Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":1893,"date":"2017-07-16T10:00:37","date_gmt":"2017-07-16T13:00:37","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=1893"},"modified":"2017-07-14T14:26:23","modified_gmt":"2017-07-14T17:26:23","slug":"picape-ford-bonnies-back","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/picape-ford-bonnies-back\/","title":{"rendered":"Picape Ford: Bonnie\u2019s back!"},"content":{"rendered":"

Picape Ford com carroceria cinco janelas volta \u00e0\u00a0Hot Rods com visual repaginado <\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Picape Ford<\/strong><\/h3>\n

Os cl\u00e1ssicos n\u00e3o envelhecem. Esta m\u00e1xima pode ser aplicada a grande parte dos carros publicados em Hot Rods. Mas alguns, definitivamente, podem se gabar de ser verdadeiros xod\u00f3s da revista, como Bonnie, picape Ford com carroceria feita sob medida, que h\u00e1 anos foi capa desta publica\u00e7\u00e3o. Ainda na garagem do piloto comercial Sergio Liebel, ela agora passou por uma repagina\u00e7\u00e3o no visual. E, para quem n\u00e3o viu, vale a pena lembrar o que esta \u201cbandida\u201d tem.<\/p>\n

Em peda\u00e7os <\/strong><\/p>\n

Quando chegou \u00e0s m\u00e3os de Sergio, sete anos atr\u00e1s, esta picape nada mais era do que um amontoado de peda\u00e7os do que um dia fora um Ford da d\u00e9cada de 1930. \u00c0 \u00e9poca, o piloto comercial e tamb\u00e9m conhecido rodder de Curitiba trabalhava em outro projeto. Enquanto esperava que o chassi ficasse pronto para retom\u00e1-lo, decidiu dar vida \u00e0s pe\u00e7as que estavam por ali e criar um modelo que reunisse todas as caracter\u00edsticas que mais o atra\u00edam nos Ford daquela \u00e9poca. \u201cDepois de ter constru\u00eddo, ou participado, de v\u00e1rios projetos de Ford modelo A<\/a>, decidi construir uma carroceria que fosse feita sob medida, com todas as qualidades que eu gostava em cada modelo\u201d, comenta.\u00a0 A carroceria \u00e9 derivada de um modelo dos anos 30, de quatro portas, que foi encurtada, teve o teto rebaixado, al\u00e9m de ter sido redimensionada para se tornar uma picape de cabine estendida.<\/p>\n

\u201cFoi dif\u00edcil decidir a propor\u00e7\u00e3o do tamanho da cabine e da ca\u00e7amba, pois \u00e9 muito f\u00e1cil errar e perder a harmonia do estilo. O chassi tamb\u00e9m foi trabalhoso, pois mudamos a dist\u00e2ncia entre-eixos e eu queria que a ca\u00e7amba ficasse assentada na estrutura do chassi\u201d, explica Sergio. \u00c9 f\u00e1cil perceber que deu tudo certo. Os leigos que apenas batem o olho pensam se tratar de uma carroceria original. E este era justamente o objetivo.<\/p>\n

\"Picape<\/a>
Picape Ford<\/figcaption><\/figure>\n

Traje de gala <\/strong><\/p>\n

Ap\u00f3s muito tempo com visual despojado, agora Bonnie est\u00e1 vestida para festa. A carroceria ganhou pintura com flames, cl\u00e1ssica. Os antigos escapamentos verticais ao lado da ca\u00e7amba foram encaminhados para a traseira, mas ainda cospem fogo, como \u00e9 sua marca registrada. Grade, sistema de abertura de cap\u00f4, fechaduras e espelhos foram importados. A coluna de dire\u00e7\u00e3o e sistema de trincos internos s\u00e3o da Art Bilits. As rodas s\u00e3o de 15\u201d na dianteira e 17\u201d na traseira, montadas em pneus Kumho 195\/65 na frente e largos modelos 325\/60 atr\u00e1s. A diferen\u00e7a de propor\u00e7\u00e3o de pneus e rodas d\u00e1 um ar bem esportivo \u00e0 picape, mas n\u00e3o tira seu ar cl\u00e1ssico.<\/p>\n

\"Picape<\/a>
Picape Ford<\/figcaption><\/figure>\n

Avec elegance <\/strong><\/p>\n

Por dentro, Bonnie tamb\u00e9m mudou. A outrora espartana cabine agora copia o exterior, com flames no painel. Os bancos s\u00e3o em couro, feitos sob medida para o projeto. Sergio sempre decidiu incorporar o melhor nos seus projetos e n\u00e3o foi diferente com a instrumenta\u00e7\u00e3o, da linha cl\u00e1ssica da Auto Meter. O volante \u00e9 da Billet Specialties, com o aro forrado em couro. A picapezinha conta com som moderno mas, para n\u00e3o perder o ar cl\u00e1ssico do interior, o rodder decidiu deixar a unidade de \u00e1udio escondida.<\/p>\n

\"Picape<\/a>
Picape Ford<\/figcaption><\/figure>\n

American oldschool <\/strong><\/p>\n

Por baixo do cap\u00f4, Bonnie mostra por que sempre vai ser uma das preferidas da Reda\u00e7\u00e3o de Hot Rods. O propulsor Ford cai bem com a carroceria, da mesma montadora, e desloca 302 cm\u00b3. S\u00e3o 5.0 l de cilindrada e 200cv originais. Por\u00e9m, Sergio investiu em boas \u201cpimentas\u201d para o sistema, tudo de pedigree. Comandos de v\u00e1lvulas, carburador quadrijet e cabe\u00e7otes s\u00e3o da norte-americana Edelbrock, mesma nacionalidade do distribuidor MSD. Com essas modifica\u00e7\u00f5es e acertos, Bonnie despeja nas rodas traseiras brutais 430cv, suficientes para derreter rapidamente os pneus, algo que o Sergio quase nunca faz… Para aguentar a porrada do volante do motor, a caixa de c\u00e2mbio \u00e9 uma \u201cparruda\u201d C4, de tr\u00eas velocidades e acionamento autom\u00e1tico.<\/p>\n

Mesmo com torque absurdo, a picape n\u00e3o perde em estabilidade devido ao seu sistema de suspens\u00e3o feito com modelo Superbell, de 4\u201d, rebaixada na dianteira e four link na traseira, com amortecedores Aldam. O sistema de freios foi bem dimensionado, com assist\u00eancia de discos na dianteira e tambor na traseira. \u201cO projeto de Bonnie \u00e9 um resumo de todos os trabalhos de que participei, usando cada caracter\u00edstica que eu gosto em cada modelo e criando um hot \u00fanico, constru\u00eddo especialmente para mim. \u00c9 a prova que, com criatividade, qualquer carroceria pode ser trabalhada e transformada em um hot rod de personalidade\u201d, resume Sergio, que trata a sua cria\u00e7\u00e3o como \u201cprojeto de vida\u201d. E n\u00e3o \u00e9 essa a ess\u00eancia dos hots?<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Modelos 1934: Filho de rodder, Pin-up \u00e9.<\/a><\/p>\n