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{"id":2872,"date":"2016-07-06T16:18:08","date_gmt":"2016-07-06T19:18:08","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=2872"},"modified":"2016-07-06T16:28:24","modified_gmt":"2016-07-06T19:28:24","slug":"barracuda-o-peixe-da-plymouth","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/barracuda-o-peixe-da-plymouth\/","title":{"rendered":"BARRACUDA: O “PEIXE” DA PLYMOUTH"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a o carro da Chrysler que competia com o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro<\/p>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo \u00a0 \u00a0 \u00a0\u00a0Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

A d\u00e9cada de 1960 viu o lan\u00e7amento do Ford Mustang e, depois, do seu concorrente, o Chevrolet Camaro. E voc\u00ea sabia que a Chrysler tamb\u00e9m participava nesse segmento dos “pony car”? Seu modelo era o Barracuda e foi lan\u00e7ado em 1\u00ba de abril de 1964, duas semanas antes do Mustang! O nome Barracuda foi emprestado de um peixe predador de quase dois metros e muito veloz!<\/p>\n

O Barracuda era fabricado pela divis\u00e3o de entrada da Chrysler, a Plymouth. O autom\u00f3vel foi desenvolvido a partir do Plymouth Valiant, um modelo compacto da montadora produzido desde 1960. A Ford usou a mesma receita no Mustang, criado a partir do compacto Ford Falcon, lan\u00e7ado tamb\u00e9m em 1960.<\/p>\n

Primeira Gera\u00e7\u00e3o 1964-66<\/strong><\/p>\n

A proposta do novo modelo da Plymouth era de um carro esportivo com apelo jovem. Nessa proposta, o carro s\u00f3 era comercializado em vers\u00f5es de duas portas e bancos dianteiros individuais. Carro de quatro portas e banco inteiri\u00e7o era associado a carro do “chefe de fam\u00edlia”. A carroceria escolhida foi a “fastback”. Em um fastback a transi\u00e7\u00e3o entre o teto e a tampa do porta malas era feita em um mesmo plano e inclinada. E no Barracuda os estilistas criaram nessa transi\u00e7\u00e3o um enorme vidro com cantos em curva. Na \u00e9poca era o maior vidro da ind\u00fastria automobil\u00edstica e isso se tornou a marca registrada do carro. J\u00e1 a tampa do porta-malas era pequena, \u00a0mas os bancos traseiros eram rebat\u00edveis e permitiam um espa\u00e7o enorme e plano para carga. Al\u00e9m de permitir levar pranchas e esquis, era poss\u00edvel usar o espa\u00e7o para pernoitar numa viagem mais longa!<\/p>\n

Mecanicamente o carro respeitava a tradi\u00e7\u00e3o norte-americana: motor dianteiro e tra\u00e7\u00e3o traseira. Duas unidades de for\u00e7a podiam equipar o ve\u00edculo. Para quem queria economia, a escolha era o motor de seis cilindros em linha, com 3,6 litros e 145 HP. Mais emo\u00e7\u00e3o ficava por conta de um V8 de 4,4 litros e 180 HP. A suspens\u00e3o dianteira independente usava barras de tor\u00e7\u00e3o e atr\u00e1s o eixo de tra\u00e7\u00e3o era suspenso por feixes de molas convencionais.<\/p>\n

Na estrada, o Barracuda equipado com o motor de seis cilindros atingia 97 km\/h em cerca de 14 segundos e atingia velocidade final de 153 km\/h. J\u00e1 com o motor V8, o tempo caia para 11 segundos e a velocidade m\u00e1xima era 161 km\/h.<\/p>\n

Para 1965, o Barracuda n\u00e3o foi alterado esteticamente, mas um pacote de acess\u00f3rios chamado de Formula “S” o deixava mais veloz e est\u00e1vel. Equipado com esse pacote, o modelo acelerava at\u00e9 os 97 km\/h em apenas 8 segundos e atingia velocidade m\u00e1xima de 185 km\/h. No pacote havia: motor V8 com comando de v\u00e1lvulas esportivo, escapamento mais eficiente, carburador de corpo qu\u00e1druplo,\u00a0 suspens\u00e3o mais firme, pneus largos e caixa de dire\u00e7\u00e3o mais r\u00e1pida.<\/p>\n\n