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{"id":4489,"date":"2017-07-07T11:25:13","date_gmt":"2017-07-07T14:25:13","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4489"},"modified":"2017-07-07T11:25:13","modified_gmt":"2017-07-07T14:25:13","slug":"chevrolet-camaro-ss-1972-ghost-car-estupido","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/chevrolet-camaro-ss-1972-ghost-car-estupido\/","title":{"rendered":"Chevrolet Camaro SS 1972: Ghost Car est\u00fapido!"},"content":{"rendered":"

Vers\u00e3o especial de Camaro da segunda gera\u00e7\u00e3o tem 600 cv e selo ‘Match Number’, que indica produ\u00e7\u00e3o limitada do big block 402 polegadas e c\u00e2mbio manual<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Candice Giazzon<\/p>\n

Chevrolet Camaro SS 1972<\/strong><\/h3>\n

Se voc\u00ea \u00e9 f\u00e3 de Camaro, saiba: \u00e9 melhor tomar um copo d\u2019\u00e1gua antes de ler esta reportagem. Respire fundo, acalme-se e s\u00f3 ent\u00e3o comece a conhecer essa hist\u00f3ria insana.<\/p>\n

O Camaro Yenko j\u00e1 teve sua hist\u00f3ria contada por Hot Rods, tal como o ZL1. Ele foi fruto de uma encomenda feita pelo concession\u00e1rio Don Yenko ao escrit\u00f3rio de encomendas especiais da Chevrolet (COPO). O empres\u00e1rio encomendou 200 carros com o motor 427 com bloco de ferro e mostrou \u00e0 Chevrolet que o Camaro poderia ser um esportivo t\u00e3o radical quanto o Corvette<\/a>. Desta vez, vamos revelar um exemplar de esportivo antigo que \u00e9 bastante raro at\u00e9 mesmo nos EUA: uma vers\u00e3o SS<\/a> 1972 de segunda gera\u00e7\u00e3o que possui inscri\u00e7\u00e3o ‘Match Number’ – ou seja, um dos carros exclusivos de uma s\u00e9rie limitada de fabrica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\"Chevrolet<\/a>
Chevrolet Camaro SS 1972<\/figcaption><\/figure>\n

Rodrigo Pulita, o Pivas, 33 anos, \u00e9 empres\u00e1rio do setor automotivo e dono da Route V8 Garage, de Caxias do Sul (RS). Ele mant\u00e9m na garagem um Dodge Dart<\/a> 1974 preparado e um Camaro SS 2011 como carro do dia a dia. Esse SS 72 \u00e9 quase como seu trof\u00e9u, mas que n\u00e3o pega poeira na estante. “A escolha pelo Camaro de segunda gera\u00e7\u00e3o j\u00e1 vem de muito tempo. Apesar de ser Mopar desde sempre, minha queda pelos Fords e Chevys existe tamb\u00e9m. O Camaro de segunda gera\u00e7\u00e3o sempre me chamou aten\u00e7\u00e3o pelas linhas bem diferentes de todos os outros carros da \u00e9poca”, comenta.<\/p>\n

H\u00e1 dois anos Rodrigo adquiriu este Camaro de um grande amigo. Ele conta que viu o modelo em um encontro e se apaixonou. “Ele era bem aceit\u00e1vel de lata, mas necessitava fazer a parte mec\u00e2nica, que \u00e9 a que mais gosto de fazer. Ir\u00edamos comprar outro motor pronto para botar no carro, mas ap\u00f3s uma pesquisa referente \u00e0 plaqueta da vers\u00e3o vimos que o modelo se trata de um exemplar bastante raro”.<\/p>\n

A partir dessa descoberta tudo mudou e o prazer de fazer um upgrade na mec\u00e2nica s\u00f3 aumentou. “Com ajuda de um amigo americano vimos que o motor e caixa eram ‘Match Number’ o que torna o carro especial. Ap\u00f3s analisar mais ainda vimos que as cores interna e externa estavam corretas e que o carro realmente era um SS big block manual”, comemora.<\/p>\n

Em 1972 a GM decidiu fazer os motores 396 um pouco maiores e ent\u00e3o todos os Camaros 1972 SS sa\u00edram com motor de 402 polegadas. A quantidade produzida deste carro com este motor foi de apenas 970 unidades e com o conjunto motor e caixa Muncie 4 marchas heavy duty foi de apenas 741 carros. Ainda naquele mesmo ano foi finalizada a produ\u00e7\u00e3o de Camaros big block. Ap\u00f3s este SS s\u00f3 os mais modernos come\u00e7aram a sair com motor LS. Percebe como o carro de Rodrigo \u00e9 especial?<\/p>\n

\"Chevrolet<\/a>
Chevrolet Camaro SS 1972<\/figcaption><\/figure>\n

“Nos EUA<\/a> este carro em espec\u00edfico tem o apelido dado pela imprensa especializada de Ghost Car, pois ele realmente sumiu do mercado americano por causa da pequena produ\u00e7\u00e3o. Gra\u00e7as a todos esses fatos, decidimos manter o motor e caixa do carro que atesta sua originalidade, mas dando um pouco mais de f\u00f4lego e personalidade para o carro”, sugere.<\/p>\n

