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{"id":3809,"date":"2017-03-15T15:06:29","date_gmt":"2017-03-15T18:06:29","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=3809"},"modified":"2018-02-21T14:23:44","modified_gmt":"2018-02-21T17:23:44","slug":"evolucao-da-roda-em-cem-anos-automovel","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/evolucao-da-roda-em-cem-anos-automovel\/","title":{"rendered":"Veja a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel"},"content":{"rendered":"

Acompanhe a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel. Modelo mais recente remete \u00e0 d\u00e9cada de 1920!<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Evolu\u00e7\u00e3o da roda<\/strong><\/h3>\n

H\u00e1 mais de cem anos o autom\u00f3vel povoa as estradas mundo afora. Inicialmente era apenas uma simples charrete sem cavalos e evoluiu para modelos nos quais o estilo \u00e9 t\u00e3o importante quanto seu desempenho na estrada. Apesar disso, um elemento com grande import\u00e2ncia no estilo dos carros permanece por mais de cem anos com a mesma forma: as rodas.<\/p>\n

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Roda raiada do Benz 1879<\/figcaption><\/figure>\n

O Benz 1879 foi considerado o primeiro carro produzido. O modelo utilizava rodas raiadas cal\u00e7adas com pneus de borracha maci\u00e7a. Essas rodas pareciam com as de bicicleta e, como tal, n\u00e3o muito robustas. Com a evolu\u00e7\u00e3o do carro foram necess\u00e1rias rodas mais fortes e o material escolhido para faz\u00ea-las n\u00e3o parecia o mais apropriado: a madeira.<\/p>\n

Rodas de madeira<\/strong><\/p>\n

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Roda de madeira<\/figcaption><\/figure>\n

O primeiro carro produzido por Henry Ford, em 1896, dentro da sua pr\u00f3pria casa, usava rodas raiadas de metal. J\u00e1 o primeiro carro produzido por sua f\u00e1brica, em 1903, a Ford Motor Company<\/a>, utilizava rodas com raios de madeira. As carro\u00e7as, at\u00e9 ent\u00e3o o meio de transporte utilizado por todos, sempre usaram rodas feitas com madeira. Esse tipo de roda era empregado desde o tempo dos eg\u00edpcios. Para evitar o desgaste prematuro, elas eram revestidas externamente com uma l\u00e2mina de metal. Num autom\u00f3vel, o aro externo, onde eram instalados o pneu e a c\u00e2mara, tamb\u00e9m era feito de metal. Metal tamb\u00e9m era empregado no miolo da roda. A madeira era usada nos raios e eventualmente na base externa. A madeira extra\u00edda da nogueira era a mais usada, pois era dura e resistente.<\/p>\n

Rodas raiadas<\/strong><\/p>\n

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Roda do Ford 1928<\/figcaption><\/figure>\n

No final da d\u00e9cada de 1920, os fabricantes come\u00e7aram a ofertar a op\u00e7\u00e3o de rodas met\u00e1licas raiadas, mais leves que as similares em madeira. A Ford passou a oferecer essa op\u00e7\u00e3o em 1926, e o pneu usado era o mesmo do aro de madeira, de 21 polegadas. A partir do modelo de 1928, a Ford descontinuou os aros de madeira. Os Ford foram equipados com aros raiados apenas at\u00e9 1935. Por sorte estes \u00faltimos modelos eram aros de 16 polegadas de di\u00e2metro.\u00a0 Esse aro, do Ford 1935, se tornou nos anos seguintes muito popular entre os rodders, pois havia uma boa oferta de pneus nessa medida.<\/p>\n

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Roda raiada esportiva: presa apenas por uma enorme porca central<\/figcaption><\/figure>\n

Outra faceta das rodas raiadas \u00e9 a associa\u00e7\u00e3o com carros esportivos. Modelos de Ferrari da d\u00e9cada de 70 ainda eram equipados com este tipo de roda. Diferentemente das rodas de um Fordinho, as rodas esportivas eram feitas com materiais de primeira qualidade e com sistema de engate r\u00e1pido. Nesse sistema, a roda era presa aos eixos por uma enorme porca central do tipo borboleta.<\/p>\n

Rodas de metal estampadas<\/strong><\/p>\n

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Roda \u201cdisco\u201d de Packard 1926<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1927, o comprador de um luxuoso Cadillac<\/a> podia escolher entre tr\u00eas op\u00e7\u00f5es de rodas. A primeira op\u00e7\u00e3o, seis rodas com raios de madeira, custariam 200 d\u00f3lares. Duas rodas eram os estepes, montados nas laterais do carro, em um nicho na parte traseira dos para-lamas dianteiros. Se a escolha fosse por seis rodas raiadas de metal, o valor cairia para 175 d\u00f3lares. E a terceira op\u00e7\u00e3o, a mais barata, eram rodas de metal estampadas, que custariam 25 d\u00f3lares o jogo com seis unidades. O desenho dessas rodas era quase plano, todo fechado e sem calota, por isso eram chamadas de rodas “disco”. Apesar de mais em conta, as rodas estampadas s\u00f3 “decolariam” v\u00e1rios anos depois.<\/p>\n

