Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4359,"date":"2019-03-01T10:20:21","date_gmt":"2019-03-01T13:20:21","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4359"},"modified":"2019-02-25T17:28:08","modified_gmt":"2019-02-25T20:28:08","slug":"bubble-tops-hot-rods-do-espaco","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/bubble-tops-hot-rods-do-espaco\/","title":{"rendered":"Bubble Tops: Hot rods do espa\u00e7o!"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a um tipo de hot rod que \u00e9 feito mais para \u201caparecer\u201d do que para \u201cacelerar\u201d<\/strong><\/h2>\n

Texto: REDA\u00c7\u00c3O<\/p>\n

Bubble Tops<\/strong><\/h3>\n

No in\u00edcio da d\u00e9cada de 1960, um novo tipo de hot rod<\/a> surgiu, inovador e exuberante: os \u201cbubble tops\u201d. Sua caracter\u00edstica principal era o teto transparente e em forma de bolha (\u201cbubble top\u201d). A escolha do teto transparente era apenas por motivo est\u00e9tico. O objetivo era ser inovador e ex\u00f3tico. E chamar a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico nas exposi\u00e7\u00f5es. A inspira\u00e7\u00e3o vinha das coberturas transparentes das carlingas de avi\u00f5es de ca\u00e7a. Essas coberturas eram feitas de acr\u00edlico, mais precisamente de \u201cPlexiglass\u201d. Esse material foi patenteado em 1933 por uma ind\u00fastria alem\u00e3 e passou a ser largamente empregado na ind\u00fastria aeron\u00e1utica.<\/p>\n

O primeiro \u201chot rod bubble top\u201d foi constru\u00eddo no ano de 1960 pelo lend\u00e1rio californiano Ed Roth. Batizado de \u201cBeatnik Bandit\u201d, esse hot rod tinha uma carroceria convers\u00edvel feita de fibra de vidro. No lugar do teto, Ed instalou um teto em forma de bolha feito de acr\u00edlico transparente. Usava motor e chassi com entre-eixos encurtado de um Oldsmobile<\/a> da d\u00e9cada de 50. O carro era controlado por uma alavanca central \u00fanica que centralizava v\u00e1rias a\u00e7\u00f5es: acelerar, frear e fazer curvas. Ed exibiu o Beatnik Bandit nos shows automotivos pelos Estados Unidos e o ve\u00edculo se tornou t\u00e3o famoso que a fabricante de miniaturas Revell, no come\u00e7o da d\u00e9cada de 60, passou a produzi-lo em forma de kit na escala de 1\/25. Com o sucesso do Beatnik Bandit, Ed Roth construiu nos anos seguintes outros hot rods com teto de acr\u00edlico.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Conhe\u00e7a mais sobre a arte do Pinstriping.<\/a><\/p>\n

\"Beatnik<\/a>
Beatnik Bandit<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1962, Ed Roth construiu o Mysterion. Inspirado nos carros de arrancada da \u00e9poca, usava dois motores Ford V8<\/a>, um ao lado do outro. Esse modelo se perdeu com o passar dos anos, mas um admirador do trabalho de Ed Roth construiu h\u00e1 alguns anos uma r\u00e9plica do modelo.<\/p>\n

Em 1964 foi a vez do Orbitron. Era equipado com um motor V8 que teria sobrado de um Chevrolet 1955. Era inspirado nos \u201cslingshot\u201d, um tipo de carro de arrancada em que o piloto fica atr\u00e1s do eixo traseiro. O Orbitron havia se perdido at\u00e9 que, em 2007, foi localizado no M\u00e9xico em mau estado e com partes faltantes. O modelo retornou aos Estados Unidos e passou por uma restaura\u00e7\u00e3o criteriosa que lhe restituiu o antigo esplendor. Ed Roth criou outros modelos com teto de acr\u00edlico com motor traseiro do tipo boxer e at\u00e9 modelos com motores de motocicleta, mas esses n\u00e3o eram hot rods.<\/p>\n

\"Orbitron\"<\/a>
Orbitron<\/figcaption><\/figure>\n

Assim como na moda, as tend\u00eancias de estilo dos hots v\u00e3o e voltam. Recentemente houve a apari\u00e7\u00e3o de novos construtores de modelos com o teto em bolha. Todos como um tributo a Ed Roth.<\/p>\n

Em 2001, o norte-americano Mark Moriarty, f\u00e3 de carteirinha de Ed Roth, decidiu criar um carro com as mesmas t\u00e9cnicas usadas por Big Daddy (apelido de Ed que significa \u201cgrande pai\u201d). Mark e alguns amigos criaram um modelo do carro usando gesso, tal qual Ed usava. O gesso era barato e f\u00e1cil de trabalhar. Uma vez pronto, o modelo foi todo coberto com fibra de vidro e resina poli\u00e9ster. Depois todo o gesso do modelo foi quebrado e retirado de dentro da pe\u00e7a de fibra de vidro. A pe\u00e7a de fibra de vidro que sobrou era a pr\u00f3pria carroceria\u00a0pronta. Depois dessa pe\u00e7a irregular ser toda alisada, ela recebeu uma pintura branca com detalhes em lil\u00e1s e purpurina.\u00a0O motor escolhido foi um Buick<\/a> V8 de 3,5 litros\u00a0equipado com um compressor e seis carburadores. O\u00a0resultado final, batizado de \u201cFuturian\u201d, parecia ter sa\u00eddo\u00a0de uma m\u00e1quina do tempo ajustada no ano de 1961!<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Veja a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel.<\/a><\/p>\n

\"Mysterion\"<\/a>
Mysterion<\/figcaption><\/figure>\n

Em 2008 surgiu o Atomic Punk, constru\u00eddo por Aaron Grote. Em vez de fibra, uma carroceria de metal foi criada e nela enxertada a traseira de um Plymouth<\/a> 1959. O estilo do carro ficou perfeito e Big Daddy com certeza aprovaria! O motor era um Chrysler Hemi de 6,4 litros com oito carburadores!<\/p>\n

A ideia b\u00e1sica de Ed Roth foi al\u00e9m dos hot rods e v\u00e1rios carros\u00a0grandes do estilo custom tamb\u00e9m receberam o teto bolha\u00a0a partir da d\u00e9cada de sessenta.<\/p>\n

Ed Roth faleceu em 2001, mas sua obra ficou e continua a\u00a0influenciar a cultura automotiva<\/a>.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Rock\u2019n\u2019Hots: 5 \u00e1lbuns para escutar fazendo a Rota 66.<\/a><\/p>\n\n