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{"id":345,"date":"2018-04-15T14:53:34","date_gmt":"2018-04-15T17:53:34","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=345"},"modified":"2018-04-12T17:29:11","modified_gmt":"2018-04-12T20:29:11","slug":"veja-as-melhores-opcoes-de-cambio-automatico-para-seu-hot-rod","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/veja-as-melhores-opcoes-de-cambio-automatico-para-seu-hot-rod\/","title":{"rendered":"Veja as melhores op\u00e7\u00f5es de c\u00e2mbio autom\u00e1tico para seu hot rod"},"content":{"rendered":"

Saiba como funciona e veja as melhores op\u00e7\u00f5es para equipar seu hot rod<\/strong><\/h2>\n

Texto: Manoel G. M. Bandeira
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

C\u00e2mbio autom\u00e1tico<\/strong><\/h3>\n

Opa! Est\u00e1 faltando alguma coisa. N\u00e3o deveria haver outro pedal ali? A falta do terceiro pedal denuncia: \u00e9 um carro autom\u00e1tico. Sem embreagem, os c\u00e2mbios autom\u00e1ticos mudam as marchas sem que o motorista precise fazer absolutamente nada. Basicamente, um sistema hidr\u00e1ulico comanda as mudan\u00e7as, reconhece o giro do motor e a velocidade alcan\u00e7ada, troca as marchas e mant\u00e9m o giro do motor praticamente constante, independentemente da velocidade atingida. Essas caixas de marchas come\u00e7aram a ser utilizadas em larga escala nos famosos carr\u00f5es norte-americanos da d\u00e9cada de 1950. Isso, apesar de j\u00e1 serem comercializadas muito antes em alguns modelos de luxo, como Cadillac<\/a>, Buick e Oldsmobile<\/a>.<\/p>\n

\"pagina62-1\"<\/a><\/p>\n

Como funciona? Nos c\u00e2mbios convencionais, chamados de c\u00e2mbios mec\u00e2nicos, a embreagem acopla o motor ao c\u00e2mbio. Quando pisamos na embreagem, ela simplesmente desconecta o motor da caixa, ou seja, o motor gira livre, proporcionando, assim, a troca de marchas. No caso do c\u00e2mbio autom\u00e1tico, quem faz as vezes da embreagem \u00e9 o conversor de torque. O conversor de torque nada mais \u00e9 do que uma bomba de \u00f3leo centr\u00edfuga que, por meio de suas aletas internas, bombeia \u00f3leo sob press\u00e3o para o conjunto hidr\u00e1ulico. Simplificando as coisas: quanto mais aumenta a rota\u00e7\u00e3o do motor, maior \u00e9 a press\u00e3o do \u00f3leo enviado pelo conversor de torque. Quando esta press\u00e3o chega a um ponto determinado, uma v\u00e1lvula se abre e d\u00e1 passagem ao \u00f3leo, que aciona um conjunto de cintas e discos que, por sua vez, aciona outro sistema integrado de engrenagens e planet\u00e1rias, fazendo assim a marcha necess\u00e1ria \u00e0 velocidade do ve\u00edculo.<\/p>\n

Numa caixa de c\u00e2mbio mec\u00e2nica, temos dois conjuntos principais de engrenagens que, dependendo da posi\u00e7\u00e3o em que est\u00e3o conectados, fazem as v\u00e1rias marchas dispon\u00edveis. J\u00e1 no sistema de c\u00e2mbio autom\u00e1tico, temos um conjunto de planet\u00e1rias que, dependendo de como est\u00e3o conectadas entre elas, determinam a velocidade transmitida ao diferencial.<\/p>\n

Op\u00e7\u00f5es de comando<\/strong><\/p>\n

As caixas de c\u00e2mbio autom\u00e1ticas mais encontradas t\u00eam as seguintes op\u00e7\u00f5es de comandos: Posi\u00e7\u00e3o \u201cP\u201d: vem da palavra \u201cPark\u201d em ingl\u00eas, que significa parado ou estacionado. Utilizada para estacionar, recomendada para dar a partida garantindo que o carro fique parado, pois bloqueia as rodas de tra\u00e7\u00e3o. Posi\u00e7\u00e3o \u201cR\u201d: vem da palavra \u201cReverse\u201d, ou seja marcha a r\u00e9. Posi\u00e7\u00e3o \u201cN\u201d: Neutral, \u00e9 o ponto morto. Pode ser utilizada ao dar a partida e desligar o ve\u00edculo, n\u00e3o bloqueia as rodas de tra\u00e7\u00e3o. Em um carro com c\u00e2mbio autom\u00e1tico, n\u00e3o \u00e9 aconselh\u00e1vel rodar com o c\u00e2mbio na posi\u00e7\u00e3o \u201cN\u201d (ponto morto), pois o c\u00e2mbio ficaria sem lubrifica\u00e7\u00e3o, o que pode ocasionar s\u00e9rios danos. Posi\u00e7\u00e3o \u201cD\u201d: Drive, ou dirigir, em portugu\u00eas. Esta \u00e9 a op\u00e7\u00e3o que realmente torna o carro autom\u00e1tico, pois troca as marchas no giro determinado pela press\u00e3o do \u00f3leo do conversor de torque. \u00c9 a posi\u00e7\u00e3o mais utilizada.<\/p>\n

