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{"id":241,"date":"2019-03-21T10:00:23","date_gmt":"2019-03-21T13:00:23","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=241"},"modified":"2019-03-21T12:30:53","modified_gmt":"2019-03-21T15:30:53","slug":"lincoln-zephyr-1942-esculpido-pelo-vento","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/lincoln-zephyr-1942-esculpido-pelo-vento\/","title":{"rendered":"Lincoln Zephyr 1942: esculpido pelo vento"},"content":{"rendered":"

Modelo raro no Brasil, Lincoln Zephyr 1942 traz visual original e motoriza\u00e7\u00e3o big block de Cadillac<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Lincoln Zephyr 1942<\/strong><\/h3>\n

A Lincoln \u00e9 uma das marcas que mais expressam a tradi\u00e7\u00e3o norte-americana em carros de luxo. O modelo clicado por Hot Rods foi encontrado em Curitiba, importado pela Powertech Turbo e Aspro, e est\u00e1 basicamente original, a n\u00e3o ser pelo conjunto mec\u00e2nico pol\u00eamico, vindo de um modelo da sua maior concorrente, a Cadillac<\/a>.<\/p>\n

Especializada em projetos diferenciados e modelos raros, a Powertech trouxe este ve\u00edculo praticamente pronto dos Estados Unidos, como conta o funcion\u00e1rio da empresa Rubens Junior, de 41 anos. \u201cO dono da empresa tem uma paix\u00e3o especial por modelos coup\u00e9 e n\u00f3s decidimos pelo modelo da Lincoln por ser conhecido como \u201cThe Queen of the Coup\u00e9s\u201d (Rainha dos Coup\u00e9s, em ingl\u00eas). Depois de muito garimpar em sites especializados, encontramos dois modelos e acabamos importando os dois\u201d, conta.<\/p>\n

Este modelo \u00e9 ainda mais especial, pois pode ter sido transformado em street rod<\/a> na d\u00e9cada de 1970, como conta Rubens. \u201cN\u00e3o temos certeza mas, por conta da maneira como o conjunto mec\u00e2nico foi modificado, acreditamos que o trabalho tenha sido feito h\u00e1 v\u00e1rios anos, por isso decidimos n\u00e3o mexer em nada\u201d, afirma.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1929: Novos desafios.<\/a><\/p>\n

Valor hist\u00f3rico<\/strong><\/p>\n

Criado ainda no fim da d\u00e9cada de 30, o Zephyr foi um projeto da Lincoln para carros com custo mais baixo do que os seus luxuosos modelos de linha. O design do modelo coup\u00e9 foi concebido na forma de \u201cgota\u201d, estilo criado pelo Chrysler Airflow, mas que teve no Zephyr o seu modelo mais famoso. O bom coeficiente aerodin\u00e2mico do carro era um dos objetivos dos designers, que queriam criar uma carroceria que pudesse \u201crasgar o vento\u201d. O nome do carro, inclusive, remete a essa ideia: Zephyr (ou Z\u00e9firo), na mitologia grega, era uma brisa suave.<\/p>\n

Este modelo foi tamb\u00e9m o maior precursor do padr\u00e3o de design para os autom\u00f3veis dos anos 40. Por ter ficado muitos anos guardado, o Lincoln<\/a> adquirido pela Powertech est\u00e1 com a pintura um pouco desbotada e, segundo Rubens, ela permanecer\u00e1 assim. \u201cDecidimos manter para que o carro n\u00e3o perdesse o seu valor hist\u00f3rico\u201d, afirmou o funcion\u00e1rio da Powertech. Todos os frisos e emblemas est\u00e3o presentes e foram mantidos no seu estado original. As rodas s\u00e3o originais, ainda com as calotas, e foram montadas em pneus de faixa branca.<\/p>\n

