Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4223,"date":"2019-02-04T12:00:45","date_gmt":"2019-02-04T15:00:45","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4223"},"modified":"2019-02-04T17:36:03","modified_gmt":"2019-02-04T20:36:03","slug":"ford-1929-rat-rod-v8-invocacao-do-mal","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-1929-rat-rod-v8-invocacao-do-mal\/","title":{"rendered":"Ford 1929 Rat Rod: V8 invoca\u00e7\u00e3o do mal"},"content":{"rendered":"

Um cl\u00e1ssico que deixou de lado as ra\u00edzes para ganhar corpo rat rod estilo gringo Gas Monkey. E um detalhe importante: ele pode ser seu!<\/strong><\/h2>\n

Texto: Por reda\u00e7\u00e3o<\/p>\n

\nFord 1929 Rat Rod<\/strong><\/h2>\n

O empres\u00e1rio Rafael Jaworski, 36 anos, de Curitiba (PR), n\u00e3o esconde sua prefer\u00eancia pelo \u201cjeit\u00e3o mau de ser\u201d. No bom sentido. Faz sentido? Voc\u00ea vai entender. Esse Ford ano 1929 pertencia \u00e0 irm\u00e3 de Rafael e ela o havia comprado em 2006, no in\u00edcio da restaura\u00e7\u00e3o. Um ano depois a mo\u00e7a desistiu do projeto e o entusiasta comprou o carro imediatamente. “Nesse tempo eu estava no meio da restaura\u00e7\u00e3o de um Chevy Bel Air<\/a> 1953, mas decidi que queria o Fordinho na minha garagem”, conta.<\/p>\n

O modelo era original, inclusive a mec\u00e2nica, mas Rafael tinha em mente “depenar” o carro para transform\u00e1-lo em um verdadeiro rat rod norte-americano. “Do carro mesmo s\u00f3 est\u00e1 sendo utilizada a lataria. O restante foi modificado. Peguei inspira\u00e7\u00e3o no rat rod da oficina Gas Monkey, vi a foto do carro em site americano e resolvi fazer algo parecido”, lembra o propriet\u00e1rio.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford 1929 Rat Rod<\/figcaption><\/figure>\n

Apaixonado por autom\u00f3veis desde a inf\u00e2ncia, Rafael come\u00e7ou com a cole\u00e7\u00e3o de carrinhos de brinquedo, passou pelo plastimodelismo e chegou aos “carros de verdade”, como ele mesmo define. “Comecei a gostar dos carros antigos quando fui a alguns encontros do Curitiba Roadsters. Depois fui para \u00c1guas de Lindoia (SP)<\/a> nos eventos e me encantei. Tamb\u00e9m minha refer\u00eancia sempre foi a revista Hot Rods \u2013 tenho todas as edi\u00e7\u00f5es, desde a primeira”, aponta Rafael.<\/p>\n

“Sempre tive apoio da fam\u00edlia. No come\u00e7o, meus pais e minha irm\u00e3, sempre que poss\u00edvel, iam aos encontros comigo; agora minha esposa tamb\u00e9m gosta deste meio e minha filha, com dois anos, tamb\u00e9m j\u00e1 est\u00e1 apaixonada pelos carros antigos \u2013 ela sempre pede para ver os carros e andar com eles. Cheguei a montar uma miniatura de um Ford roadster para ela”, conta.<\/p>\n

Maquiagem endiabrada<\/strong><\/p>\n

O carro est\u00e1 com a mec\u00e2nica V8 Ford 351 Windsor \u2013 que era utilizada nos modelos Mustang. O bloco 5.8L gera 400 cavalos e a receita conta ainda com carburador Holley 650 cfm, cabe\u00e7ote rebaixado para compress\u00e3o maior, v\u00e1lvulas de admiss\u00e3o e escape maiores, comando de v\u00e1lvula Iskenderian e distribuidor Hei. A caixa de c\u00e2mbio escolhida \u00e9 manual de quatro marchas do modelo Dodge, assim como diferencial da mesma marca. O modelo teve ainda eixo dianteiro r\u00edgido rebaixado em 4 polegadas e conta com kit de freios a disco ventilado na dianteira e original de Dodge<\/a> na traseira.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford 1929 Rat Rod<\/figcaption><\/figure>\n

