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{"id":379,"date":"2016-11-26T15:00:19","date_gmt":"2016-11-26T18:00:19","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=379"},"modified":"2016-11-29T12:42:50","modified_gmt":"2016-11-29T15:42:50","slug":"379","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/379\/","title":{"rendered":"Zora Arkus-Duntov j\u00e1 antecipou prefer\u00eancia de rodders por motores GM"},"content":{"rendered":"

Sem bola de cristal, jovem engenheiro Zora Arkus-Duntov,\u00a0da Chevrolet, antecipa previs\u00e3o da prefer\u00eancia dos rodders pelos motores da marca<\/em><\/strong><\/p>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n

Em maio de 1953, a Chevrolet norte-americana contratou Zora Arkus-Duntov, engenheiro mec\u00e2nico de origem belga que marcaria a hist\u00f3ria desta montadora e tamb\u00e9m a hist\u00f3ria dos hot rods. Em dezembro daquele ano, Zora, um apaixonado pela velocidade, escreveu um interessante memorando direcionado ao engenheiro chefe da Chevrolet, que transcrevemos abaixo:<\/p>\n

\u201cPensamentos relativos aos jovens, hot rodders e Chevrolets\u201d O movimento Hot Rod e o interesse em coisas ligadas a performance e velocidade continuam crescendo. Uma prova disto: as publica\u00e7\u00f5es dedicadas aos hot rods e a prepara\u00e7\u00f5es, das quais cerca de meia d\u00fazia t\u00eam uma circula\u00e7\u00e3o muito grande e s\u00e3o distribu\u00eddas nacionalmente, n\u00e3o existiam h\u00e1 cerca de seis anos. De capa a capa, estas est\u00e3o cheias de Fords. N\u00e3o \u00e9 de se surpreender que a maioria dos hot rodders comam, durmam e sonhem com Fords modificados.<\/em><\/p>\n

Eles conhecem as pe\u00e7as de um Ford de ponta a ponta, e melhor do que o pr\u00f3prio pessoal da Ford. Um jovem, ao comprar uma revista destas pela primeira vez, \u00e9 imediatamente apresentado a um Ford. \u00c9 razo\u00e1vel supor que, quando hot rodders, ou pessoas influenciadas pelos hot rodders forem comprar um autom\u00f3vel, eles venham a comprar um Ford usado. \u00c0 medida que progridem em idade e renda, passar\u00e3o a comprar Fords seminovos, e em seguida, Fords novos. Devemos considerar que seria desej\u00e1vel fazer esses jovens simp\u00e1ticos aos carros da Chevrolet? Eu acho que estamos em uma posi\u00e7\u00e3o para realizar uma tentativa bem-sucedida. No entanto, h\u00e1 muitos fatores contr\u00e1rios:<\/em><\/p>\n

1. Lealdade e experi\u00eancia com a Ford.<\/em><\/p>\n

2. Ind\u00fastria de equipamentos de pot\u00eancia \u00e9 voltada aos Ford.<\/em><\/p>\n

3. Milhares est\u00e3o e v\u00e3o estar competindo com Ford.<\/em><\/p>\n

4. Aparecimento do novo motor V8 da Ford, agora, um ano antes de n\u00f3s (nota 1).<\/em><\/p>\n

Quando uma linha superior de motores GM V8 apareceu, h\u00e1 alguns anos (nota 2), houve poucas e n\u00e3o muito bem-sucedidas tentativas para desenvolv\u00ea-los. Al\u00e9m disso, o aparecimento do Chrysler Hemi V8 (nota 3) foi recebida com relut\u00e2ncia, apesar da semelhan\u00e7a com os motores Ford Flathead equipados com os cabe\u00e7otes Ardun (nota 4), que foram bem aceitos pelos hot rodders. Este ano \u00e9 o primeiro em que os motores Chrysler preparados tiveram sucesso. Os registros das competi\u00e7\u00f5es de velocidade no lago seco de Bonneville s\u00e3o divididos entre os motores Ardun-Ford e Chrysler.<\/em><\/p>\n

