Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":225,"date":"2017-12-10T10:00:27","date_gmt":"2017-12-10T13:00:27","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=225"},"modified":"2017-12-08T11:13:08","modified_gmt":"2017-12-08T14:13:08","slug":"calhambeque-que-nada","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/calhambeque-que-nada\/","title":{"rendered":"Ford Tudor 1929: Calhambeque que nada"},"content":{"rendered":"

Ford Tudor 1929 conservou muito do seu visual original, mas embaixo do cap\u00f4 a hist\u00f3ria \u00e9 outra<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Dos modelos de carrocerias oferecidas pela Ford no come\u00e7o da d\u00e9cada de 30, o Tudor \u00e9, sem d\u00favida, um dos mais charmosos, que acabou por ficar na mem\u00f3ria coletiva como a figura do \u201ccalhambeque\u201d. Por isso, os projetos mais ousados de hot, que utilizam o Tudor como base, normalmente recebem grandes modifica\u00e7\u00f5es estruturais, como rebaixamento do teto e at\u00e9 da carroceria, retirada de para-lamas, enfim, tudo para dar um ar mais \u201cinvocado\u201d para o modelo mais \u201cfam\u00edlia\u201d da linha dos Fordinhos. Na contram\u00e3o desse \u201cpadr\u00e3o\u201d, o Tudor 1929 adquirido em 2007 pelo industri\u00e1rio Luiz Fernando Bunik, de 49 anos, permanece com um visual comportado. \u00c9 claro que o carro recebeu algumas modifica\u00e7\u00f5es est\u00e9ticas, mas nada de muito radical. O mesmo n\u00e3o pode ser dito da mec\u00e2nica, que recebeu um conjunto com mais de 300cv de pot\u00eancia.<\/p>\n

Rebaixado, mas n\u00e3o muito<\/strong><\/p>\n

Apaixonado por hots, Luiz inclusive j\u00e1 teve outros carros publicados nas p\u00e1ginas de Hot Rods. Em 2007, quando levou para casa este Fordinho, o servi\u00e7o de lata estava quase todo pronto e ao seu gosto, por isso resolveu n\u00e3o mexer mais em nada. \u201cComprei na oficina do Rafael Diesel. O carro tem um chassi projetado por ele e j\u00e1 estava com boa parte do servi\u00e7o de lataria pronto e com muitas pe\u00e7as j\u00e1 compradas. O antigo dono n\u00e3o aguentou esperar o carro ficar pronto e resolveu vender\u201d, conta o industri\u00e1rio. Apesar de n\u00e3o parecer, o teto foi rebaixado em cerca de 1,5\u201d.<\/p>\n

Nada muito radical, mas suficiente para dar um ar mais jovial. A cor preta foi escolhida por Luiz e ajudou a manter o visual discreto. O que se destaca no visual exterior \u00e9 o colete, que agora \u00e9 cromado. Acess\u00f3rios como trincos, ma\u00e7anetas, espelhos e piscas tiveram de ser importados para atender ao n\u00edvel do projeto que Luiz buscava. As rodas s\u00e3o de ferro de 15\u201d, com calotas e sobrearos e montadas em pneus Pirelli, nas medidas 7.10 na traseira e 5.60 na dianteira.<\/p>\n

Classe acima de tudo<\/strong><\/p>\n

Por dentro, foi mantida a discri\u00e7\u00e3o do projeto. O revestimento emcouro feito pela Hot Brothers, de tonalidade clara, contrasta com eleg\u00e2ncia com o exterior. O painel foi mantido no seu padr\u00e3o original, mas os instrumentos s\u00e3o novos, da Cronomac. A alavanca de c\u00e2mbio \u00e9 do tipo Lokar, produzida pela Art Billets.<\/p>\n

Nervoso, mas d\u00f3cil<\/strong><\/p>\n

Por baixo do cap\u00f4 do Fordinho est\u00e1 a grande surpresa do projeto: um nada comportado propulsor V8 de 302\u201d e mais de 300cv de pot\u00eancia. A prepara\u00e7\u00e3o do motor ficou por conta de Andrey Jasper, da Jasper Motor Garage, renomada oficina de Curitiba. Os 5.0l de cilindrada originais do motor foram mantidos, bem como toda a parte de baixo. Os 100cv ganhos em cima da pot\u00eancia original, embora os dados da receita n\u00e3o tenham sido revelados, foram tirados principalmente da parte de alimenta\u00e7\u00e3o. A principal aquisi\u00e7\u00e3o nessa parte foi o sistema de carbura\u00e7\u00e3o Quick Fuel 750cfm Drag, respons\u00e1vel por controlar a mistura ar-combust\u00edvel.<\/p>\n

Na parte est\u00e9tica, o V8 agora conta com tampas de v\u00e1lvulas cromadas e filtro de ar da Edelbrock. O c\u00e2mbio \u00e9 um C4, autom\u00e1tico, e o diferencial \u00e9 do Maverick seis cilindros. A suspens\u00e3o dianteira foi herdada de um Opala e na traseira foi feita com feixe de molas. Para parar com seguran\u00e7a, Luiz decidiu pela ado\u00e7\u00e3o de freios a disco nas quatro rodas.<\/p>\n

Segundo ele, apesar de contar com uma pot\u00eancia respeit\u00e1vel e um bom torque, o carro n\u00e3o d\u00e1 trabalho na condu\u00e7\u00e3o. \u201cApesar de nervoso, ele \u00e9 bastante d\u00f3cil para dirigir\u201d, garante o propriet\u00e1rio, que utiliza o carro apenas nos finais de semana, quando esquece do stress do dia-a-dia levando uma das suas joias para passear.<\/p>\n