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{"id":272,"date":"2019-02-08T11:00:07","date_gmt":"2019-02-08T14:00:07","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=272"},"modified":"2019-02-07T17:29:27","modified_gmt":"2019-02-07T20:29:27","slug":"ford-f100-brinquedao-drag-style","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-f100-brinquedao-drag-style\/","title":{"rendered":"Ford F100: Brinqued\u00e3o drag style"},"content":{"rendered":"

Dono desta F100 h\u00e1 24 anos, comerciante de S\u00e3o Paulo customiza totalmente a picape, com direito a conjunto mec\u00e2nico com mais de 300cv e pneus de arrancada<\/strong><\/h2>\n

Por reda\u00e7\u00e3o
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford F100<\/strong><\/h3>\n

A Ford F100 \u00e9 um dos ve\u00edculos mais charmosos j\u00e1 fabricados. E chama aten\u00e7\u00e3o principalmente das crian\u00e7as. Pode perguntar para qualquer dono de uma picape como essa, se os pequenos n\u00e3o torcem o pesco\u00e7o na rua para olhar. \u00c9, tamb\u00e9m, um dos carros mais reproduzidos em brinquedos e miniaturas<\/a> como Hot Wheels, Matchbox e similares, sempre com cores berrantes, como amarelo ou vermelho, personaliza\u00e7\u00f5es agressivas, pneus largos… Enfim, detalhes que d\u00e3o \u00e0 picape uma agressividade que n\u00e3o veio de f\u00e1brica. Adquirida em 1980 pelo comerciante Reinaldo Hoppactah, de 45 anos, esta F100 1959 por muito tempo rodou original, como carro de uso corrente. \u201cComprei a picape toda desmontada. Na \u00e9poca s\u00f3 montei e coloquei para rodar. Fiz muitas viagens com ela, inclusive para fora de S\u00e3o Paulo, para encontros de antigos. Ela era toda original, tinha os quatro freios a tambor e suspens\u00e3o com feixes de mola\u201d, comentou o comerciante, que rodou com a F100 dessa maneira at\u00e9 meados de 1990, quando decidiu fazer algo diferente. \u201cEra um sonho de crian\u00e7a que eu tinha. Sempre gostei muito da F100 e tinha uma miniatura da Matchbox quando era crian\u00e7a, no estilo hot rod. Decidi fazer a minha exatamente igual\u201d, explica.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Cara de m\u00e1<\/strong><\/p>\n

Para ostentar um ar mais esportivo, a picape perdeu os parachoques, teve o teto rebaixado em tr\u00eas polegadas, recebeu rodas 15\u201d e uma pintura chamativa, diferente do verde e branco que ostentava na d\u00e9cada de 80. A carroceria, ali\u00e1s, foi rebaixada completamente sobre o chassi. Os pneus s\u00e3o o grande destaque do visual externo. Os dianteiros s\u00e3o os convencionais radiais, mas os traseiros vieram diretamente das pistas de arrancada para a carroceria da picape. Dois gigantes Mickey Thompson, do tipo slick, foram acomodados embaixo da ca\u00e7amba da \u201cFordinha\u201d<\/a>. Para que eles coubessem sem que fosse preciso trabalhar na carroceria, o diferencial original teve de ser encurtado.<\/p>\n

Drag style<\/strong><\/p>\n

Por dentro, a forma serve \u00e0 fun\u00e7\u00e3o. O banco inteiri\u00e7o original da F100 deu lugar a bancos individuais com estilo esportivo com regulagem de altura e forra\u00e7\u00e3o em couro. Para melhor controle, Reinaldo decidiu pela ado\u00e7\u00e3o de pedaleiras suspensas. O novo console central foi desenvolvido pelo pr\u00f3prio comerciante. O volante \u00e9 original do Ford Maverick<\/a>, com uma pegada mais esportiva. A instrumenta\u00e7\u00e3o \u00e9 toda original da F100 e, por utilizar um conjunto mec\u00e2nico da Ford, tudo funciona perfeitamente.<\/p>\n

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Grip m\u00e1ximo<\/strong><\/p>\n

De nada adiantaria colocar pneus slick e n\u00e3o ter for\u00e7a dispon\u00edvel para aproveit\u00e1-los. Para dar raz\u00e3o \u00e0 exist\u00eancia do par de M\/Ts, o comerciante adaptou na picape um Ford V8<\/a> big block de 390\u201d, com absurdos 6.1L de cilindrada. Reinaldo preferiu manter o propulsor original, at\u00e9 porque seria um exagero colocar qualquer pimenta neste propulsor, que<\/p>\n

j\u00e1 rende 310cv de pot\u00eancia originalmente. O conjunto de transmiss\u00e3o ganhou um c\u00e2mbio mec\u00e2nico Top Loader para trocas de marcha mais r\u00e1pidas. Para dar ainda mais tra\u00e7\u00e3o \u00e0 picape, o tanque de gasolina e a bateria foram deslocados para a ca\u00e7amba. Com essas modifica\u00e7\u00f5es, para obter mais tra\u00e7\u00e3o e for\u00e7a, a impress\u00e3o que d\u00e1 \u00e9 que, se der para equilibrar, a F100 sobe at\u00e9 em paredes!<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Bubble Tops: Hot rods do espa\u00e7o!<\/a><\/p>\n

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Mas tudo o que acelera tem de parar. Por isso, Reinaldo decidiu instalar um sistema de frenagem a disco nas quatro rodas com mangueiras Aeroquip. A F100, que j\u00e1 foi premiada em todos os eventos de que participou, al\u00e9m de ser uma grande paix\u00e3o de Reinaldo, ainda o ajudou a \u201cescapar\u201d de um casamento. \u201cEu estava no meio do projeto e minha noiva a toda hora perguntando \u201cQuando vamos casar? Vamos comprar tudo novo para colocar no seu apartamento?\u201d At\u00e9 que chegou o momento em que ela deu um ultimato e eu corri\u201d, ri o comerciante. E completa: \u201cAinda bem que eu fiz isso, hoje nem sinto falta dela e a F100 ainda me ajudou a conhecer mulheres maravilhosas\u201d, gaba-se.Fica o recado para as mulheres: melhor n\u00e3o se meterem com a F100. \u00c9 rua na certa.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1929: Novos desafios.<\/a><\/p>\n