Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4069,"date":"2019-01-14T10:00:20","date_gmt":"2019-01-14T13:00:20","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4069"},"modified":"2019-01-11T13:34:00","modified_gmt":"2019-01-11T16:34:00","slug":"freio-seguranca","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/freio-seguranca\/","title":{"rendered":"Mec\u00e2nica: Freio = seguran\u00e7a"},"content":{"rendered":"

O sistema de frenagem \u00e9, sem d\u00favida, o principal item de seguran\u00e7a em um projeto de customiza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n

Por: Ricardo Kruppa<\/p>\n

\u00a0Freio = seguran\u00e7a<\/strong><\/h3>\n

N\u00e3o h\u00e1 como questionar a import\u00e2ncia do sistema de freios em qualquer que seja o projeto. Item primordial de seguran\u00e7a, o freio muitas vezes \u00e9 aperfei\u00e7oado tamb\u00e9m visando acompanhar eventuais modifica\u00e7\u00f5es mec\u00e2nicas, que podem tornar os ve\u00edculos mais potentes e agressivos que em suas configura\u00e7\u00f5es originais.<\/p>\n

No caso deste Ford T 1923, inicialmente, foi constru\u00eddo um sistema sem o hidrov\u00e1cuo, por\u00e9m, logo nos primeiros testes. O propriet\u00e1rio sentiu certa inseguran\u00e7a, o freio \u201cborrachudo\u201d e muito duro. Foi detectado que ele n\u00e3o segurava o suficiente em suas aceleradas e arrancadas. Levando em considera\u00e7\u00e3o que o carro utiliza mec\u00e2nica oito cilindros Y block 292 com cambio autom\u00e1tico, esta configura\u00e7\u00e3o utiliza ainda mais o sistema de freio.<\/p>\n

O hidrov\u00e1cuo \u00e9 uma unidade lacrada, que reduz o esfor\u00e7o do pedal durante a frenagem usando como energia\u00a0 o v\u00e1cuo parcial criado pelo motor, adicionado \u00e0 press\u00e3o atmosf\u00e9rica.<\/p>\n

Ap\u00f3s a instala\u00e7\u00e3o do novo sistema com hidrov\u00e1cuo, o carro passou a demonstrar mais seguran\u00e7a no rodar e a garantia de parar na hora certa, sem arrastar as rodas at\u00e9 o momento de parar.<\/p>\n

Pe\u00e7as que comp\u00f5em o hidrov\u00e1cuo:<\/p>\n

\u2013 Diafragma: funciona separando as c\u00e2maras de ar e v\u00e1cuo;<\/p>\n

\u2013 V\u00e1lvulas de entrada de ar e passagem de v\u00e1cuo: controlam o sistema;<\/p>\n

\u2013 Haste de entrada: transferem o esfor\u00e7o do pedal para o interior do freio;<\/p>\n

\u2013 Haste de sa\u00edda: aciona o cilindro mestre;<\/p>\n

\u2013 V\u00e1lvula de reten\u00e7\u00e3o: mant\u00e9m v\u00e1cuo suficiente para alguns acionamentos;<\/p>\n

\u2013 Disco de rea\u00e7\u00e3o: tem a fun\u00e7\u00e3o de modular a for\u00e7a de entrada e a for\u00e7a de sa\u00edda do servo.<\/p>\n

*Mat\u00e9ria publicada na edi\u00e7\u00e3o #137 da revista Hot Rods.<\/em><\/p>\n\n