Rodas de metal estampadas se tornaram o padr\u00e3o nos Ford de 1936. Diferentemente das rodas “disco”, essas rodas tinham partes vazadas e usavam uma calota grande para esconder os parafusos. Essa roda era fixada nos tambores com cinco parafusos num di\u00e2metro maior que o padr\u00e3o usado at\u00e9 1935. Em 1940 as rodas dos Ford voltaram a usar a mesma fura\u00e7\u00e3o de 1935, uma calota menor e n\u00e3o tinham furos. Essa roda de 16 polegadas equipou os Ford at\u00e9 1948 e veio a se tornar a roda padr\u00e3o dos hot rods na d\u00e9cada de 50. E esse modelo continua sendo extremamente popular at\u00e9 hoje, na vers\u00e3o de 15 polegadas.<\/p>\n

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Roda raiada do Ford 1936<\/figcaption><\/figure>\n
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Roda de metal do Ford 1936<\/figcaption><\/figure>\n
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Roda de metal do Ford 1940: padr\u00e3o nos hot rods da d\u00e9cada de 50<\/figcaption><\/figure>\n

Rodas de ligas leves<\/strong><\/p>\n

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Roda de alum\u00ednio do Bugatti 1924<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Roda com centro de alum\u00ednio do Cadillac 1955<\/figcaption><\/figure>\n

Fundidas em alum\u00ednio ou magn\u00e9sio, as rodas de liga leve viriam a se tornar, a partir do come\u00e7o da d\u00e9cada de 60, a roda padr\u00e3o de um hot rod<\/a>. Sua \u00fanica desvantagem seria o maior custo de fabrica\u00e7\u00e3o. J\u00e1 as vantagens seriam v\u00e1rias. A principal era o menor peso, que facilitaria, e muito, o trabalho da suspens\u00e3o. O alum\u00ednio e o magn\u00e9sio t\u00eam melhor condu\u00e7\u00e3o t\u00e9rmica que o ferro, e o calor gerado pelos freios seria melhor dissipado. Por fim, o processo de fabrica\u00e7\u00e3o por fundi\u00e7\u00e3o permite a cria\u00e7\u00e3o de qualquer desenho de roda.<\/p>\n

Esse modelo de roda apareceu pela primeira vez no Bugatti Type 35 de 1924, bem na \u00e9poca das rodas de madeira. Pelo maior custo, ficava restrito a carros de competi\u00e7\u00e3o de velocidade. O primeiro carro americano de linha a us\u00e1-las foi a Cadilac 1955, mas apenas o miolo da roda era feito de alum\u00ednio.<\/p>\n

Nos hot rods as rodas de liga se tornaram populares por conta da empresa norte-americana American Racing Equipment, com o lan\u00e7amento da roda “Torq-Thrust”, no come\u00e7o da d\u00e9cada de 1960. Com um desenho simples e elegante, esse modelo continua sendo fabricado e equipando hot rods mundo afora (no Brasil esse desenho \u00e9 conhecido como “roda palito”).<\/p>\n

Outra vers\u00e3o das rodas de liga s\u00e3o as rodas “billet”. Essas rodas s\u00e3o feitas a partir de um bloco maci\u00e7o de alum\u00ednio, que \u00e9 “esculpido” por uma m\u00e1quina controlada por um computador (torno CNC). Este processo permite a fabrica\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as \u00fanicas e personalizadas.<\/p>\n

O americano Boyd Coddington foi o pioneiro na fabrica\u00e7\u00e3o dessas rodas, que se tornariam uma febre nos hot rods no come\u00e7o da d\u00e9cada de 80.<\/p>\n

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Roda de liga leve “Torq-Thrust”, da American Racing<\/figcaption><\/figure>\n
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Roda de alum\u00ednio “billet” da Boyd<\/figcaption><\/figure>\n

Rodas de fibra de carbono<\/strong><\/p>\n

O atual “estado da arte” em rodas s\u00e3o as feitas em fibra de carbono, material mais leve e resistente que o metal. A fibra de carbono foi desenvolvida em 1958 e foi empregada pela primeira vez pela ind\u00fastria aeron\u00e1utica em 1969. O primeiro carro de produ\u00e7\u00e3o a utilizar rodas com este material foi o Ford Mustang GT350 2015. Cada uma dessas rodas de fibra s\u00e3o 6 quilos mais leves que as similares em alum\u00ednio. Portanto, logo teremos essas rodas em algum hot. E veja que desconcertante: essas rodas de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o t\u00eam o mesmo desenho b\u00e1sico das pioneiras rodas de madeira.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Roda de fibra de carbono do Mustang 2015: o mesmo desenho b\u00e1sico das rodas de madeira da d\u00e9cada de 20!<\/figcaption><\/figure>\n

*Mat\u00e9ria publicada na edi\u00e7\u00e3o #135 da revista Hot Rods.<\/em><\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0T\u00e9cnica: Pintando seu hot rod.<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Acompanhe a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel. Modelo mais recente remete \u00e0 d\u00e9cada de 1920! Texto: Aur\u00e9lio Backo Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o Evolu\u00e7\u00e3o da roda H\u00e1 mais de cem anos o autom\u00f3vel povoa as estradas mundo afora. Inicialmente era apenas uma simples charrete sem cavalos e evoluiu para modelos nos quais o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":7342,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[24],"tags":[444,450,456,448,453,454,457,452,458,61,446,38,63,32,449,447,46,451,442,443,104,445,455],"yoast_head":"\nVeja a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Acompanhe a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel. 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