Como todas as pessoas, hot rodders s\u00e3o atra\u00eddos pela novidade. No entanto, a experi\u00eancia lhes ensinou que o desenvolvimento de um novo motor \u00e9 caro e consome muito tempo. Da minha observa\u00e7\u00e3o constato que um hot rodder consome cerca de tr\u00eas anos para ter \u00eaxito no desenvolvimento de um novo motor. O novo motor Ford lan\u00e7ado em 1954 chegar\u00e1 neste patamar entre 1956 e 1957. O potencial do nosso novo motor Chevrolet V8, lan\u00e7ado em 1955, \u00e9 extremamente alto. Mas, se deixarmos as coisas seguirem seu curso natural, estaremos um ano atr\u00e1s. E al\u00e9m do que poucos hot rodders v\u00e3o pegar um motor Chevrolet para desenvolver. Um fator que poderia superar esta dificuldade seria o desenvolvimento de equipamentos de pot\u00eancia pela pr\u00f3pria Chevrolet.<\/em><\/p>\n

Se o uso do motor Chevrolet, pelos hot rodders, for facilitado, e as primeiras tentativas forem coroadas de \u00eaxito, o novo motor V8 Chevrolet n\u00e3o ter\u00e1 o estigma do custo de um Cadillac ou Chrysler, e poder\u00e1 tomar o lugar do motor Ford antecipadamente. Isso significa que o desenvolvimento de uma variedade de pe\u00e7as especiais, como comandos, v\u00e1lvulas, molas, coletores, pist\u00f5es, e tal, devem ser colocados \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o do p\u00fablico.<\/em><\/p>\n

Para consolidarmos o sucesso neste campo, dever\u00e3o ser ofertadas pe\u00e7as de pot\u00eancia, n\u00e3o s\u00f3 para o motor, mas componentes de chassis tamb\u00e9m. Na verdade, pe\u00e7as de ligas leves e partes de freio com materiais compostos j\u00e1 est\u00e3o na agenda do Grupo de Pesquisa e desenvolvimento da Chevrolet.<\/em><\/p>\n

Estes pensamentos s\u00e3o oferecidos pelo que valem: um homem pensando sobre o assunto em voz alta.<\/em><\/p>\n

Assinado: Z. Arkus-Duntov<\/em><\/p>\n

\"zorawheel\"<\/a><\/p>\n

Nota 1: A Ford, em 1954, substituiu o famoso motor V8 \u201cFlathead\u201d pelo V8 com bloco em \u201cY\u201d ( o mesmo motor que no Brasil equipava os caminh\u00f5es Ford e os primeiros Galaxie).<\/p>\n

Nota 2: A General Motors passou a equipar o Cadillac e o Oldsmobile com modernos motores V8 nos modelos de 1949.<\/p>\n

Nota 3: Motor V8 lan\u00e7ado pela Chrysler em 1951 de grande efici\u00eancia devido a c\u00e2maras de combust\u00e3o hemisf\u00e9ricas.<\/p>\n

Nota 4: Os cabe\u00e7otes Ardun transformavam um motor Ford \u201cflathead\u201d de v\u00e1lvulas laterais em um eficiente motor com v\u00e1lvulas no cabe\u00e7ote e c\u00e2maras hemisf\u00e9ricas.<\/p>\n

Este equipamento foi desenvolvido anos antes pelo pr\u00f3prio Zora e seu irm\u00e3o. Zora Arkus-Duntov deveria ter, na \u00e9poca, uma bola de cristal, pois suas considera\u00e7\u00f5es foram quase uma previs\u00e3o do futuro. O novo motor V8 lan\u00e7ado com o Chevrolet 1955 fornecia, na sua vers\u00e3o b\u00e1sica, 162 HP, mas com a op\u00e7\u00e3o \u201cPower Pack\u201d (carburador quadrijet e escapamentos duplos) fazia a pot\u00eancia pular para 180 HP.<\/p>\n

J\u00e1 no Corvette 1955, este mesmo motor equipado com um quadrijet, escapamentos duplos e um comando de v\u00e1lvulas de maior abertura fornecia 195 HP. O Chevrolet, que at\u00e9 1954 era considerado um carro \u201cpacato\u201d, com seu motor de seis cilindros de pouca pot\u00eancia, passou, a partir de 1955, a ser desejado tamb\u00e9m pelo p\u00fablico mais jovem. Nos anos seguintes a Chevrolet foi aumentando a capacidade c\u00fabica deste motor e, consequentemente, a pot\u00eancia. E o que parecia imposs\u00edvel aconteceu: os hot rodders passaram a preferir o motor Chevrolet em vez do motor Ford. E esta prefer\u00eancia permanece at\u00e9 os dias de hoje, quando a maioria dos hot rods americanos s\u00e3o modelos Ford equipados com motores Chevy!<\/p>\n

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