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{"id":3286,"date":"2017-11-18T11:00:38","date_gmt":"2017-11-18T14:00:38","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=3286"},"modified":"2017-11-17T13:39:50","modified_gmt":"2017-11-17T16:39:50","slug":"novos-desafios-para-esse-ford-tudor-1929","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/novos-desafios-para-esse-ford-tudor-1929\/","title":{"rendered":"Ford Tudor 1929: Novos desafios"},"content":{"rendered":"

Restaurador experiente com muscle cars decide mudar de ares e monta Ford Tudor 1929 com configura\u00e7\u00e3o cl\u00e1ssica<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Tudor 1929<\/strong><\/h3>\n

O universo dos carros antigos \u00e9 imenso e dentro dele existem, al\u00e9m dos hot rods, outras vertentes, como os modelos custom, rat rods e muscle cars<\/a>. Estes \u00faltimos praticamente uma cultura \u00e0 parte e s\u00edmbolos da ind\u00fastria automobil\u00edstica das d\u00e9cadas de 1960 e 70. Durante mais de 15 anos, os muscle foram a paix\u00e3o e a ocupa\u00e7\u00e3o do restaurador paulistano Jo\u00e3o Luiz Martins, mais conhecido entre os rodders como J. Wayne. \u201cSempre tive muscle cars, apesar de gostar muito dos hots antigos, e at\u00e9 hoje monto muitos muscles para amigos e clientes e, por j\u00e1 ter trabalhado tanto tempo neste universo, decidi que faria um hot para mim\u201d. A ideia de Wayne era montar um projeto como era feito no passado: pegar uma \u201ccharrete sem cavalo\u201d, com motor fraco, e deix\u00e1-la r\u00e1pida e segura.<\/p>\n

Quando adquiriu este Tudor, em 2004, Wayne n\u00e3o fez grandes mudan\u00e7as no projeto original (original mesmo, com freios a var\u00e3o e motor flathead 4 cilindros) e por um bom tempo ele foi a encontros e utilizou o carro como saiu de f\u00e1brica, tendo conseguido at\u00e9 placa preta. Contudo, em dado momento, o projeto passou a n\u00e3o mais a satisfaz\u00ea-lo, principalmente nos quesitos conforto e pot\u00eancia. \u201cDecidi dar um basta e criar um hot nost\u00e1lgico, mesmo sabendo das dificuldades para construir um projeto neste n\u00edvel\u201d, comenta.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1929: Calhambeque que nada.<\/a><\/p>\n

Para baixo<\/strong><\/p>\n

As maiores mudan\u00e7as na carroceria do Tudor tiveram como objetivo reduzir sua altura em rela\u00e7\u00e3o ao solo. O chassi foi rebaixado na frente, em corte em \u201cZ\u201d, rebaixando em 100 mm a parte dianteira do ve\u00edculo, onde foi adotada a suspens\u00e3o modelo \u201csuicide\u201d. A traseira foi montada com o objetivo de abrigar a suspens\u00e3o do tipo ladder bar, com amortecedores coil overs. Com a dianteira e a traseira montadas, a altura do carro caiu mais 250mm. Al\u00e9m disso, a carroceria foi embutida no chassi mais 150 mm. Ou seja, em rela\u00e7\u00e3o ao Tudor original, o modelo de Wayne est\u00e1 500 mm mais baixo. O assoalho original em madeira deu lugar a uma chapa de a\u00e7o cuidadosamente modelada, pois quando a carroceria foi rebaixada, algumas partes da mec\u00e2nica \u201centraram\u201d no carro.<\/p>\n

A carroceria teve a funilaria e a pintura refeitas. A pigmenta\u00e7\u00e3o foi feita em PU, adornada com filetes nas cores vermelho e areia. Na traseira, foi feito um pinstriping<\/a>. Todas as manivelas, ma\u00e7anetas e acess\u00f3rios externos s\u00e3o originais do carro. Os vidros verdes receberam grava\u00e7\u00f5es com s\u00edmbolos da Ford, nos padr\u00f5es originais. As rodas s\u00e3o 16\u201d, originais do Ford 35<\/a>, montadas em pneus 6.50 na frente e 7.00 na parte traseira.<\/p>\n\n