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{"id":1732,"date":"2017-07-10T12:00:54","date_gmt":"2017-07-10T15:00:54","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1732"},"modified":"2017-07-10T11:26:09","modified_gmt":"2017-07-10T14:26:09","slug":"ford-1929-phaeton-fazendo-seu-proprio-carro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-1929-phaeton-fazendo-seu-proprio-carro\/","title":{"rendered":"Ford 1929 Phaeton: Fazendo seu\u00a0pr\u00f3prio carro"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a a hist\u00f3ria do leitor de Hot Rods que construiu o carro que levaria sua filha \u00e0 igreja para o casamento<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Marco Antonio Gon\u00e7alves Pontes<\/p>\n

Ford 1929 Phaeton<\/strong><\/h3>\n

O ser humano, desde que surgiu na face da Terra, precisava se movimentar para buscar comida, \u00e1gua, abrigo. Essas necessidades b\u00e1sicas o fizeram inventar a roda<\/a>, h\u00e1 mais de 4.000 anos, o carro a vapor, em 1769 (Nicolas-Joseph Cugnot, na Fran\u00e7a) e, finalmente, em 1885, o primeiro carro a gasolina (Carl Benz, na Alemanha). Mesmo hoje em dia, h\u00e1 homens (e mulheres) que t\u00eam o desejo de construir o pr\u00f3prio carro em vez de simplesmente ir a uma loja e compr\u00e1-lo.<\/p>\n

E, para preservar este \u201cinstinto\u201d humano de fabricar seu pr\u00f3prio meio de transporte, \u00e9 que a legisla\u00e7\u00e3o prev\u00ea o registro de ve\u00edculo de fabrica\u00e7\u00e3o pr\u00f3pria, ou carro artesanal. O leitor da revista Hot Rods Marco Pontes, da cidade de Macei\u00f3 (AL), contatou-me alguns anos atr\u00e1s perguntando se eu teria em melhor resolu\u00e7\u00e3o um desenho com dimens\u00f5es de um Ford 1929 Phaeton<\/a> publicado na edi\u00e7\u00e3o 44 de Hot Rods.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford 1929 Phaeton<\/figcaption><\/figure>\n

Confirmei que poderia mandar o desenho via e-mail e descobri que seu objetivo era montar do \u201czero\u201d um carro destes. Um detalhe importante: a carroceria seria constru\u00edda usando chapas de metal! Engenheiro mec\u00e2nico de forma\u00e7\u00e3o e atuando na manuten\u00e7\u00e3o de usinas de a\u00e7\u00facar e \u00e1lcool, conhecimento para tal proeza n\u00e3o faltava ao nosso destemido leitor! Cerca de dois anos e meio depois, o carro estava pronto!<\/p>\n

No final, a constru\u00e7\u00e3o teve de ser acelerada, pois a estreia do carro seria em um evento muito importante: levar sua filha Ana para a cerim\u00f4nia de casamento! A carroceria escolhida para o modelo foi a elegante \u201cDeluxe Phaeton\u201d, modelo convers\u00edvel de duas portas para cinco passageiros. A \u00fanica parte n\u00e3o executada em metal foram os para-lamas dianteiros.<\/p>\n

Mecanicamente, o modelo foi equipado com um motor Ford CHT de 4 cilindros, 1,6 litro e 75 cv de pot\u00eancia, caixa de 4 marchas de Chevette, suspens\u00e3o dianteira e traseira de Opala e rodas raiadas de 16\u201d feitas especialmente para o carro. Em visita \u00e0 capital alagoana, em novembro, pude visitar o amigo Marco e conferir de perto sua obra. O carro foi executado com muito capricho e n\u00e3o foi tomado nenhum atalho na sua constru\u00e7\u00e3o. Tudo foi constru\u00eddo especialmente para ele: capa de radiador, para-choques, capota, lanternas, quadro de vidro…<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford 1929 Phaeton<\/figcaption><\/figure>\n

E a lista \u00e9 grande. Melhor do que ver o carro pessoalmente foi poder fazer um test-drive pelas ruas de Macei\u00f3! A qualidade da constru\u00e7\u00e3o\u00a0ficou mais uma vez comprovada com a inexist\u00eancia de ru\u00eddos, suspens\u00e3o confort\u00e1vel, dire\u00e7\u00e3o leve e precisa e freios eficientes. E, para quem gosta de carros, nada como perceber uma discreta tor\u00e7\u00e3o da carroceria por se tratar de um carro convers\u00edvel.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Como legalizar um carro artesanal.<\/a><\/p>\n