Para garantir o aspecto colado ao ch\u00e3o, o chassi tubular (com tubo 100×50 feito em Z Drop) \u00e9 protagonista da brincadeira que n\u00e3o deixa nem formiga passar por debaixo. Na traseira a suspens\u00e3o \u00e9 ainda Four Link triangular e tem sistema a ar nas quatro rodas. “Pensei em v\u00e1rios detalhes para garantir, al\u00e9m de emo\u00e7\u00e3o, um carro confi\u00e1vel e vers\u00e1til. Tem sistema servo freio de F1000 e embreagem hidr\u00e1ulica tamb\u00e9m. \u00c9 um hot completo e que fascina qualquer entusiasta n\u00e3o apenas pelo estilo rat, mas, sobretudo, pelo conjunto mec\u00e2nico que satisfaz”, pontua Rafael.<\/p>\n

Por dentro, o modelo conta apenas com bancos sem nenhum acabamento de tape\u00e7aria. O volante \u00e9 americano e usa um saque r\u00e1pido da Fueltech para ficar mais f\u00e1cil de entrar na cabine. Outro destaque \u00e9 a pintura em preto que invade toda a carroceria interna. Para somar ao estilo bad car, a tinta externa \u00e9 em preto acetinado e as rodas escolhidas foram Smoothies com pneus de VW Fusca 5,60 x 15\u201d na dianteira e pneus traseiros L78 BF Goodrich que eram utilizados em Cadillac<\/a>. “A minha inten\u00e7\u00e3o era deixar enferrujado,mas quando removi toda a tinta e percebi que a lataria dele estava em \u00f3timas condi\u00e7\u00f5es. Resolvi pintar e no teto foi feito emborrachamento para dar um efeito diferente”, explica.<\/p>\n

“Fiz o carro praticamente inteiro, desde chassi, suspens\u00e3o, rebaixamento do teto, assoalho e pintura. S\u00f3 n\u00e3o fiz a adapta\u00e7\u00e3o do motor, c\u00e2mbio, freios, dire\u00e7\u00e3o e parte el\u00e9trica. O restante fiz tudo na minha garagem”, refor\u00e7a Rafael.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford 1929 Rat Rod<\/figcaption><\/figure>\n

De todo o projeto um dos pontos mais trabalhosos, segundo o propriet\u00e1rio, foi a adapta\u00e7\u00e3o do motor com o c\u00e2mbio. “Isso foi mais demorado e complicado, mas deixei nas m\u00e3os da oficina Ferrarini, de Curitiba. Eles deixaram o carro muito bom de dirigir. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o bem diferente do que outros carros, uma pela altura e outra pelo ronco do escape, que est\u00e1 direto, sem abafador”, explica.<\/p>\n

Dono de um Bel Air 53, um Ford 31<\/a> que est\u00e1 em constru\u00e7\u00e3o e outro projeto Fairlane 57, Rafael garante que o Ford 1929 est\u00e1 \u00e0 procura de um novo dono. Basta ter esp\u00edrito hot rod e fazer uma boa proposta para levar a “r\u00e9plica do Gas Monkey” para casa. E a\u00ed, se empolgou?<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Rat Rod Lowrider: Ford Tudor 1949<\/a>.<\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Ford 1929 Rat Rod<\/p>\n

Mec\u00e2nica\/estrutura<\/strong><\/p>\n

Bloco V8 5.8L Ford 351 Windsor, 400 cavalos, carburador Holley 650 cfm, cabe\u00e7ote rebaixado para compress\u00e3o maior, v\u00e1lvulas de admiss\u00e3o e escape maiores, comando de v\u00e1lvula Iskenderian, distribuidor Hei, caixa de c\u00e2mbio manual de quatro marchas do Dodge, eixo dianteiro r\u00edgido rebaixado em 4 polegadas e kit de freios a disco ventilado na dianteira e original de Dodge na traseira; suspens\u00e3o Four Link triangular e sistema a ar nas quatro rodas;<\/p>\n

Interior<\/strong><\/p>\n

Sem tape\u00e7aria, volante artesanal americano com saque r\u00e1pido da Fueltech e teto emborrachado;<\/p>\n

Exterior\/est\u00e9tica<\/strong><\/p>\n

Rodas Smoothies com pneus de VW Fusca 5,60 x 15\u201d na dianteira e pneus traseiros L78 BF Goodrich, pintura em preto acetinado;<\/p>\n

Quem fez:<\/p>\n

Adapta\u00e7\u00e3o de motor, c\u00e2mbio, freios e dire\u00e7\u00e3o: Ferrarini – (41) 9981-1705; El\u00e9trica: Auto El\u00e9trica Alvernek (41) 3373-0304 e projeto e execu\u00e7\u00e3o feito por Rafael Jaworski da RJCustom – (41) 9927-7101.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Picape rat rod 1936: \u00f3xido\u2026nitroso!<\/a><\/p>\n

*Mat\u00e9ria publicada na edi\u00e7\u00e3o #141 da revista Hot Rods<\/a>.<\/p>\n\n