\"pagina63-1\"<\/a><\/p>\n

Posi\u00e7\u00f5es 3 – 2 – 1:<\/em> estas posi\u00e7\u00f5es permitem ao usu\u00e1rio uma utiliza\u00e7\u00e3o muito parecida com a de um c\u00e2mbio mec\u00e2nico, pois quando utilizamos a posi\u00e7\u00e3o \u201c1\u201d por exemplo, o c\u00e2mbio permanece em primeira marcha, s\u00f3 mudando para segunda quando levarmos a alavanca para a posi\u00e7\u00e3o \u201c2\u201d. Este artif\u00edcio pode ser utilizado tanto para dire\u00e7\u00e3o esportiva, como uma arrancada mais forte, como tamb\u00e9m para a redu\u00e7\u00e3o de marchas, ajudando a reduzir a velocidade atrav\u00e9s do freio motor. Para seu hot rod Abaixo, algumas das caixas de c\u00e2mbio autom\u00e1ticas mais utilizadas em hot rods.<\/p>\n

Power Glide:<\/em> utilizada nos Chevrolet em sua primeira vers\u00e3o, com corpo de ferro fundido, de 1950 a 1963. Em 1963 passou a ser fabricada com carca\u00e7a de alum\u00ednio (esta \u00e9 a mais procurada). A Power Glide \u00e9 a caixa mais requisitada para carros de arrancada. Ela tem apenas duas velocidades, o que representa um ganho consider\u00e1vel em arrancada, pois troca de marcha apenas uma vez.<\/p>\n

Turbo TH350:<\/em> com certeza um dos c\u00e2mbios mais utilizados em hot rods. Isso se d\u00e1 pela grande oferta de caixas e pe\u00e7as, principalmente no mercado americano. Algumas pessoas consideram que o TH350 \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o da Power Glide, por\u00e9m com n\u00edtidas caracter\u00edsticas herdadas da TH400, que equipava os Cadillacs a partir de 1963. Originalmente concebida com tr\u00eas velocidades, hoje pode ser encontrada com quatro ou cinco marchas. Existem kits de adapta\u00e7\u00e3o que funcionam como over-drive, desmultiplicando a velocidade de sa\u00edda, formando mais duas ou tr\u00eas marchas.<\/p>\n

\"pagina63-2\"<\/a><\/p>\n

C4: <\/em>este c\u00e2mbio come\u00e7ou sua vida em 1964, substituindo seu antecessor, conhecido nos EUA como \u201cCruise-o-matic\u201d que tinha carca\u00e7a de ferro fundido. O c\u00e2mbio C4 vinha com a novidade da carca\u00e7a de alum\u00ednio. Com tr\u00eas velocidades, \u00e9 um dos c\u00e2mbios mais encontrados no Brasil, pois equipava os Ford Maverick<\/a> e a fam\u00edlia Galaxie. \u00c9 um c\u00e2mbio leve na vers\u00e3o original e deve ser utilizado em motores de bloco pequeno, at\u00e9 302 polegadas.<\/p>\n

Torque Flite:<\/em> c\u00e2mbio utilizado pela Chrysler no Brasil, equivalente ao TH350 da GM, tamb\u00e9m opera com tr\u00eas velocidades e tem a carca\u00e7a em alum\u00ednio.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Suspens\u00e3o: Pra dentro das curvas.<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Saiba como funciona e veja as melhores op\u00e7\u00f5es para equipar seu hot rod Texto: Manoel G. M. Bandeira Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o C\u00e2mbio autom\u00e1tico Opa! Est\u00e1 faltando alguma coisa. N\u00e3o deveria haver outro pedal ali? A falta do terceiro pedal denuncia: \u00e9 um carro autom\u00e1tico. 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