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{"id":249,"date":"2019-04-24T10:30:39","date_gmt":"2019-04-24T13:30:39","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=249"},"modified":"2019-04-18T18:24:20","modified_gmt":"2019-04-18T21:24:20","slug":"chevelle-carroantigo-malibu","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/chevelle-carroantigo-malibu\/","title":{"rendered":"Chevelle Malibu SS: o primeiro placa preta"},"content":{"rendered":"

Rodder de Curitiba agrega raro Chevelle Malibu SS 1970 \u00e0 sua cole\u00e7\u00e3o de carros antigos: o primeiro com certificado de originalidade<\/strong><\/h2>\n

Texto: Ademir Pernias
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

O funcion\u00e1rio p\u00fablico Moacir Mansur Boscardin, de 53 anos, \u00e9 figura conhecida entre os admiradores de carros antigos e hot rods. O paranaense de Curitiba \u00e9 um aficionado pelo assunto, membro ativo de um clube de carros antigos e, al\u00e9m de colecionador de ve\u00edculos \u2013 possui 14 exemplares na garagem de casa \u2013 mant\u00e9m uma oficina com funcion\u00e1rio para fazer a manuten\u00e7\u00e3o de seus carros e a constru\u00e7\u00e3o de hot rods. \u201cEu mesmo fa\u00e7o meus hots, a constru\u00e7\u00e3o de um carro me d\u00e1 grande satisfa\u00e7\u00e3o\u201d, diz. Da cole\u00e7\u00e3o de Boscardin fazem parte, entre outros, um Impala 1960<\/a>, um Ford 1931 convers\u00edvel e um Ford 1937 teto duro, os destaques citados pelo rodder.<\/p>\n

\u201cMas n\u00e3o tenho preferido, cada carro, para mim, \u00e9 como um filho\u201d, garante. Mas, embora ele afirme que este n\u00e3o era um desejo seu, o acervo de Boscardin n\u00e3o tinha, at\u00e9 algumas semanas atr\u00e1s, nenhum ve\u00edculo placa preta, condi\u00e7\u00e3o que lhe atesta a originalidade. N\u00e3o tinha, porque o mais novo elemento deste conjunto \u00e9 exatamente um ve\u00edculo que ostenta placa preta, um Chevelle Malibu SS 1970. O Chevelle, produzido pela Chevrolet norte-americana, uma divis\u00e3o da General Motors, entre as d\u00e9cadas de 1960 e 1970, viveu seu apogeu no in\u00edcio dos anos 70, quando a pot\u00eancia do motor era uma caracter\u00edstica imprescind\u00edvel para a maioria dos motoristas. Isso come\u00e7ou a ter fim com a crise do petr\u00f3leo, em 1973, que encareceu o pre\u00e7o dos combust\u00edveis e levou as montadoras \u00e0 fabrica\u00e7\u00e3o de carros menores e mais econ\u00f4micos.  A Chevrolet encerrou a produ\u00e7\u00e3o do Chevelle em 1977.<\/p>\n

\u00cdcone do cinema<\/strong><\/p>\n

Um dos modelos mais admirados pelos norte-americanos, o Chevelle Malibu \u00e9 relativamente raro no Brasil, principalmente o modelo SS com motor de 400\u201d, o exemplar adquirido por Boscardin. A aquisi\u00e7\u00e3o do muscle car pelo funcion\u00e1rio p\u00fablico se deu por uma permuta com um amigo dele, o tamb\u00e9m colecionador de Curitiba Rubens Hay, conhecido por sua cole\u00e7\u00e3o de Simcas, da qual se desfez no ano passado. Numa conversa, Hay manifestou a Boscardin seu desejo de possuir um \u2013 ou mais \u2013 hot rods. Era a senha: a permuta foi fechada por dois hots ainda em constru\u00e7\u00e3o, um Ford 1931 e um Ford 1935<\/a>, ambos cinco janelas. E Boscardin levava para casa seu primeiro placa preta. Que, por sinal, guarda uma curiosidade, que Hot Rods n\u00e3o conseguiu confirmar: O DFN 1970 seria uma refer\u00eancia ao seu primeiro propriet\u00e1rio, o \u00e0 \u00e9poca todo-poderoso ministro da Fazenda Delfim Netto.<\/p>\n

Mas o Chevelle Malibu recebeu entre n\u00f3s o devido reconhecimento ao aparecer no cinema em um dos filmes da s\u00e9rie Velozes & Furiosos, pilotado pelo astro Vin Diesel. \u201cDepois de estrelar um filme, o carro ganhou uma grande valoriza\u00e7\u00e3o, e seu pre\u00e7o foi \u00e0s alturas\u201d, diz Boscardin. Segundo ele, um modelo igual ao desta reportagem est\u00e1 avaliado em cerca de 90 mil d\u00f3lares, nos Estados Unidos.<\/p>\n

Upgrades<\/strong><\/p>\n

O Chevelle SS 1970 de Boscardin foi preservado como saiu da f\u00e1brica com exce\u00e7\u00e3o de alguns itens do motor. O propulsor de 400\u201d small block de 6,6 litros possui agora um carburador Holley mec\u00e2nico de 600 cfm, filtro de ar Edelbrock, coletor de escape dimensionado e coletor de admiss\u00e3o tamb\u00e9m da Edelbrock. As tampas de v\u00e1lvulas s\u00e3o da linha Performance, da Chevrolet. O motor original sa\u00eda de f\u00e1brica com declarados 265 hp. Todo o restante, interna e externamente, \u00e9 original. Por fora, chama aten\u00e7\u00e3o a impec\u00e1vel pintura vermelha com duas faixas pretas sobre o cap\u00f4 e a tampa do porta-malas, at\u00e9 o parachoque traseiro. O modelo convers\u00edvel possui capota de vinil com acionamento el\u00e9trico. As rodas originais em a\u00e7o estavam na oficina, para restaura\u00e7\u00e3o, quando Hot Rods fez a sess\u00e3o de fotos para esta reportagem, mas devem voltar a rodar com o modelo em breve, envoltas por pneus faixa branca.<\/p>\n

No interior, os bancos e a forra\u00e7\u00e3o das laterais s\u00e3o originais. O grande volante de tr\u00eas raios e o c\u00e2mbio autom\u00e1tico com alavanca no assoalho tamb\u00e9m, bem como o painel, com ar-condiconmado e at\u00e9 um r\u00e1dio com acionamento por teclas, equipamento colocado na linha de montagem pela Chevrolet. A estreia de Boscardin ao volante de seu placa preta se deu num passeio organizado pelo clube Curitiba Roadsters, no in\u00edcio de outubro. Ele deve sair da garagem  ovamente em breve para outros passeios, sempre com o apopio de Fernanda, esposa de Boscardin, ela tamb\u00e9m dona de uma picape Ford 1931 j\u00e1 exibida por Hot Rods. \u201cPor onde passo as pessoas viram a cabe\u00e7a para admirar o Chevelle\u201d, diz orgulhoso o propriet\u00e1rio. O muscle car \u00e9 mesmo de virar a cabe\u00e7a.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M: Picape Dodge 1927: Rat\u00e3o americano!<\/a><\/p>\n