ter um hot nost\u00e1lgico, mas n\u00e3o teria como bancar a restaura\u00e7\u00e3o de um modelo em lata<\/a>, sempre muito custosa e demorada. Seguindo a linha dos hots da d\u00e9cada de 1950, F\u00e1bio apostou em uma pintura com flames, que se transformam em quadriculado vermelho no painel anti-chamas. Acess\u00f3rios externos, como far\u00f3is e lanternas, foram importados.<\/p>\n

As rodas s\u00e3o de ferro, pintadas de vermelho e com calotas cromadas, montadas em pneus Hankook de faixa branca. Por dentro tamb\u00e9m se nota a preocupa\u00e7\u00e3o em deixar o visual cinquentista. A tape\u00e7aria \u00e9 inteiramente de couro vermelho. O volante \u00e9 modelo banjo, uma unanimidade entre os rodders. A instrumenta\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m recebeu<\/p>\n

personaliza\u00e7\u00e3o especial em vermelho, para combinar com o estilo do projeto.\u00a0 \u201cAcredito que o trabalho ficou muito bom na parte visual. \u00c9 preciso ter muito cuidado para n\u00e3o desandar. \u00c0s vezes, um pequeno detalhe feito errado pode colocar a perder anos de trabalho, ent\u00e3o \u00e9 importante ter sensibilidade\u201d, aponta F\u00e1bio.<\/p>\n

\"Lakester\"<\/a>
Lakester<\/figcaption><\/figure>\n

Flathead <\/strong><\/p>\n

Como n\u00e3o poderia deixar de ser, a motoriza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m seguiu o padr\u00e3o dos projetos da era de ouro dos hots e das corridas nos lagos de sal dos EUA. No cofre do Lakester de F\u00e1bio est\u00e1 um aut\u00eantico motor V8 Ford flathead, herdado de um Mercury<\/a>. Normalmente, este tipo de motor tem pot\u00eancia que varia entre 85cv e 100cv. Isso, para os padr\u00f5es de hoje, n\u00e3o \u00e9 muito, mas, por conta da rela\u00e7\u00e3o peso x pot\u00eancia do roadster, se torna bastante interessante. Al\u00e9m do mais, o som do flathead \u00e9 \u00fanico, ainda mais quando acompanhado de escapes diretos, como \u00e9 o caso deste Lakester.<\/p>\n

O propulsor conta com cabe\u00e7otes em alum\u00ednio, coletor de admiss\u00e3o da Edelbrock e dois carburadores Stromberg 97. O c\u00e2mbio \u00e9 mec\u00e2nico, de tr\u00eas velocidades. F\u00e1bio j\u00e1 tem outro projeto em vista. \u201cAgora est\u00e1 faltando o Roque Santeiro, que ser\u00e1 meu pr\u00f3ximo projeto\u201d, contou. Tentamos obter detalhes do propriet\u00e1rio, mas ele faz mist\u00e9rio. Qual ser\u00e1 o carro que homenagear\u00e1 o protagonista da sua novela preferida? Aguardem os pr\u00f3ximos cap\u00edtulos.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Model B Roadster 1932: Imagem e semelhan\u00e7a.<\/a><\/p>\n