Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4348,"date":"2017-12-03T11:00:29","date_gmt":"2017-12-03T14:00:29","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4348"},"modified":"2017-12-01T14:09:10","modified_gmt":"2017-12-01T17:09:10","slug":"ford-tudor-dedicacao-com-d-maiusculo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-tudor-dedicacao-com-d-maiusculo\/","title":{"rendered":"Ford Tudor: Dedica\u00e7\u00e3o com \u201cD\u201d mai\u00fasculo!"},"content":{"rendered":"

Entusiasta vende carro novo para montar projeto de Tudor Sedan com mec\u00e2nica confi\u00e1vel e itens de conforto para rodar no dia a dia; original (mas nem tanto) \u2013 a pintura \u00e9 prova disso<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Tudor Sedan<\/strong><\/h3>\n

Quem nunca pensou em vender um autom\u00f3vel novo, de uso di\u00e1rio, para conquistar o primeiro ve\u00edculo antigo? Pode parecer maluquice para alguns, mas todo bom entusiasta sabe que a alegria de manter um cl\u00e1ssico na garagem e rodar pelas ruas revivendo mem\u00f3ria \u00e9 sin\u00f4nimo de prazer. Marcos Cardoso Oliveira Drago, 37 anos, \u00e9 gestor de processos industriais de pintura em uma empresa automobil\u00edstica nacional. Ele reside em S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais (PR) e teve exatamente essa ideia: trocou o novo pelo velho. “Decidi vender meu carro novo para usar um ve\u00edculo antigo no dia a dia, por\u00e9m queria um modelo com mec\u00e2nica robusta, de fibra<\/a>, para n\u00e3o ter problemas com corros\u00e3o, e que tivesse pe\u00e7as de reposi\u00e7\u00e3o”, comenta.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Tudor Sedan<\/figcaption><\/figure>\n

O Ford Tudor Sedan que ilustra esta reportagem tornou-se, ap\u00f3s a iniciativa de Marcos, o modelo refer\u00eancia para ampliar seu gosto: o propriet\u00e1rio ainda mant\u00e9m um Toyota Bandeirante 1998, uma moto Honda 750 Four 1974 e um trailer Turiscar 1975. “Em uma visita ao encontro de \u00c1guas de Lindoia (SP)<\/a>, em 2009, vi no estande da revista Hot Rods dois modelos Ford 1931, sendo um sedan e outro picape. E com mais de uma hora de conversa com o Ricardo Kruppa, editor da revista, peguei todos os caminhos para construir um hot. Esse modelo devo \u00e0s instru\u00e7\u00f5es e dicas que ele me deu”, garante.<\/p>\n

A constru\u00e7\u00e3o do Tudor na carroceria sedan come\u00e7ou em 2010, com objetivo de utiliz\u00e1-lo diariamente. Portanto Marcos afirma n\u00e3o ter alterado o projeto durante a sua constru\u00e7\u00e3o. “Utilizei motor de GM Opala 4 cc carburado, c\u00e2mbio autom\u00e1tico tamb\u00e9m do Opala com 4 velocidades, suspens\u00e3o dianteira de Opala e diferencial Dana 44 do Maverick<\/a>. Como esse autom\u00f3vel \u00e9 de cotidiano, coloquei como indispens\u00e1vel os itens de conforto: ar quente, ar-condicionado, dire\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica e c\u00e2mbio autom\u00e1tico”, descreve.<\/p>\n

O Ford teve muitas adapta\u00e7\u00f5es durante a fase de projeto e, segundo Marcos, os obst\u00e1culos foram surgindo a ponto de n\u00e3o existir um prazo para t\u00e9rmino. Por outro lado, conceber a mec\u00e2nica foi a maior dificuldade encontrada. “O mais dif\u00edcil foi fazer o motor. O primeiro mec\u00e2nico, al\u00e9m de n\u00e3o fazer o servi\u00e7o, sumiu com v\u00e1rias pe\u00e7as. Isso acabou dificultando a montagem”, lembra.<\/p>\n

Se refor\u00e7ar o conjunto mec\u00e2nico foi o passo mais complicado de todo projeto, a est\u00e9tica se tornou a “cereja do bolo” para Marcos. Ao contr\u00e1rio de diversos modelos Tudor, este exibe um estilo bem caracter\u00edstico, a come\u00e7ar pela cor da carroceria. “Todas as pessoas, sem exce\u00e7\u00e3o, me falaram para pintar o carro de preto fosco. Mas eu queria uma cor mais alegre, portanto optei pelo azul do Corcel. Ficou diferente e muito bonito. Eu percebo que o Fordinho<\/a> agrada desde as crian\u00e7as at\u00e9 as pessoas de mais idade”, comemora.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Tudor Sedan<\/figcaption><\/figure>\n

Embora o ve\u00edculo atraia diversos olhares, Marcos ainda pensa em fazer mudan\u00e7as pontuais na est\u00e9tica. “Penso em acrescentar um jogo de Spyder Caps e sobrearo nas rodas. Acho que ainda mudaria isso, esse carro merece”, opina.<\/p>\n

“Sempre recebo coment\u00e1rios de que o carro \u00e9 muito legal, charmoso e \u00fanico, pois todos que me conhecem sabem por onde estou andando. Sou aficionado por carros antigos e hoje, aos 37 anos de idade, n\u00e3o penso mais em trocar de carro e sim fazer hist\u00f3ria rodando no dia a dia com os que tenho. \u00c9 o meu prazer”, conclui o entusiasta.<\/p>\n

Para quem teve um Ford Galaxie 1973 como primeiro carro aos 15 anos de idade, Marcos sabe que dedica\u00e7\u00e3o e paix\u00e3o aceleram juntas. E o Tudor tamb\u00e9m \u00e9 prova desse enredo.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1929: Novos desafios.<\/a><\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Ford Tudor<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/p>\n

Bloco GM Opala 4 cilindros, igni\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica, alimentado por carburador DFV 228, radiador de alum\u00ednio, c\u00e2mbio autom\u00e1tico 4 velocidades, diferencial Dana 44 do Ford Maverick, suspens\u00e3o dianteira de GM Opala, freios a disco de GM Opala;<\/p>\n

Interior<\/p>\n

Destaque para o volante de empilhadeira;<\/p>\n

Exterior\/est\u00e9tica<\/p>\n

Pintura fosca azul Corcel (gel coat do processo de fabrica\u00e7\u00e3o da carroceria de fibra), rodas de Rural 15\u201d utilizando pneus dianteiros de Fusca 5.60 e traseiros 7.10 da C10 (ambos diagonais)<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Chassi: Leandro Bochesko – Curitiba (PR); Carroceria: Aur\u00e9lio Backo – Lakester \u2013 Curitiba (PR); Mec\u00e2nica\/el\u00e9trica\/adapta\u00e7\u00f5es\/acabamentos: Everton Eug\u00eanio Bozza \u2013 Oficina Rat Rod \u2013 S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais \u2013 (PR) e Tape\u00e7aria: Joaquim \u2013 JD Estofamentos \u2013 S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais – (PR).<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1929: Calhambeque que nada.<\/a><\/p>\n\n