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{"id":336,"date":"2016-01-21T14:50:31","date_gmt":"2016-01-21T17:50:31","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=336"},"modified":"2016-01-21T14:50:31","modified_gmt":"2016-01-21T17:50:31","slug":"nao-e-quem-parece","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/nao-e-quem-parece\/","title":{"rendered":"N\u00e3o \u00e9 quem parece"},"content":{"rendered":"

Da s\u00e9rie \u201c\u00cdcones da Hot Rod Cultura\u201d, um pouco da hist\u00f3ria de Clay Smith e de seu Mr. Horsepower<\/em><\/strong><\/p>\n

Texto: Victor Rodder<\/em>
\nFotos: Arquivo pessoal<\/em><\/p>\n

A p\u00f3s um come\u00e7o de ano animado, vamos contar um pouquinho da hist\u00f3ria de Clay Smith e de seu \u201cMr. Horsepower\u201d! Todos conhecem a imagem do \u201cpicapau\u201d vermelho de express\u00e3o desafiadora e que carrega em seu bico amarelo um charuto fumegante. Mas nem todos sabem que Mr. Horsepower, como \u00e9 conhecida a imagem, \u00e9 na verdade o logotipo da Clay Smith Cams, empresa fundada em 1931, e que nada tem a ver com o personagem de desenho animado criado pelo est\u00fadio de anima\u00e7\u00e3o de Walter Lantz e distribu\u00eddo pela Universal Pictures em 1940. Mr. Horsepower \u00e9 uma caricatura do seu fundador, Clay Smith, e \u00e9 sin\u00f4nimo de velocidade, performance e muitos cavalos de pot\u00eancia desde os anos 30! Mas essa hist\u00f3ria come\u00e7ou pelo menos uma d\u00e9cada antes.<\/p>\n

O legado de Clay \u201cMr. Horsepower\u201d Smith remonta \u00e0 sua inf\u00e2ncia. Clay era um menino agitado, cheio de ideias e, principalmente, fascinado pelas centenas de pe\u00e7as de precis\u00e3o necess\u00e1rias para montar o verdadeiro quebra-cabe\u00e7a que \u00e9 um motor de corrida. Com seus cabelos vermelhos arrepiados, aos 12 anos Clay passava os dias rondando a loja e oficina de Pierre \u201cPete\u201d Bertrand, famoso corredor do Kansas da d\u00e9cada de 1920 e que, logo ap\u00f3s a grande depress\u00e3o nos EUA, havia se mudado para a Calif\u00f3rnia. J\u00e1 naquela \u00e9poca essa regi\u00e3o era o melhor lugar para corredores e apreciadores de motores potentes, e foi l\u00e1, no ber\u00e7o da Hot Rod Culture, que Pete decidiu que abriria talvez a primeira loja dos EUA especializada em pe\u00e7as automotivas de alta performance.<\/p>\n

Clay Smith era fascinado por motores e sua esperteza e singularidade envolveram Bertrand, que acabou por apadrinh\u00e1-lo, passando a lhe ensinar todos os truques e manhas necess\u00e1rias para preparar um motor de corridas. Em 1931, Clay Smith trabalhava na empresa de Pete, como chefe de oficina e l\u00edder de equipe de corridas, quando sua primeira cria\u00e7\u00e3o passou a fazer sucesso. Os comandos de v\u00e1lvula preparados para melhorar o desempenho de motores de corrida de Clay Smith foram o estopim para que, rapidamente, seu talento e as t\u00e9cnicas inovadoras em engenharia fossem reconhecidas pela ind\u00fastria de corridas. E, naquele mesmo ano de 1931, Clay fundou sua primeira empresa, em Long Beach, Calif\u00f3rnia: a Smith & Jones Camshafts!<\/p>\n

