Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":2153,"date":"2017-11-14T10:00:51","date_gmt":"2017-11-14T13:00:51","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=2153"},"modified":"2017-11-13T16:23:22","modified_gmt":"2017-11-13T19:23:22","slug":"t-bucket-acessivel","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/t-bucket-acessivel\/","title":{"rendered":"T-Bucket: Acess\u00edvel"},"content":{"rendered":"

Cadeirante, militar reformado e piloto de corridas constr\u00f3i T-Bucket adaptado e acelera forte em Curitiba<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

T-Bucket<\/strong><\/h3>\n

N\u00e3o existe dificuldade grande o bastante para inibir um sonho. Apaixonado por motores fortes, o militar reformado S\u00e9rgio Adriano Vida, de 45 anos, nunca deixou que obst\u00e1culos o impedissem de atingir seus objetivos. Piloto de kart h\u00e1 dez anos, S\u00e9rgio sempre correu com modelos adaptados. A aventura deu t\u00e3o certo, que ele chegou a pilotar carros da Stock Car. \u201cFui duas vezes campe\u00e3o metropolitano de kart, em 1998 e 1999, vice-campe\u00e3o das 500 Milhas de Joinville em 2003 e 2004 e campe\u00e3o paulista em 2008 na categoria Parakart. Em 2009 recebi diversos convites para categorias de F3 Sul- americana, GT4 e Stock Car. Resolvi encarar o maior desafio de minha vida, o de pilotar um carro de Stock Car.<\/p>\n

Foi um desafio e tanto, pois o carro de Stock necessitava ser adaptado para acelerador, freio e embreagem. Como n\u00e3o disponho de movimento das pernas, tudo precisou ser adaptado para que eu pudesse fazer as tr\u00eas coisas ao mesmo tempo. Henrique Nemeth, da HN Adapta\u00e7\u00f5es, conseguiu fazer isso tudo com um sistema el\u00e9trico\/ hidr\u00e1ulico que funcionou perfeitamente. Pilotei e competi por tr\u00eas corridas, em Curitiba, Bras\u00edlia e S\u00e3o Paulo\u201d, conta o piloto. A paix\u00e3o por hot rods come\u00e7ou nos anos 80, ainda na \u00e9poca da adolesc\u00eancia, quando S\u00e9rgio via carros passeando pela orla. \u201cComo sempre fui aficionado por carros e velocidade, quando passeava com meu tio por Balne\u00e1rio Cambori\u00fa, sempre via hots desfilando, ent\u00e3o com o passar dos anos comecei a montar o meu projeto\u201d, afirma.<\/p>\n

\"T-Bucket\"<\/a>
T-Bucket<\/figcaption><\/figure>\n

Baldinho <\/strong><\/p>\n

Baseado no Ford modelo T, o T-Bucket<\/a> \u00e9 um tipo bem particular de hot rod. Por terem sido produzidos somente at\u00e9 1927, hoje em dia existem pouqu\u00edssimos modelos originais para serem restaurados. A sa\u00edda, para quem gosta do estilo, \u00e9 fazer uma r\u00e9plica, que pode ser bem fiel \u00e0 original, inclusive com tra\u00e7os em lata. No caso de S\u00e9rgio, a escolha pelo T-bucket foi natural. \u201cMinha ideia inicial era montar um Tudor<\/a> em parceria com o meu irm\u00e3o. Mas como ele desistiu temporariamente do projeto, e eu sempre gostei de carros abertos, decidi pelo T-Bucket\u201d, conta.<\/p>\n

A carroceria, em fibra, foi adquirida com Aur\u00e9lio Backo e foi pintada em amarelo. Espelhos, far\u00f3is e lanternas foram importados dos EUA. A ca\u00e7amba original do projeto foi alongada em 15cm para que pudesse acomodar a cadeira de rodas de S\u00e9rgio. As rodas s\u00e3o de Galaxie, com calotas cromadas, estilo hot, montadas em pneus de faixa branca nas medidas 195\/60 na frente e 275\/70 atr\u00e1s. A parte interna se manteve simples, mas com toques de requinte.<\/p>\n