Vitalidade fantasma<\/strong><\/p>\n

O motor original foi refeito com pist\u00f5es Wiseco forjados, bielas Eagle forjadas, cabe\u00e7ote trabalhado na Route V8 com v\u00e1lvulas de inox, admiss\u00e3o Edelbrock Air Gap, comando Lunati 284\/292, radiador de alum\u00ednio, bomba de \u00f3leo e de \u00e1gua hi volume, trambulador hurst short shift, carburador Demon 750 cfm, dimensionados Headman com todo o escape feito em a\u00e7o inox de 3 polegadas, juntas de cabe\u00e7ote de cobre marca SCE e para finalizar um kit nitro da NOS adicionando 150 cv. “Estamos estimando uma pot\u00eancia de 450 cv de motor e mais 150 de nitro, totalizando 600 cv”, garante Rodrigo.<\/p>\n

Na parte da suspens\u00e3o tamb\u00e9m houve mudan\u00e7as: buchas Energy, amortecedores KYB, e para segurar a fera freios Brembo de seis pist\u00f5es na dianteira e quatro pist\u00f5es na traseira. Para completar o visual e dar \u00eanfase aos freios grandes foram usadas rodas aro 18 da American Racing e pneus Kuhmo 245 na dianteira e 275 na traseira. “Depois de estar com a mec\u00e2nica top refizemos o interior. Todos os detalhes s\u00e3o da Classic Industries tais como forros de porta, capas de banco, manivelas de vidro e emblemas. O volante \u00e9 um Grant espec\u00edfico para o carro”, define.<\/p>\n

A carroceria foi toda refeita pela equipe da Auto 78, tamb\u00e9m de Caxias do Sul. A cor \u00e9 a de plaqueta do carro. “Optamos por manter como veio original, por\u00e9m com seis camadas de verniz e muito polimento para chegarmos ao resultado que quer\u00edamos”, explica.<\/p>\n

\"Chevrolet<\/a>
Chevrolet Camaro SS 1972<\/figcaption><\/figure>\n

3D no Camar\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Um dos processos de maior dificuldade acabou ensinando Rodrigo. Trata-se da adapta\u00e7\u00e3o dos freios Brembo no carro. “Tivemos de acertar off set das rodas para que eles coubessem e fabricamos em CNC os suportes para as pin\u00e7as. Neste caso a tecnologia veio muito a nos ajudar pois escaneamos toda a suspens\u00e3o do carro e fizemos um prot\u00f3tipo 3D para fabrica\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as. Quem olha diz que estes freios sa\u00edram originais do carro”, aponta.<\/p>\n

Por onde passa o Camaro SS chama aten\u00e7\u00e3o. Na maioria dos eventos, segundo Rodrigo, o carro garante novas amizades e conversas muito interessantes. “A paix\u00e3o e o cuidado com estes carros s\u00e3o t\u00e3o grandes que hoje conto com minha pr\u00f3pria oficina, a Route V8 Garage, onde o foco s\u00e3o carros antigos, customiza\u00e7\u00f5es, prepara\u00e7\u00e3o de motores e adapta\u00e7\u00f5es. Nosso maior p\u00fablico \u00e9 entusiastas de muscle cars”, vibra o aficionado.<\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Chevrolet Camaro SS 1972<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/p>\n

Bloco 402 pol, pist\u00f5es Wiseco forjados, bielas Eagle forjadas, cabe\u00e7ote trabalhado, v\u00e1lvulas de inox, admiss\u00e3o Edelbrock Air Gap, comando Lunati 284\/292, radiador de alum\u00ednio, bomba de \u00f3leo e de \u00e1gua hi volume, trambulador hurst short shift, carburador demon 750 cfm,\u00a0 escape feito em a\u00e7o inox de 3 polegadas, juntas de cabe\u00e7ote de cobre marca SCE, kit nitro da NOS adicionando 150 cv, total de 600 cv;<\/p>\n

Interior<\/p>\n

Tape\u00e7aria em couro preto, bancos em couro, instrumentos originais, volante Grant e alavanca de c\u00e2mbio Hurst, al\u00e9m do tubo de NOS acoplado na coluna central do banco traseiro;<\/p>\n

Est\u00e9tica\/exterior<\/p>\n

rodas aro 18 da American Racing e pneus Kuhmo 245 na dianteira e 275 na traseira, cor da carroceria original com seis retoques de verniz e faixas pretas duplas na frente do cap\u00f4 e traseira;<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Mec\u00e2nica – Marcus Rafaeli e Lucas Berti Brando da Route V8 Garage; escapamento e detalhes – Fast Custom e Auto 78 e lataria – Paulo Machado. Oficina Route V8 Garage – Rua Evaristo de Antoni, 1071, Bairro S\u00e3o Jos\u00e9 – Caxias do Sul (RS) \u2013 Tel. (54) 3028-9947.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0V\u00eddeo: Dodge Dart 1979 \u2013 Na lata com verniz!<\/a><\/p>\n\n