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{"id":267,"date":"2017-12-27T11:00:59","date_gmt":"2017-12-27T14:00:59","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=267"},"modified":"2017-12-18T15:58:38","modified_gmt":"2017-12-18T18:58:38","slug":"em-busca-da-roda-ideal","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/em-busca-da-roda-ideal\/","title":{"rendered":"Em busca da roda ideal"},"content":{"rendered":"

A constru\u00e7\u00e3o de um hot rod harm\u00f4nico passa pela escolha deste b\u00e1sico acess\u00f3rio. Veja as dicas do especialista<\/strong><\/h2>\n

Texto: Reda\u00e7\u00e3o
\nImagens: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Em busca da roda ideal<\/strong><\/h3>\n

A escolha das rodas \u00e9 fundamental no projeto de seu hot rod. Quando comecei a brincar de \u201ccarro velho\u201d, no final da d\u00e9cada de 1970, nem pensava em usar rodas de ferro. Quem se aventurava a modificar um carro antigo era praticamente obrigado a escolher entre as rodas palito e ga\u00fachas. E, ainda assim, t\u00ednhamos de nos contentar com rodas aro 14\u201d, pois era o que existia no mercado. Era muito raro encontrar um jogo de rodas palito de 15\u201d. Naquela \u00e9poca, a oferta de pneus tamb\u00e9m era bastante limitada. O que existia de melhor eram os radiais TA que equipavam os Dodge<\/a> Charger, tamb\u00e9m com aro 14\u201d.<\/p>\n

As \u201cgauchinhas\u201d, como s\u00e3o carinhosamente chamadas, entraram no mercado por meio de um fabricante ga\u00facho e s\u00e3o produzidas at\u00e9 os dias de hoje. As ga\u00fachas sempre foram fundidas em alum\u00ednio<\/a>, enquanto que as rodas palito tiveram e ainda t\u00eam v\u00e1rios fabricantes. As primeiras rodas palito do mercado eram de magn\u00e9sio e, quando devidamente polidas, ficavam com um brilho sem igual, meio amarelado. O problema \u00e9 que elas n\u00e3o seguravam o brilho, o que obrigava seus donos a polir as rodas praticamente uma vez por semana.<\/p>\n

\"rodas_P1P\"<\/a><\/p>\n

Muitas possibilidades<\/strong><\/p>\n

Hoje a realidade \u00e9 bem diferente. Temos rodas de liga leve, de todos os modelos, e principalmente todos os tamanhos, nacionais e importadas. Outra op\u00e7\u00e3o que passou a ser bastante considerada \u00e9 a de utilizar as rodas de ferro com calotas e pneus de faixa branca, nas quais podemos utilizar os sobre aros.No caso das rodas de ferro, elas conferem um ar nost\u00e1lgico ao hot, e se aplicam aos estilos cl\u00e1ssico, nostalgia, custom e tamb\u00e9m aos rat rods<\/a>. As rodas de ferro podem ser levemente alargadas quando utilizadas com pneus radiais.<\/p>\n

Uma receita barata para se fazer isso \u00e9 simplesmente trocar o aro, utilizando o miolo de rodas mais antigas, como as das picapes F100<\/a> ou F1000, C10<\/a> ou mesmo da Rural ou F75. Neste caso, mantemos o miolo e trocamos o aro por aros mais modernos, como os que equipam as picapes Ranger e S10. Esses aros s\u00e3o um pouco mais largos e pr\u00f3prios para utiliza\u00e7\u00e3o de pneus sem c\u00e2mara. Esses servi\u00e7os devem ser feitos por um profissional especializado, que centre bem as rodas. E, antes de rodar, \u00e9 importante fazer o balanceamento para conferir se o servi\u00e7o de troca de aros ficou perfeito.<\/p>\n

\u00c9 importante que voc\u00ea escolha as calotas antes de fazer qualquer servi\u00e7o nas rodas de ferro, pois existem v\u00e1rios encaixes diferentes para calotas. Portanto, \u00e9 melhor acertar as calotas e sobre aros (caso utilize) antes e depois fazer qualquer servi\u00e7o nas rodas. Tenho um amigo que est\u00e1 utilizando o miolo das rodas de Rural na frente de seu carro e na traseira utiliza o miolo das rodas do Mercury<\/a> 46. Os encaixes de calotas s\u00e3o ligeiramente diferentes. Resultado: ele teve de mandar fazer calotas com encaixes sob medida.<\/p>\n

