Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":318,"date":"2017-12-14T15:45:31","date_gmt":"2017-12-14T18:45:31","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=318"},"modified":"2017-12-14T14:14:11","modified_gmt":"2017-12-14T17:14:11","slug":"dodge-dart-1977-vai-encarar","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/dodge-dart-1977-vai-encarar\/","title":{"rendered":"Dodge Dart 1977: Vai encarar?"},"content":{"rendered":"

Dodge Dart 1977 n\u00e3o tem medo da concorr\u00eancia: propulsor 318, retificado e preparado, desafia os mais valent\u00f5es. Com Junior \u201cCigano\u201d dos Santos ao volante, fica ainda mais f\u00e1cil<\/strong><\/h2>\n

Texto: Vitor Giglio
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Dodge Dart 1977<\/strong><\/h3>\n

Qualquer apaixonado por carros que cruzasse nas ruas um Dodge Dart Gran Sed\u00e3, modelo 1977, tentaria segui-lo o m\u00e1ximo de tempo poss\u00edvel para admirar as linhas, os detalhes, e o som gerado pela m\u00e1quina. Mas se, por acaso, ao seu lado estivesse um modelo conduzido pelo lutador de MMA Junior dos Santos, o Cigano, campe\u00e3o dos pesos-pesados do UFC \u2013 Ultimate Fighting Championship \u2013 a rea\u00e7\u00e3o de nove em cada 10 pessoas seria: com licen\u00e7a, me desculpe, mas o seu carro \u00e9 espetacular, sabia?<\/p>\n

\"Dodge<\/a>
Cigano<\/figcaption><\/figure>\n

E olha que n\u00e3o se trata de algo distante da realidade: O Dart 77<\/a> que ilustra essa reportagem pertence \u00e0 Pretorian Hard Sports, empresa que desenvolve equipamentos espec\u00edficos para esportes de contato, da qual Junior dos Santos \u00e9 garoto-propaganda. Enquanto a hist\u00f3ria do MMA data de meados dos anos 90, atingindo seu \u00e1pice nos dias de hoje, os primeiros passos deste modelo foram dados em 1972. Ele foi desenvolvido para atender \u00e0s expectativas de consumidores mais exigentes. Apesar disso, a venda dos modelos Gran Sed\u00e3 n\u00e3o acompanhou todo este \u201coba-oba\u201d e ele saiu de linha em 1978, momento em que a Chrysler passou a se dedicar com mais afinco ao Charger R\/T.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Muscle Cars: Arte fotogr\u00e1fica.<\/a><\/p>\n

A estiliza\u00e7\u00e3o do modelo que ilustra esta reportagem foi encomendada \u00e0 Garage Old School, de S\u00e3o Paulo, por Ruy Drever e Alexandro Bussi, da Pretorian. O servi\u00e7o, que incluiumodifica\u00e7\u00f5es tanto no aspecto visual, quanto nas acomoda\u00e7\u00f5es internas e na mec\u00e2nica, levou cerca de seis meses para ser conclu\u00eddo. \u201cA inten\u00e7\u00e3o era deix\u00e1-lo com impress\u00f5es mais robustas e agressivas\u201d, conta Cosme Santos, da Garage Old School.<\/p>\n

\"Dodge<\/a>
Dodge Dart 1977<\/figcaption><\/figure>\n

Alma de campe\u00e3o<\/strong><\/p>\n

O propulsor original da fera, um Dodge 318, foi mantido, por\u00e9m, retificado e preparado. O conjunto recebeu coletor de admiss\u00e3o Mopar e comando 276\u00ba\/286\u00ba e tucho Federal Mogul, com faixa b\u00e1sica de RPM entre 2.000 e 4.500RPM e RPM m\u00e1ximo de 5.500. Foram adotados outros novos componentes, como pist\u00e3o Sealed Power .40, distribuidor, m\u00f3dulo de igni\u00e7\u00e3o e bobina MSD, carburador Edelbrock 600, alternador cromado de 120A, tampa de v\u00e1lvula Mopar e filtro de ar Edelbrock.<\/p>\n

\"Dodge<\/a>
Dodge Dart 1977<\/figcaption><\/figure>\n

M\u00ednimos detalhes<\/strong><\/p>\n

De acordo com Cosme, o Dodge chegou \u00e0 oficina em aparente bom estado, e andando. Os upgrades inclu\u00edram a remo\u00e7\u00e3o da pintura \u2013 o que acabou por revelar muita massa e ondula\u00e7\u00e3o. O modelo foi ent\u00e3o rebatido e alinhado. Al\u00e9m disso, foram feitas soldas e reparos na longarina, que n\u00e3o estava boa. A colora\u00e7\u00e3o branca do modelo ficou no passado. O Dart exibe agora uma tonalidade preto Ninja-2, da PPG. A grade original foi substitu\u00edda por um modelo do Charger RT e a lanterna traseira por vers\u00f5es do Dart 1969. Al\u00e9m disso, o retrovisor do Bel Air 1957 tamb\u00e9m foi adotado e, na parte externa, as modifica\u00e7\u00f5es encerram-se com a ades\u00e3o de rodas American Racing Torq Thrust 2.1 15×7, que rodam envoltas por pneus Cooper Cobra de medidas 215x65x15 na dianteira e 225x65x15 na traseira.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Dodge Dart 1973: Muscle de arrepiar.<\/a><\/p>\n

Ambiente rubro-negro<\/strong><\/p>\n

O interior do sed\u00e3 disp\u00f5e de bancos (com o logo da Pretorian estilizado) e laterais de porta em couro bord\u00f4. Al\u00e9m disso, os carpetes e o teto, de camur\u00e7a, apresentam a mesma tonalidade. O painel original foi mantido, sendo que neste, apenas o aplique de madeira foi dispensado. Volante e retrovisor interno da Colorado Custom, ma\u00e7anetas e puxadores Billet Specialties e ar-condicionado foram outros acess\u00f3rios inclu\u00eddos no projeto.<\/p>\n

Enquanto Junior dos Santos continuar\u00e1 treinando com equipamentos Pretorian para manter o posto de n\u00famero 1 dos pesos pesados do UFC, o Dodge Dart Gran Sed\u00e3 1977 da marca ir\u00e1 brigar com quaisquer outros sed\u00e3s da \u00e9poca pelo posto de n\u00famero 1 da categoria.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Chevelle Malibu 1969: ele me escolheu\u2026<\/a><\/p>\n