Clay continuava trabalhando na empresa de Pete, mas n\u00e3o demorou para que seu nome e talento individual despontassem. Clay, al\u00e9m de ser um bom competidor, preparava motores para carros e barcos de corrida, e suas habilidades foram respons\u00e1veis por uma sucess\u00e3o de recordes de velocidade nas pistas e nos lagos (secos e \u201cmolhados\u201d) do Sul da Calif\u00f3rnia, fazendo com que os competidores ficassem hipnotizados pelo desempenho de seus produtos.<\/p>\n

Pr\u00f3prio neg\u00f3cio<\/strong><\/p>\n

Em 1942, o mentor de Clay Smith, Bertrand, morreu de pneumonia. Smith ent\u00e3o demonstrou que tinha n\u00e3o s\u00f3 talento como engenheiro, mas tamb\u00e9m como empres\u00e1rio, comprando a companhia na qual aprendeu grande parte do que sabia, passando de empregado a propriet\u00e1rio de uma das primeiras empresas de pe\u00e7as de performance do pa\u00eds. Clay Smith renomeou a empresa de Bertrand, solidificando o nome Clay Smith Cams e aos poucos ia mostrando a todos que de fato sua fama era merecida. Numa \u00e9poca em que as corridas de barcos excitavam tanto quanto as de carro, a parceria com Stroppe trazia \u00f3timos resultados e realmente impressionava. Tanto que chamou a aten\u00e7\u00e3o inclusive dos engenheiros e diretores da Ford quando, em 1947, a dupla venceu uma regata com o hidroavi\u00e3o de Art Hall, que era impulsionado por um motor de 6 cilindros em linha da Ford. Clay teve de modificar o sistema de press\u00e3o de \u00f3leo e corrigir um problema de vibra\u00e7\u00e3o para adaptar o motor Ford e possibilitar sua utiliza\u00e7\u00e3o na \u00e1gua. Isso garantiu n\u00e3o s\u00f3 o primeiro lugar na competi\u00e7\u00e3o, como uma s\u00e9rie de contratos com a Ford para desenvolvimento e aperfei\u00e7oamento de projetos especiais no futuro.<\/p>\n

Mas mesmo com o sucesso de seus empreendimentos, Smith n\u00e3o tirava as m\u00e3os da graxa e do volante. Continuou a competir e a construir e preparar seus pr\u00f3prios motores, fazendo com que o sucesso da venda de pe\u00e7as de performance apenas aumentasse. Clay pessoalmente se encarregava de finalizar os comandos de v\u00e1lvula que constru\u00eda, ajustando as pe\u00e7as para que servissem perfeitamente a um determinado motor. Al\u00e9m disso, Clay costumava rebaixar ele mesmo os cabe\u00e7otes de motores e construir as bombas e distribuidores de combust\u00edvel que equipavam seus motores. Clay Smith acreditava que a melhor publicidade era a satisfa\u00e7\u00e3o de seus clientes e os trof\u00e9us na prateleira. E foi assim que Mr. Horsepower entrou na d\u00e9cada de 50: vendendo bons produtos e servi\u00e7os, ganhando corridas e exalando testosterona.<\/p>\n

O pica-pau que rosnava atr\u00e1s de um volante e mastigava charutos era reconhecido como sin\u00f4nimo de pot\u00eancia e bons resultados. E foi na d\u00e9cada de 50 que o reconhecimento nacional e internacional de Clay Smith e de sua empresa chegou. Em 1950 e nos anos seguintes, Smith participa da primeira \u201cCarrera Panamericana\u201d – uma maratona de quase duas mil milhas e que tinha a inten\u00e7\u00e3o de promover o rec\u00e9m pavimentado sistema de rodovias do M\u00e9xico – e em 1952 vence as 500 milhas de Indian\u00e1polis. Mas isso \u00e9 assunto para a pr\u00f3xima edi\u00e7\u00e3o, na qual tamb\u00e9m contarei sobre o tr\u00e1gico acidente em 1954, como a marca se consolidou, transformando-se em um neg\u00f3cio de fam\u00edlia at\u00e9 os dias de hoje, e sobre a campanha \u201cBrazilian Horsepower\u201d!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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