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{"id":2995,"date":"2016-08-25T16:54:35","date_gmt":"2016-08-25T19:54:35","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=2995"},"modified":"2016-08-25T16:54:35","modified_gmt":"2016-08-25T19:54:35","slug":"conheca-algumas-dicas-para-conservar-seus-carros-antigos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/conheca-algumas-dicas-para-conservar-seus-carros-antigos\/","title":{"rendered":"CONHE\u00c7A ALGUMAS DICAS PARA CONSERVAR SEUS CARROS ANTIGOS"},"content":{"rendered":"

Aten\u00e7\u00e3o na dire\u00e7\u00e3o e cuidados com o motor s\u00e3o essenciais, segundo especialista do Centro de Seguran\u00e7a Vi\u00e1ria da MAPFRE<\/strong><\/p>\n

Da reda\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Quem n\u00e3o gostaria de ter na garagem algum dos modelos de carro cl\u00e1ssicos que fizeram parte da vida de muitos brasileiros? No entanto, quando o assunto \u00e9 manuten\u00e7\u00e3o, encontrar pe\u00e7as e acess\u00f3rios originais destes ve\u00edculos da d\u00e9cada de 70, 80 e 90 pode ser uma miss\u00e3o dif\u00edcil e cara.<\/p>\n

Por estar dentro deste universo, Gerson Burin, coordenador t\u00e9cnico do CESVI Brasil, Centro de Experimenta\u00e7\u00e3o e Seguran\u00e7a Vi\u00e1ria do Grupo MAPFRE, reuniu dicas simples e pr\u00e1ticas que podem ser adotadas para proteger n\u00e3o s\u00f3 o seu carro antigo, mas tamb\u00e9m aquele de uso di\u00e1rio.<\/p>\n

\u201cQuando falamos em repara\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o o objetivo \u00e9 garantir a seguran\u00e7a de todos no ve\u00edculo e, ao mesmo tempo, evitar gastos indesejados. Entretanto, em carros mais antigos e com itens que s\u00e3o dif\u00edceis de encontrar no mercado, o cuidado para a preserva\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as originais \u00e9 essencial para manter a seguran\u00e7a na condu\u00e7\u00e3o, o ar vintage e a conta banc\u00e1ria no azul, sem gastos fora de \u00e9poca\u201d, comenta.<\/p>\n

De acordo com o especialista, ve\u00edculos que ficam muito tempo na garagem exigem do motorista uma percep\u00e7\u00e3o maior dos sinais que o ve\u00edculo d\u00e1 quando precisa de uma nova manuten\u00e7\u00e3o. \u201cO importante \u00e9 colocar o carro para andar com frequ\u00eancia, movimentar os fluidos, \u00f3leos e combust\u00edvel para evitar o ressecamento de pe\u00e7as, mangueiras e at\u00e9 do sistema de freios e embreagem\u201d, finaliza Burin.<\/p>\n

Confira mais algumas dicas que podem ajudar a proteger sua raridade na garagem: <\/strong><\/p>\n

Motor<\/strong> – O \u00f3leo do motor \u00e9 um item importante para a durabilidade e desempenho do motor. Se ficar muito tempo parado, acaba vencendo o seu prazo de validade e perde a sua caracter\u00edstica de lubrifica\u00e7\u00e3o. Por isso, o ideal \u00e9 ligar o motor do ve\u00edculo por 20 minutos a cada semana, evitando assim o total escoamento do \u00f3leo das partes mais altas do motor.<\/p>\n

Bateria<\/strong> \u2013 Mesmo com o carro parado, a bateria pode descarregar com o tempo, por conta dos itens el\u00e9tricos como r\u00e1dio, alarmes, rel\u00f3gios e at\u00e9 o painel que demandam uma quantidade m\u00ednima de energia. Portanto, desligar os cabos da bateria quando o ve\u00edculo n\u00e3o for usado por mais de duas semanas pode gerar uma economia relativa para o bolso do motorista.<\/p>\n

Pintura<\/strong> \u2013 Lavar e encerar o carro regulamente \u00e9 uma boa maneira de preservar a pintura. Outra dica \u00e9 o uso de capas de prote\u00e7\u00e3o de qualidade e manter o ve\u00edculo na sombra para evitar o desgaste com o tempo. Mas se for preferir algum detergente durante a lavagem, prefira os neutros. Agridem menos a pintura.<\/p>\n

Para-brisas<\/strong> – Lembre-se de trocar as palhetas do para-brisa, que devido \u00e0 falta de uso tendem a ficar ressecadas. Al\u00e9m disso, preencher o reservat\u00f3rio do l\u00edquido de lavagem facilita a limpeza e evita riscos no vidro durante a utiliza\u00e7\u00e3o do limpador.<\/p>\n

Pneus<\/strong> – Deixar os pneus murchos pode deformar a cinta de metal interna, por isso \u00e9 preciso mant\u00ea-los sempre cheios e calibra-los com frequ\u00eancia. Em carros com pouco uso \u00e9 recomend\u00e1vel ficar atento ao prazo de validade dos pneus (indicado na lateral da pe\u00e7a), que ficam ressecados e mais suscet\u00edveis a danos em contato com o asfalto. E, como em todos os ve\u00edculos, ainda \u00e9 recomendado observar a marca\u00e7\u00e3o entre as fissuras que indica a hora da troca (TWI), mesmo em itens que ainda n\u00e3o venceram.<\/p>\n

\u00d3leos<\/strong> – Fiquem atentos a vazamentos de \u00f3leo que podem ser do sistema de dire\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica, do motor ou mesmo da caixa de transmiss\u00e3o. Observe tamb\u00e9m o consumo de \u00f3leo do motor, sempre verificando o seu n\u00edvel na vareta para que n\u00e3o trabalhe sem \u00f3leo, o que poder\u00e1 travar o motor.<\/p>\n

Para mais informa\u00e7\u00f5es sobre o CESVI Brasil, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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