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{"id":1787,"date":"2020-01-04T12:00:36","date_gmt":"2020-01-04T15:00:36","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1787"},"modified":"2019-12-17T15:06:15","modified_gmt":"2019-12-17T18:06:15","slug":"restauracao-em-quatro-passos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/restauracao-em-quatro-passos\/","title":{"rendered":"RESTAURA\u00c7\u00c3O EM QUATRO PASSOS"},"content":{"rendered":"\n

\u00a0Advogado de Curitiba adquire Malibu 68 e realiza restauro meticuloso com direito a motoriza\u00e7\u00e3o V8 350\u201d <\/em><\/p>\n\n\n\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/em><\/p>\n\n\n\n

Os muscle cars s\u00e3o parte de uma cultura quase \u00e0 parte do movimento hot rod. Diferentemente de outros tipos de projeto, normalmente os muscles recebem restaura\u00e7\u00f5es bem pr\u00f3ximas do original, porque o esp\u00edrito esportivo nestes carros j\u00e1 vem de \u201cber\u00e7o\u201d. Adquirido em 2006 por um advogado curitibano que n\u00e3o quer ser identificado, este Malibu chegou como uma oferta de ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu tinha um Fusca 1959, um dos primeiros modelos a chegar ao Brasil, praticamente original. Quando estava no fim do trabalho, o restaurador me ofereceu este Malibu. Quando vi o carro n\u00e3o tive d\u00favidas, entreguei o Fusca e mais uma soma em dinheiro em troca dele. Era um carro muito \u00edntegro, tanto de visual, quanto de interior e mec\u00e2nica\u201d, afirma o advogado. Um detalhe curioso sobre este modelo \u00e9 que ele une a forma de um coup\u00e9 com o espa\u00e7o e conforto de um sed\u00e3, como os Cadillacs e Lincolns.<\/p>\n\n\n\n

\u201cD\u00e1 para dizer que \u00e9 um h\u00edbrido, pois tem, ao mesmo tempo, a apar\u00eancia e a mec\u00e2nica forte de um muscle car, com o conforto de um sed\u00e3 quarto portas. Os bancos parecem um sof\u00e1, acomodam tranquilamente tr\u00eas na frente e mais tr\u00eas atr\u00e1s, todos com cinto de seguran\u00e7a. Al\u00e9m disso, pelo que tenho visto por aqui, este parece ser um modelo mais raro\u201d, comenta o orgulhoso propriet\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Fase 1: mudan\u00e7as necess\u00e1rias <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quando chegou \u00e0s m\u00e3os do advogado, o carro estava em bom estado. A pintura era original e estava bastante queimada do sol, mas a lataria se mostrava \u00edntegra. Nesta fase da restaura\u00e7\u00e3o, realizada assim que o carro foi adquirido, foram modificados aspectos necess\u00e1rios para dar mais seguran\u00e7a \u00e0 dire\u00e7\u00e3o. Todo o trabalho ficou a cargo da AC3 Cars, de Curitiba. Os freios originais, a tambor nas quatro rodas, foram substitu\u00eddos pelo conjunto da picape F250. A parte el\u00e9trica foi totalmente revisada e um novo conjunto de rodas e pneus foi adicionado. As rodas s\u00e3o da American Racing, em alum\u00ednio forjado, de 17\u201d na frente e 18\u201d atr\u00e1s. Os pneus inicialmente eram Pirelli, modelos P-zero, nas medidas 205\/45 na frente e 255\/25 atr\u00e1s, mas segundo o advogado, os traseiros \u201cderretem\u201d com muita facilidade, de forma que agora eles s\u00e3o comprados apenas pelas medidas, independentemente da marca.<\/p>\n\n\n\n

Fase 2: canh\u00e3o de rua <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Durante dois anos o Malibu participou ativamente da vida do advogado, at\u00e9 que o v\u00edrus da ferrugem falou mais alto e ele resolveu colocar uma \u201cpimenta\u201d na mec\u00e2nica. O \u201cpacato\u201d motor seis cilindros original do modelo, com desempenho similar ao do Opala e c\u00e2mbio Powerglide, j\u00e1 n\u00e3o dava mais adrenalina e o propriet\u00e1rio decidiu que era hora de um propulsor mais \u201cparrudo\u201d. O antigo conjunto deu lugar a um V8 Chevrolet 350\u201d preparado pela AC3 para render 400cv de pot\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Contudo, este conjunto ficou arisco demais e o advogado pediu que a pot\u00eancia fosse diminu\u00edda um pouco, mas n\u00e3o muito. Hoje o motor rende 350cv de pot\u00eancia, com um c\u00e2mbio autom\u00e1tico TH 350. \u201cAntes estava bravo demais, com o comando adotado ficou dif\u00edcil andar com conforto na rua, por isso pedi que tirassem. Hoje est\u00e1 perfeito\u201d, conta. A receita de prepara\u00e7\u00e3o \u00e9 bem b\u00e1sica neste tipo de motor: um kit de performance da Edelbrock, carburador quadrijet 750cfm da Holley e comandos de v\u00e1lvulas mais \u201cgra\u00fados\u201d. Para garantir um ronco mais poderoso, o escape foi totalmente redimensionado.<\/p>\n\n\n\n

Fase 3: novo de novo <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Na terceira etapa da restaura\u00e7\u00e3o, a lataria foi totalmente recuperada, a tinta velha foi retirada e novas camadas de pigmento importado no tom original cobriram a carroceria. Grades, frisos e emblemas s\u00e3o originais do carro, mas foram<\/p>\n\n\n\n

submetidos a um processo de restaura\u00e7\u00e3o pela oficina AC3. Para dar mais conforto, mas sem perder o controle, molas e amortecedores originais deram lugar a modelos mais novos, do SUV Cherokee.<\/p>\n\n\n\n

Fase 4: detalhes no Futuro pr\u00f3ximo <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A quarta etapa est\u00e1 pr\u00f3xima de come\u00e7ar, mas apenas por uma quest\u00e3o de perfeccionismo est\u00e9tico. Segundo o advogado, para a pr\u00f3xima etapa est\u00e3o previstos um novo conversor de torque, painel de instrumentos trazido dos EUA, v\u00e1cuo de freio el\u00e9trico e novas forra\u00e7\u00f5es para o banco e o assoalho.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPor enquanto esses detalhes est\u00e3o bons, mas minha ideia \u00e9 deixar ainda melhor\u201d, comenta o advogado. Segundo ele, o carro \u00e9 utilizado sempre, at\u00e9 para pequenas coisas do dia-a-dia. \u201cUso at\u00e9 para levar minha filha \u00e0 escola, o que para ela \u00e9 uma aventura, com aquele ronco alto do motor\u201d, afirma o advogado, que prefere usar o carro em trajetos mais curtos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o \u00e9 um carro para viagens longas, mas em curtas dist\u00e2ncias e viajando a 120km\/h, \u00e9 muito gostoso de andar na estrada\u201d, avalia. Perguntamos ao advogado se depois da quarta fase o carro finalmente estar\u00e1 pronto. \u201cComo assim? Carro antigo nunca est\u00e1 totalmente pronto. Al\u00e9m disso, j\u00e1 estou planejando a restaura\u00e7\u00e3o de um Fusca alem\u00e3o\u201d, afirma ele. Ser\u00e1, que a exemplo do \u00faltimo Fusca, ele vai come\u00e7ar o projeto novo se desfazendo do Malibu? \u201cN\u00e3o, este carro eu nem posso vender, minha esposa e minha filha n\u00e3o deixariam\u201d, garante o propriet\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n