O estofamento e as portas foram cobertas em couro, com carpete sobre o assoalho. Os instrumentos do painel s\u00e3o da Auto Meter, entre eles veloc\u00edmetro, man\u00f4metros de \u00f3leo e combust\u00edvel, volt\u00edmetro e term\u00f4metro. O volante \u00e9 Grant. Pelo fato de S\u00e9rgio n\u00e3o ter o movimento das pernas, foi necess\u00e1rio que os comandos de acelerador e freios fossem adaptados para acionamento com a m\u00e3o esquerda, por meio de uma alavanca. \u201cQuando comprei a mec\u00e2nica, procurei um carro com c\u00e2mbio autom\u00e1tico, pois a adapta\u00e7\u00e3o ficaria mais f\u00e1cil, sendo somente freio e acelerador para adaptar.<\/p>\n

Como sou piloto de kart e Stock Car, n\u00e3o foi muito dif\u00edcil adapt\u00e1-lo. T\u00ednhamos uma solu\u00e7\u00e3o antiga, usada nos karts. Pedi ent\u00e3o aos mec\u00e2nicos que fizessem suportes diferentes para a coluna. O Leandro (mec\u00e2nico, da oficina Irm\u00e3os Bochesko) encontrou um bra\u00e7o de freio de Rural que tinha um desenho muito bonito e com visual bem ao estilo do carro. N\u00f3s cortamos, fizemos a fura\u00e7\u00e3o para os parafusos e pronto. Ficou lindo e mais f\u00e1cil do que imaginava\u201d, conta S\u00e9rgio.<\/p>\n

\"T-Bucket\"<\/a>
T-Bucket<\/figcaption><\/figure>\n

Antigo sonho <\/strong><\/p>\n

A mec\u00e2nica adquirida por S\u00e9rgio, V8, era parte obrigat\u00f3ria do projeto. \u201cSempre planejei esse hot com mec\u00e2nica V8, para que n\u00e3o se distanciasse muito dos verdadeiros T-Bucket\u201d, contou o piloto, que adquiriu um Galaxie para ser doador de pe\u00e7as. Dele veio o propulsor Ford de 302\u201d, de 190cv originais. Todo o propulsor foi mantido original, at\u00e9 porque, com o peso baixo da carroceria em fibra, a rela\u00e7\u00e3o de peso e pot\u00eancia \u00e9 muito boa. Inclusive o carburador original Motorcraft foi mantido.<\/p>\n

As maiores altera\u00e7\u00f5es foram na parte est\u00e9tica, com a tampa do filtro pintada na cor do carro, tampas de v\u00e1lvula cromadas da Edelbrock, cabos de vela de 8mm e coletor de escape feito sob encomenda.<\/p>\n

Na parte el\u00e9trica, o T-Bucket est\u00e1 servido de bobina, m\u00f3dulo\u00a0de igni\u00e7\u00e3o e distribuidor MSD, al\u00e9m de velas Bosch. O c\u00e2mbio \u00e9 autom\u00e1tico, de tr\u00eas velocidades, tamb\u00e9m original do Landau, com diferencial Dana. A suspens\u00e3o dianteira \u00e9 feita com eixo r\u00edgido do Ford 40, o que d\u00e1 um aspecto mais vintage para o \u201cT\u201d. Na traseira, S\u00e9rgio optou pelo sistema four link, que oferece maior estabilidade. Os amortecedores s\u00e3o Monroe. Segundo S\u00e9rgio, o carro s\u00f3 fica parado em casa quando n\u00e3o h\u00e1 alternativa. \u201cS\u00f3 n\u00e3o saio em dia de chuva. Estando sol, ele vai para a estrada\u201d.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Hot rod de fibra: um Fordinho com motor V8.<\/a><\/p>\n