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{"id":4113,"date":"2017-09-21T16:15:43","date_gmt":"2017-09-21T19:15:43","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4113"},"modified":"2017-09-21T15:58:06","modified_gmt":"2017-09-21T18:58:06","slug":"dodge-challenger-rt-se-1970","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/dodge-challenger-rt-se-1970\/","title":{"rendered":"Dodge Challenger R\/T SE 1970"},"content":{"rendered":"

Dodge Challenger 1970 desafia o tempo e retorna em grande estilo com customiza\u00e7\u00e3o Mopar<\/strong><\/h2>\n

Texto: Vitor Giglio
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

The Challenger!<\/strong><\/h3>\n

O Challenger, da Dodge, \u00e9 um dos modelos que podem facilmente ser inclu\u00eddos na lista dos que fazem mais sucesso atualmente do que fizeram na \u00e9poca em que foram lan\u00e7ados.<\/p>\n

N\u00e3o que o esportivo tenha sido um fracasso nas d\u00e9cadas de 1960 e 70, mas a forte concorr\u00eancia e a exist\u00eancia de \u201cprimos\u201d mais potentes \u00e0 \u00e9poca fizeram com que, n\u00e3o apenas o Challenger, mas os pony cars em geral, reinassem por muito pouco tempo na prefer\u00eancia dos consumidores.<\/p>\n

O modelo que ilustra esta reportagem, um R\/T SE 1970, \u00e9 um remanescente dessa classe. Este exemplar \u2013 exibido no estande da Mopar em um evento de hot rods nos Estados Unidos \u2013 foi revitalizado com componentes da divis\u00e3o de performance da Chrysler, dona da marca Dodge.<\/p>\n

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Dodge Challenger R\/T SE 1970<\/figcaption><\/figure>\n

Ao mesmo tempo em que recebeu novo f\u00f4lego, o modelo teve sua originalidade preservada ao m\u00e1ximo, para que as linhas e caracter\u00edsticas originais pudessem continuar contando a hist\u00f3ria do automobilismo norte-americano, entre o final dos anos 50 e meados da d\u00e9cada de 80 (\u00e9poca em que o Challenger foi produzido, antes do retorno, em 2008).<\/p>\n

Novo g\u00e1s<\/strong><\/p>\n

Um propulsor Magnum 383 \u00e9 quem impulsiona o pony da Dodge. Transmiss\u00e3o autom\u00e1tica, nova suspens\u00e3o dianteira, amortecedores e kit de freio, todos Mopar, acompanham. Coletor de escapamento Hedman com abafadores Corsa s\u00e3o itens do novo sistema de exaust\u00e3o.<\/p>\n

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Dodge Challenger R\/T SE 1970<\/figcaption><\/figure>\n

O cal\u00e7amento \u00e9 tarefa de pneus radiais BF Goodrich, que envolvem rodas American TorqThrust.<\/p>\n

No interior, o trabalho desenvolvido pela Legendary Interiors inclui novos assentos, todos revestidos em couro e tape\u00e7aria.<\/p>\n

Por fora, a colora\u00e7\u00e3o original, \u201cGo-Mango Orange\u201d, foi reaplicada. Todos os acess\u00f3rios cromados originais foram substitu\u00eddos por novos.<\/p>\n

O resultado deste trabalho rendeu a Jerry Stallard, dono da m\u00e1quina, o pr\u00eamio de melhor customiza\u00e7\u00e3o Mopar do meio-oeste, durante a realiza\u00e7\u00e3o do SEMA-Show, nos Estados Unidos, em Las Vegas.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Dodge Challenger R\/T SE 1970<\/figcaption><\/figure>\n

Curiosidade<\/strong><\/p>\n

Entre 1969 e 1974, a primeira gera\u00e7\u00e3o do Challenger foi desenvolvida sobre a plataforma E da Chrysler, e muitos de seus componentes foram compartilhados com o modelo Plymouth Barracuda<\/a>.<\/p>\n

O modelo de 1970 \u00e9 uma das respostas que a montadora encontrou para competir no mercado daquela \u00e9poca, que era o dos pony cars, at\u00e9 ent\u00e3o liderado pelo Ford Mustang<\/a>, lan\u00e7ado em 1964. Este exemplar de 1970 foi o \u00faltimo da linhagem a fazer sucesso na \u00e9poca, com 76.935 exemplares comercializados.<\/p>\n

Entretanto, a partir da\u00ed, o segmento de pony\u2019s declinou drasticamente, e tanto usu\u00e1rios quanto a imprensa especializada jogaram passaram a renegar o estilo. Nos anos seguintes, como resultado, as vendas ca\u00edram vertiginosamente, at\u00e9 meados de 74, quando a linha foi descontinuada. Ao todo, a primeira gera\u00e7\u00e3o do Challenger colocou nas ruas cerca de 165 mil exemplares.<\/p>\n

O Challenger voltaria \u00e0 tona apenas em 1978, com o in\u00edcio do desenvolvimento de sua segunda gera\u00e7\u00e3o de modelos. O primeiro modelo desta safra foi o conceito que viria dar origem ao modelo Mitsubishi Galant Lambda.<\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica<\/strong><\/p>\n

Dodge Challenger 1970<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/p>\n

Motor Magnum 383<\/p>\n

Transmiss\u00e3o autom\u00e1tica<\/p>\n

Suspens\u00e3o, amortecedores e freios Mopar<\/p>\n

Coletor Hedman<\/p>\n

Abafador Corsa<\/p>\n

Rodas American TorqThrust<\/p>\n

Pneus BF Goodrich<\/p>\n

Interior<\/p>\n

Assentos e tape\u00e7aria Legendary Interiors<\/p>\n

Externo<\/p>\n

Colora\u00e7\u00e3o Go-Mango Orange<\/p>\n

Acess\u00f3rios cromados<\/p>\n

*Mat\u00e9ria publicada na edi\u00e7\u00e3o #137 da revista Hot Rods.<\/em><\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Dodge Challenger SRT Hellcat\u00a0mexeu\u00a0com\u00a0entusiastas\u00a0no Sal\u00e3o Do\u00a0Autom\u00f3vel<\/a>.<\/p>\n\n