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{"id":4476,"date":"2017-07-06T15:20:38","date_gmt":"2017-07-06T18:20:38","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4476"},"modified":"2017-11-13T16:09:21","modified_gmt":"2017-11-13T19:09:21","slug":"ford-custom-1951-custom-homemade-revista-hot-rods","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-custom-1951-custom-homemade-revista-hot-rods\/","title":{"rendered":"Ford Custom 1951: Custom homemade"},"content":{"rendered":"

Ford 1951 \u00e9 restaurado e recebe nova mec\u00e2nica: projeto que passou de pai para filho mant\u00e9m tra\u00e7os originais do sed\u00e3 quatro portas somados \u00e0 mec\u00e2nica do Maverick<\/strong><\/h2>\n

Texto: Vitor Giglio
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Custom 1951<\/strong><\/h3>\n

Quem olha para este Ford 1951 totalmente reformado, rodando, em estado impec\u00e1vel, n\u00e3o imagina a saga por tr\u00e1s da hist\u00f3ria que ele carrega. Este enredo tem in\u00edcio tr\u00eas d\u00e9cadas atr\u00e1s, mais especificamente em 1985, quando Paulo Roberto Scardazan Heeren, educador f\u00edsico, retornou para Curitiba depois de concluir alguns cursos voltados para sua \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o l\u00e1 na Pol\u00f4nia, leste europeu.<\/p>\n

Ap\u00f3s investir todas as suas economias na viagem, Paulo Roberto retornou sem reservas financeiras, o que n\u00e3o teria sido um grande problema para o qualificado profissional que iria prontamente se recolocar no mercado de trabalho. N\u00e3o teria sido um grande problema se ele n\u00e3o tivesse cruzado com este Ford 1951<\/a> abandonado no quintal de uma casa em Curitiba, e tivesse nutrido por ele, de forma instant\u00e2nea, um apre\u00e7o que carregaria pelo resto de sua vida.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Custom 1951<\/figcaption><\/figure>\n

Mesmo sem dinheiro, Paulo Roberto estava decidido a resgatar o modelo e prop\u00f4s ao ent\u00e3o propriet\u00e1rio uma troca do carro, por um fog\u00e3o e uma pele de raposa (trazida da Europa) que possu\u00eda.<\/p>\n

A negocia\u00e7\u00e3o, na base da troca, estava praticamente concretizada quando outro fator singular ocorreu: Paulo Roberto foi premiado na loteria esportiva e o valor do pr\u00eamio era praticamente o mesmo que necessitava para adquirir o Ford sem abrir m\u00e3o de seu fog\u00e3o e sua pele de raposa.<\/p>\n

Como obra do destino, Paulo Roberto manteve seus pertences e voltou para casa com quase nada no bolso, mas como toda a felicidade do mundo e seu \u201cnovo\u201d Ford Custom 1951.<\/p>\n

De l\u00e1 pra c\u00e1, o projeto de restaura\u00e7\u00e3o e customiza\u00e7\u00e3o foi tocado de forma lenta e gradual, sem pressa. Neste hiato de mais de 30 anos entre a aquisi\u00e7\u00e3o do carro e os dias de hoje, Paulo Roberto casou-se, teve filhos, viveu uma vida plena, mas, entretanto, j\u00e1 faleceu.<\/p>\n

Um destes filhos, C\u00e1ssio Felipe Scardazan Heeren, \u00e9 quem ajudou o pai neste processo. \u201cMeu pai mexeu no carro durante muitos anos. Foi fazendo tudo aos poucos, sem pressa. Infelizmente meu pai j\u00e1 faleceu, mas eu continuo com o carro e cuido com o mesmo carinho que ele cuidava\u201d, afirma o jovem, de 26 anos, educador f\u00edsico como o pai.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Custom 1951<\/figcaption><\/figure>\n

Original<\/strong><\/p>\n

Todo o projeto de recupera\u00e7\u00e3o do Ford, especificamente na parte externa, foi idealizado com o intuito de mant\u00ea-lo o mais pr\u00f3ximo do original poss\u00edvel. Toda a lataria foi recuperada e acess\u00f3rios originais substitu\u00edram os que n\u00e3o apresentavam mais condi\u00e7\u00f5es de uso. A cor de ferro original deu lugar a uma pintura verde pantanal. As rodas agora s\u00e3o de 18\u201d, modelo Palito, as mesmas do Maverick<\/a>.<\/p>\n

Artes\u00e3o<\/strong><\/p>\n

No interior o grande destaque \u00e9 o painel, esculpido em madeira. Como o painel original estava completamente deteriorado, com a ajuda de um amigo, Paulo Roberto esculpiu uma pe\u00e7a pr\u00f3pria, homenageando as ra\u00edzes da esposa, de origem polonesa, com destaque para a \u00e1guia que simboliza o bras\u00e3o da rep\u00fablica polaca, al\u00e9m de refer\u00eancias como o ano do carro e o modelo, al\u00e9m de suas pr\u00f3prias iniciais.<\/p>\n

Neste mesmo painel foram acomodados instrumentos Cronomac que gerenciam velocidade, rota\u00e7\u00f5es, press\u00e3o de \u00f3leo, combust\u00edvel e hor\u00e1rio. Os bancos inteiri\u00e7os originais foram trocados por assentos individuais.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Custom 1951<\/figcaption><\/figure>\n

Fala alto<\/strong><\/p>\n

Sob o cap\u00f4 quem ruge \u00e9 um motor 302 Ford canadense. A mec\u00e2nica segue o Maverick, com diferencial 3071 e c\u00e2mbio C-Link manual de cinco marchas. Para fazer com que essa caixa assentasse a empresa Recuperg, de Santa Catarina, desenvolveu uma flange sob medida.<\/p>\n

Escapamento com flamethrowers completa um conjunto capaz de gerar cerca de 215HP. \u201c\u00c9 um conjunto extremamente funcional, que roda com seguran\u00e7a e conforto tanto na estrada quanto na cidade\u201d, garante C\u00e1ssio. O jovem garante que o modelo continuar\u00e1 como heran\u00e7a da fam\u00edlia, o que significa que apesar de j\u00e1 ter tanta hist\u00f3ria para contar, a trajet\u00f3ria deste Ford 1951 n\u00e3o est\u00e1 nem perto de um final, assim como seu pai, Paulo Roberto, sempre desejou.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Maverick GT: teste para card\u00edaco.<\/a><\/p>\n

Quem fez:<\/p>\n

Recuperg Competi\u00e7\u00f5es: (47) 3332-1194<\/p>\n

Mec\u00e2nica Aphonso (41) 3286-0385<\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica<\/p>\n

Ford Custom 1951<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/p>\n

Motor Ford 302<\/p>\n

Diferencial 3071<\/p>\n

C\u00e2mbio manual de cinco velocidades<\/p>\n

Parte externa<\/p>\n

Pintura verde pantanal<\/p>\n

Rodas Palito 18\u201d<\/p>\n

Parte interna<\/p>\n

Painel personalizado<\/p>\n

Instrumentos Cronomac<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0V\u00eddeo: Ford Cup\u00ea 1951 com motor 302.<\/a><\/p>\n\n