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{"id":2387,"date":"2017-12-08T13:00:56","date_gmt":"2017-12-08T16:00:56","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=2387"},"modified":"2017-12-08T11:07:13","modified_gmt":"2017-12-08T14:07:13","slug":"motores-v8-flathead-hemi-e-small-block","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/motores-v8-flathead-hemi-e-small-block\/","title":{"rendered":"Motores V8: Flathead, Hemi e Small Block"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a os motores V8 que foram a base do movimento hot rodding<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Motor V8<\/strong><\/h3>\n

O hot rodding come\u00e7ou com os motores de quatro cilindros dos Ford Modelo T. Em 1932 a Ford passou a produzir em larga escala um motor V8. T\u00e3o logo os hot rodders aprenderam a preparar essa nova m\u00e1quina, o V8 se tornou o motor padr\u00e3o de um hot rod. E continua sendo at\u00e9 hoje.<\/p>\n

O V8 \u00e9 a motoriza\u00e7\u00e3o cl\u00e1ssica para um hot rod, e os V8\u2019s cl\u00e1ssicos para montar um hot seriam tr\u00eas: o Ford Flathead, o Chevy Small Block e, por fim, o Chrysler Hemi.<\/p>\n

Motor Ford Flathead <\/strong><\/p>\n

Em 1932, Henry Ford surpreendeu o mundo ao oferecer nos autom\u00f3veis Ford a op\u00e7\u00e3o de motor V8. At\u00e9 ent\u00e3o esse tipo de motor era reservado aos carros de luxo. O pr\u00f3prio Ford oferecia esse motor nos seus luxuosos Lincoln. Para produzir uma vers\u00e3o simples e de baixo custo de fabrica\u00e7\u00e3o foi formado um grupo de tr\u00eas engenheiros que trabalhou em segredo sob a supervis\u00e3o pessoal de Henry Ford. Henry percebeu que seria necess\u00e1rio fundir o bloco em uma \u00fanica pe\u00e7a para baratear a produ\u00e7\u00e3o. Os V8 de carros de luxo usavam um bloco central para o virabrequim e dois blocos para os cilindros. O grande trunfo de Ford foi desenvolver novos procedimentos de fundi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Uma vez em produ\u00e7\u00e3o, as vendas foram um sucesso: 178.749 Ford 1932<\/a> V8 foram vendidos, contra 75.945 com motor de quatro cilindros. O novo motor tinha 3,6 litros e seus 65 HP podiam levar o carro at\u00e9 os 130 km\/h. Esse motor, nos anos seguintes, foi aprimorado e gradativamente teve a capacidade c\u00fabica aumentada. Equipou os Ford at\u00e9 1953 (nas \u00faltimas vers\u00f5es, as mais robustas e com todo o “veneno” poss\u00edvel que os rodders tinham em m\u00e3os, a pot\u00eancia ultrapassava os 300 HP).<\/p>\n

A caracter\u00edstica construtiva mais marcante do Flathead era as v\u00e1lvulas de admiss\u00e3o e escapamento nas laterais dos cilindros. Como as v\u00e1lvulas n\u00e3o est\u00e3o sobre os cilindros, esses s\u00e3o fechados por uma tampa onde tamb\u00e9m s\u00e3o instaladas as velas. Dessa tampa chata vem o apelido do motor, Flathead, que significaria “cabe\u00e7a chata”.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Motor Ford Flathead: as velas ficam sobre os cabe\u00e7<\/figcaption><\/figure>\n

Motor Chrysler Hemi<\/strong><\/p>\n

O objetivo da Ford com o Flathead era um motor robusto de baixo custo, em detrimento da efici\u00eancia. O motor V8 Hemi da Chrysler tinha como objetivo a efici\u00eancia, por\u00e9m, em contrapartida, era um motor caro para se produzir.<\/p>\n

O Hemi come\u00e7ou a ser produzido pela Chrysler Corporation para equipar seus autom\u00f3veis de luxo da linha de 1951, os Chrysler Saratoga e Chrysler New Yorker. At\u00e9 1950, o motor \u201ctop\u201d dessas linhas era um oito cilindros em linha de 5,3 litros com v\u00e1lvulas no bloco que produzia 135 HP. O novo motor Hemi que o substituiu tinha 5,4 litros e fornecia 45 HP a mais! O aumento de 30% na efici\u00eancia do novo motor se devia principalmente a um cabe\u00e7ote mais eficiente.<\/p>\n

Nesse novo motor, as v\u00e1lvulas eram instaladas no cabe\u00e7ote, solu\u00e7\u00e3o que melhora a \u201crespira\u00e7\u00e3o\u201d do motor, mas, al\u00e9m disso, a Chrysler<\/a> adotou tamb\u00e9m c\u00e2maras de combust\u00e3o com formato de meia esfera, ou c\u00e2maras hemisf\u00e9ricas (origem do apelido \u201cHemi\u201d). Outras montadoras norte-americanas na \u00e9poca j\u00e1 adotavam v\u00e1lvulas no cabe\u00e7ote, mas c\u00e2maras hemisf\u00e9ricas, s\u00f3 a Chrysler. Com esse formato de meia esfera, as v\u00e1lvulas de admiss\u00e3o do combust\u00edvel e de exaust\u00e3o dos gases queimados podiam ficar posicionadas uma de frente para a outra, resultando numa excelente \u201crespira\u00e7\u00e3o\u201d do motor. E numa c\u00e2mara hemisf\u00e9rica, a vela ficava numa posi\u00e7\u00e3o quase central, permitindo a queima eficiente do combust\u00edvel.<\/p>\n

