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{"id":2914,"date":"2020-06-03T12:00:18","date_gmt":"2020-06-03T15:00:18","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=2914"},"modified":"2020-01-16T11:33:25","modified_gmt":"2020-01-16T14:33:25","slug":"o-ultimo-filho-willys","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/o-ultimo-filho-willys\/","title":{"rendered":"O \u00daLTIMO FILHO WILLYS"},"content":{"rendered":"\n

A linha Americar, da Willys, teve seu fim no auge da Segunda Guerra Mundial e, tamb\u00e9m por causa dela, foi uma das primeiras a ter modelos transformados em hot rods<\/em><\/p>\n\n\n\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria::Fotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n\n\n\n

Em tempos de guerra tudo vira uma bagun\u00e7a e os esfor\u00e7os dos pa\u00edses se voltam para o campo de combate. A Segunda Guerra Mundial foi o exemplo perfeito disso. Com milh\u00f5es em batalha na Europa, os Estados Unidos tiveram de fazer um grande esfor\u00e7o para produzir armas e ve\u00edculos que pudessem abastecer suas tropas na ofensiva contra os nazistas. Todas as empresas da \u00e9poca entraram no chamado \u201cesfor\u00e7o de guerra\u201d e com a Willys n\u00e3o foi diferente. At\u00e9 meados de 1940, ainda in\u00edcio do conflito, a companhia, \u00e0 \u00e9poca batizada Willys-Overland Motors, era uma concorrente direta de outras grandes montadoras norte-americanas, como Ford, Chevrolet e Chrysler.<\/p>\n\n\n\n

Os modelos criados no in\u00edcio daquela d\u00e9cada, chamados Americar, vinham em diversas carrocerias, entre elas sed\u00e3, coup\u00e9, station wagon e picape. Por\u00e9m, com a entrada dos americanos na guerra, no final de 1941, ap\u00f3s o ataque \u00e0 base de Pearl Harbor, a Willys ficou incumbida da produ\u00e7\u00e3o de jipes militares e, mesmo ap\u00f3s a vit\u00f3ria dos Aliados, em 1945, a empresa, se dedicou basicamente apenas \u00e0 constru\u00e7\u00e3o de jipes, os conhecidos CJ, deixando de lado a produ\u00e7\u00e3o de carros at\u00e9 1952, com a chegada do Aero Willys, que tamb\u00e9m teve vida curta e encerrou a hist\u00f3ria da companhia com carros de passeio. Para muitos, ali\u00e1s, os modelos da d\u00e9cada de 40 s\u00e3o os \u00faltimos \u201cverdadeiros Willys\u201d, mas esta \u00e9 outra discuss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n