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{"id":1722,"date":"2020-03-04T12:00:33","date_gmt":"2020-03-04T15:00:33","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1722"},"modified":"2020-01-16T10:58:13","modified_gmt":"2020-01-16T13:58:13","slug":"sensacao-das-ruas","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/sensacao-das-ruas\/","title":{"rendered":"SENSA\u00c7\u00c3O DAS RUAS"},"content":{"rendered":"\n

Lakester com motor Chevy 4 cilindros chama a aten\u00e7\u00e3o de todos por onde passa e transforma dono em celebridade instant\u00e2nea<\/em><\/p>\n\n\n\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
Fotos: Ricardo Kruppa <\/em><\/p>\n\n\n\n

desconhecida da maioria das pessoas, a cultura Hot Rod chama bastante aten\u00e7\u00e3o e gera muita curiosidade. N\u00e3o por acaso, os propriet\u00e1rios acabam se tornando um pouco \u201cembaixadores\u201d da cultura, respondendo a d\u00favidas e disseminando informa\u00e7\u00f5es. Pelo seu visual charmoso, os modelos baseados nos Fords da d\u00e9cada de 30 costumam fazer muito sucesso pelas ruas.<\/p>\n\n\n\n

Essa realidade agora est\u00e1 sendo vivida por Tiago Ribas, profissional de log\u00edstica de 31 anos, morador de Curitiba (PR). \u201cNa rua, principalmente as crian\u00e7as olham bastante, tiram fotos e fazem muitas perguntas\u201d, comenta o propriet\u00e1rio, que quando crian\u00e7a tamb\u00e9m se interessava por carros e motores, heran\u00e7a do pai, engenheiro mec\u00e2nico, que influenciou positivamente o garoto.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCresci dentro de oficinas mec\u00e2nicas e observando motores. Durante a inf\u00e2ncia, desenhava e montava miniaturas de carros, que s\u00f3 fizeram minha paix\u00e3o por m\u00e1quinas crescer. Ap\u00f3s assistir a um programa na TV, conheci a cultura Hot Rod e decidi que, um dia, teria um carro desses. Por quest\u00f5es pessoais, s\u00f3 foi poss\u00edvel come\u00e7ar a montar o carro em 2011\u201d, conta.<\/p>\n\n\n\n

Visual despojado <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para realizar seu sonho, foi escolhida uma carroceria Lakester, criada pelo reconhecido rodder curitibano Aur\u00e9lio Backo, baseada em modelos do final da d\u00e9cada de 20. Feita em fibra, a pe\u00e7a oferece excelente custo x benef\u00edcio para quem tem paix\u00e3o por hots, mas n\u00e3o quer encarar a restaura\u00e7\u00e3o de um modelo de lata, que pode levar muito tempo e ser muito custosa. Por gostar do estilo rat, Tiago decidiu pintar o modelo de preto fosco e personalizar a fibra como se estivesse enferrujada. Espelhos, chaves de seta e far\u00f3is s\u00e3o importados.<\/p>\n\n\n\n

As rodas s\u00e3o herdadas de uma Ford Ranger, com 15\u201d de di\u00e2metro. Os pneus s\u00e3o da Pirelli, nas medidas 5.60 na dianteira e 7.10 na traseira. Dentro da cabine de dois lugares da \u201cbanheirinha\u201d, foram instalados bancos feitos sob medida. Para seguir a linha despojada do projeto, a forra\u00e7\u00e3o \u00e9 a mesma utilizada em sof\u00e1s. O volante \u00e9 nacional, com visual de apelo esportivo.<\/p>\n\n\n\n

A instrumenta\u00e7\u00e3o foi toda adaptada de um modelo Hudson 1934, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 funcionando, pois, segundo o propriet\u00e1rio, as pe\u00e7as ainda est\u00e3o em fase de restaura\u00e7\u00e3o. O interior ainda recebeu uma manta mexicana e pinstripings, que d\u00e3o o toque final no estilo rat do Lakester. A \u201calavanca\u201d de c\u00e2mbio merece aten\u00e7\u00e3o especial. Localizada fora do carro, ela foi feita a partir do bra\u00e7o de uma antiga guitarra de Tiago e, por si s\u00f3, j\u00e1 \u00e9 bastante chamativa.<\/p>\n\n\n\n

Quatro cilindros <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Segundo Tiago, a escolha por um propulsor quatro cilindros foi basicamente pelo custo envolvido. \u201cMeu sonho \u00e9 adaptar um V8, mas, por quest\u00f5es financeiras, escolhi um motor menor\u201d, explicou. Com 90cv de pot\u00eancia, a unidade da Chevrolet tem 2.500cc e oferece boas arrancadas e retomadas, principalmente por conta do baixo peso da carroceria em fibra. O propriet\u00e1rio n\u00e3o fez nenhuma mudan\u00e7a na parte de performance, mas pretende em breve instalar dois carburadores, para deixar o visual \u201cmais agressivo\u201d, como ele mesmo aponta, al\u00e9m de trazer alguns cavalinhos a mais para o conjunto.<\/p>\n\n\n\n

O c\u00e2mbio \u00e9 autom\u00e1tico, de tr\u00eas velocidades, com a quarta overdrive, tamb\u00e9m original do Opala. Esta foi uma parte complicada do projeto, segundo Tiago, pois foi necess\u00e1rio comprar tr\u00eas diferentes unidades, at\u00e9 que o conjunto ficasse \u201credondo\u201d. Os freios tamb\u00e9m foram herdados do sed\u00e3 da Chevrolet, com disco na dianteira e tambor na traseira. A suspens\u00e3o foi feita a partir dos componentes de um Ford 1947 na dianteira. Na traseira, foi utilizado um sistema com coil overs, que garante uma excelente estabilidade, independente da velocidade.<\/p>\n\n\n\n

Ainda pouco acostumado com a fama repentina, o propriet\u00e1rio ainda fica um pouco desconfort\u00e1vel em algumas situa\u00e7\u00f5es. \u201cUtilizo o carro no m\u00ednimo duas vezes por semana, quando o tempo permite, vou trabalhar, a encontros de hots e de antigos e at\u00e9 ao mercado com ele. \u00c9 um carro bastante gostoso de andar e que tento deixar o m\u00ednimo poss\u00edvel na garagem. Por ser um carro convers\u00edvel, chega a ser estranho parar na rua e se tornar o centro das aten\u00e7\u00f5es\u201d, comenta o rodder, que j\u00e1 tem em vista novas restaura\u00e7\u00f5es. \u201cJ\u00e1 estou pensando nos projetos futuros, um Ford Tudor e um Ford 5 janelas, agora com V8\u201d, afirma.<\/p>\n\n\n\n