Em geral, quem opta pela utiliza\u00e7\u00e3o de rodas de ferro deve utilizar pneus de perfil alto, quer sejam radiais ou convencionais. No caso de rodas de ferro com aros de 17\u201d ou 18\u201d, o que \u00e9 muito raro, \u00e9 preciso certificar se de que \u00e9 poss\u00edvel utilizar pneus de perfil mais baixo sem destoar do resultado final. Quanto \u00e0s rodas de liga leve, como temos hoje muitos modelos dispon\u00edveis no mercado, e tamb\u00e9m como se trata de gosto pessoal de cada um, fica a crit\u00e9rio do propriet\u00e1rio a escolha do modelo.<\/p>\n

\"rodas_P2P\"<\/a><\/p>\n

Gigantes, n\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Por\u00e9m, segue a nossa opini\u00e3o quanto ao tamanho das rodas. Rodas gigantes, de aro 20\u201d ou 22\u201d, em geral n\u00e3o combinam muito com hot rods. Mesmo se pegarmos como exemplo uma picape da d\u00e9cada de 50, estas rodas parecem destoar completamente do contexto do carro. Em se tratando de calhambeque (entenda-se por calhambeque os carros at\u00e9 meados da d\u00e9cada de 30 com estribo externo, far\u00f3is sobre os para-lamas e desenho mais quadrado. No caso dos Fords, seria at\u00e9 1934, o modelo 1935 j\u00e1 come\u00e7a a ficar arredondado. J\u00e1 a Chevrolet ainda oferecia em 1935 o modelo simples com carroceria quadrada e o modelo Master, que j\u00e1 \u00e9 arredondado).<\/p>\n

Nestes casos, a utiliza\u00e7\u00e3o de rodas de 20\u201d de liga leve fica bastante destoante do contexto do carro, deixando-o com apar\u00eancia de um off road. As rodas de 20\u201d podem ser utilizadas em muscle cars, em carros das d\u00e9cadas de 60 e 70 e em alguns poucos modelos da d\u00e9cada de 50. Ou em alguns casos de hot rod high tech extremos. Mas consideramos que \u00e9 muito dif\u00edcil que estas rodas gigantes combinem harmonicamente com um hot rod. Em carros das d\u00e9cadas de 20 e 30, o ideal mesmo \u00e9 manter as rodas de aro 15\u201d. Nos Chevrolet<\/a> acima de 1934, podemos utilizar at\u00e9 mesmo aro 14\u201d, pois o contorno do para-lama tem um desenho menor que nos Ford.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 aconselh\u00e1vel que se altere o tamanho do desenho do para-lama para que bata com a curvatura do pneu, pois isso geralmente deixa o para-lama desproporcional. Ainda considerando carros das d\u00e9cadas de 20 e 30, acreditamos que as rodas de ferro sejam as mais indicadas, tanto as rodas fechadas como as raiadas. No caso das raiadas, podem ser de aro 15\u201d ou 16\u201d, por\u00e9m algumas rodas de liga leve caem bem tamb\u00e9m, principalmente se o estilo escolhido foi o high tech. Neste caso o melhor \u00e9 utilizar pneus de perfil 50. Os perfis mais baixos n\u00e3o combinam deforma alguma.<\/p>\n

\"rodas_P1P\"<\/a><\/p>\n

J\u00e1 os carros da d\u00e9cada de 40, incluindo alguns modelos da segunda metade da d\u00e9cada de 30, recebem bem rodas de liga leve, sejam nos aros 15, 16, 17 e at\u00e9 mesmo 18, sempre adequando o tamanho dos pneus ao contorno do para-lama. Para carros da d\u00e9cada de 50, podemos utilizar rodas de ferro com calotas de Cadillac<\/a>, Buick<\/a>, Oldsmobile<\/a> e outros modelos especiais. S\u00e3o aquelas calotas grandes que tomam praticamente toda a roda, deixando apenas uma pequena borda aparecendo, as chamadas supercalotas. Neste caso geralmente as rodas s\u00e3o pintadas de vermelho, o que vai aparecer somente um filete entre a calota e o pneu, e os pneus s\u00e3o de faixa branca, quer a faixa seja original do pneu ou acess\u00f3rio.<\/p>\n

Na primeira metade da d\u00e9cada de 50 os carros s\u00e3o arredondados e recebem bem rodas de liga leve, em geral com aro de 15\u201d. Acima disso deve ser estudado caso a caso. Os carros de 55 em diante j\u00e1 t\u00eam linhas mais retas, puxando para o rabo de peixe, e podem receber rodas de liga e tamb\u00e9m raiadas no estilo lowrider<\/a>.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Veja a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel.<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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