Como veio ao mundo<\/strong><\/p>\n

Por dentro, tudo foi mantido original, tamb\u00e9m seguindo a ideia da equipe da Powertech, de manter o trabalho feito nos anos 70. At\u00e9 o estofamento foi mantido original, mesmo um pouco desgastado pelo uso e pelo tempo em que o carro ficou guardado. Todos os instrumentos s\u00e3o originais e ainda funcionam, s\u00f3 precisaram ser revisados.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Plymouth Barracuda Fastback 1967: Fast and Furious!<\/a><\/p>\n

Motor da disc\u00f3rdia<\/strong><\/p>\n

A Lincoln foi criada em 1915 por Henry Leland, um dos fundadores da Cadillac, quando a empresa ainda fazia parte da Henry Ford Company. Ap\u00f3s a venda da Cadillac para a General Motors, na Primeira Guerra Mundial, Leland deixou a empresa e formou a Lincoln Motor Company (cujo nome remetia ao seu maior her\u00f3i, Abrahan Lincoln), que se ocupava de fazer motores para aeronaves, utilizando pe\u00e7as da Ford<\/a>. Ap\u00f3s a guerra, a f\u00e1brica da Lincoln foi modificada para produzir carros de luxo sob a batuta da Ford, vindo a se tornar \u2013 ironicamente \u2013 a maior concorrente da Cadillac.<\/p>\n

A maior pol\u00eamica em torno deste Zephyr \u00e9 que o seu motor V12 original, marca registrada do modelo, foi trocado por um V8 big block, pasmem, da Cadillac. Se hoje em dia isso n\u00e3o \u00e9 algo que fa\u00e7a muita diferen\u00e7a, nos anos 70, quando ele teria sido modificado, e pela adapta\u00e7\u00e3o ter sido feita por um rodder americano, deve ter causado muita pol\u00eamica. Segundo Rubens, independentemente das marcas, a troca do motor foi uma decis\u00e3o certa do antigo dono. \u201cApesar de o antigo propulsor ser maior, de 12 cilindros, ele era muito fraco, rendia algo em torno de 145cv. Este motor, por outro lado, tem 340cv de pot\u00eancia e muito mais torque\u201d, explicou. O motivo que leva a equipe da Powertech a acreditar que a adapta\u00e7\u00e3o tenha sido feita nos anos 70 \u00e9 que o propulsor de 429\u201d, ou 7.0L de cilindrada, foi utilizado pela primeira vez pela Cadillac em um modelo de 1967 e a adapta\u00e7\u00e3o no Lincoln foi feita com todas as pe\u00e7as originais. \u201cCarbura\u00e7\u00e3o, filtro de ar e outras partes menores da constru\u00e7\u00e3o s\u00e3o todas da Cadillac.<\/p>\n

Se tivessem sido parte de uma adapta\u00e7\u00e3o mais moderna, utilizaria componentes mais novos, mas neste caso, o motor do Cadillac foi transplantado inteiramente para o Lincoln, por isso acreditamos que seja uma adapta\u00e7\u00e3o de \u00e9poca\u201d, conta Rubens. O c\u00e2mbio tamb\u00e9m \u00e9 da GM, autom\u00e1tico, e os freios ainda s\u00e3o originais, apenas foram revisados. Segundo o funcion\u00e1rio da Powertech, o carro \u00e9 muito gostoso de dirigir e o big block tem um torque absurdo, o que torna os passeios ainda mais prazerosos. Contudo, o carro \u00e9 t\u00e3o valioso para a equipe, que os \u00fanicos passeios feitos com o Lincoln s\u00e3o para eventos de hot rods em Curitiba. Como j\u00e1 \u00e9 de costume, a Powertech sempre traz modelos raros e projetos ambiciosos. \u201cNosso pr\u00f3ximo passo ser\u00e1 colocar o nosso Ford 1934<\/a> com mec\u00e2nica V12 de Jaguar para funcionar\u201d, comentou. Estamos ansiosos para ver!<\/p>\n

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