Visualmente, o que chamava a aten\u00e7\u00e3o nesses motores eram as enormes tampas de v\u00e1lvulas, sobre as quais entravam os cabos de velas. Nos anos seguintes, outras divis\u00f5es da Chrysler Corporation passaram a oferecer motores semelhantes: a DeSoto, em 1952, e a Dodge, em 1953. E cada uma das divis\u00f5es batizou sua vers\u00e3o com um nome pr\u00f3prio: Firepower na Chrysler, Firedome na DeSoto e Ram Red na Dodge.<\/p>\n

N\u00e3o demorou muito para que esses motores come\u00e7assem a aparecer em ferros-velhos. E os rodders logo descobriram como esses motores respondiam bem a prepara\u00e7\u00f5es. O motor da Chrysler passou a ser o motor \u201cb\u00e1sico\u201d para as categorias mais velozes das competi\u00e7\u00f5es de quarto de milha. Um exemplo disso foi a quebra da barreira \u201cm\u00e1gica\u201d das 200 milhas por hora em 1964.\u00a0 O famoso Don Garlits percorreu o quarto de milha em 7,78 segundos atingindo 201,34 mph (322 km\/h). O motor do dragster de Don Garlits? Um Hemi!<\/p>\n

\"\"<\/a>
Motor Chrysler Hemi: sobre as tampas do cabe\u00e7ote entram os cabos de vela<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

Motor Small Block Chevrolet <\/strong><\/p>\n

O objetivo da Chevrolet com seu V8 era produzir um motor com baixo custo, mas com \u00f3tima efici\u00eancia.<\/p>\n

No final de 1954, a GM americana lan\u00e7ou o novo Chevrolet 1955. At\u00e9 ent\u00e3o, a marca era associada ao robusto e pacato motor de seis cilindros. Com o modelo de 1955, o carro ganhou um novo e belo desenho, mas tamb\u00e9m a op\u00e7\u00e3o de um novo e moderno motor de oito cilindros em “V”.\u00a0 Com 265 polegadas c\u00fabicas (4,3 litros) ele fornecia 162 HP, ou 180, se equipado com carburador de corpo qu\u00e1druplo e coletores de escapamento duplos. Com um desenho enxuto, esse motor apresentava diversas inova\u00e7\u00f5es para a \u00e9poca, como:<\/p>\n

– Balanceiros estampados para acionamento das v\u00e1lvulas, que permitiam atingir rota\u00e7\u00f5es maiores, pois substitu\u00edram os pesados balanceiros maci\u00e7os e o seu respectivo eixo de montagem.<\/p>\n

– Varetas de acionamento das v\u00e1lvulas com um orif\u00edcio central que conduziam \u00f3leo para o cabe\u00e7ote.<\/p>\n

– Coletor de admiss\u00e3o em uma s\u00f3 pe\u00e7a e com m\u00faltiplas fun\u00e7\u00f5es: fixa\u00e7\u00e3o do distribuidor, sa\u00edda de \u00e1gua para o radiador, aquecedor da base do carburador e cobertura do vale central do bloco.<\/p>\n

Inicialmente produzido apenas com 265 polegadas c\u00fabicas, j\u00e1 em 1957 esse motor ganhou pist\u00f5es maiores, passando a 283 (4,6 litros). Em 1962 aparece o 327 (5,3 litros) e em 1968, enfim, aparece o modelo que virou um “standard” para os hot rods, o 350 (5,7 litros).<\/p>\n

O nome small block (bloco pequeno) se deve ao lan\u00e7amento em 1958, pela Chevrolet, de outra fam\u00edlia de motor V8 baseado num bloco maior, com 348 polegadas c\u00fabicas, o big block (bloco grande). Com suas dimens\u00f5es compactas, o small block Chevy era uma op\u00e7\u00e3o natural para um rodder que quisesse substituir o seu lend\u00e1rio motor Ford Flathead por um propulsor muito mais eficiente e com muito mais potencial de preparo. Logo, componentes para aumento de pot\u00eancia passaram a ser ofertados, inclusive pela pr\u00f3pria Chevrolet. Quando a Ford lan\u00e7ou, em 1963, um motor compar\u00e1vel ao small block, j\u00e1 era tarde: o motor Chevy j\u00e1 havia dominado a cena. Desde ent\u00e3o, e at\u00e9 os dias de hoje, esse motor, em suas diversas op\u00e7\u00f5es, \u00e9 o escolhido pela maioria esmagadora dos rodders americanos. Isso por conta da enorme oferta de acess\u00f3rios de pot\u00eancia e com pre\u00e7os menores do que para equipar um motor Ford.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Mec\u00e2nica: Freio = seguran\u00e7a.<\/a><\/p>\n