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{"id":4529,"date":"2017-11-19T10:00:28","date_gmt":"2017-11-19T13:00:28","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4529"},"modified":"2017-11-17T13:41:02","modified_gmt":"2017-11-17T16:41:02","slug":"customizacao-aparando-as-arestas-parte-1","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/customizacao-aparando-as-arestas-parte-1\/","title":{"rendered":"Customiza\u00e7\u00e3o: Aparando as arestas – Parte 1"},"content":{"rendered":"

\u00adCantos arredondados em customs s\u00e3o uma das muitas “ferramentas” dispon\u00edveis para o customizador deixar o carro mais suave, com linhas que fluem melhor<\/strong><\/h2>\n

Texto: Victor Rodder
\nFotos: Custom Car Chronicle\/Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Aparando as arestas do carro<\/strong><\/h3>\n

Como j\u00e1 mencionei em v\u00e1rios outros artigos, no Brasil as fronteiras entre hot, street, custom, kustom, low, etc<\/a> s\u00e3o muito mais flex\u00edveis do que em outros pa\u00edses. Mas, se olharmos bem, vamos ver que temos uma tend\u00eancia muito maior a admirar, e consequentemente, produzir mais hot rods do que outros estilos de antigos modificados.<\/p>\n

E como aqui temos algumas boas op\u00e7\u00f5es de carrocerias de fibra para modelos fabricados entre 1927 e 1940, os customs da d\u00e9cada de 1950 circulam por a\u00ed em menor n\u00famero. E se falarmos de customs feitos seguindo as receitas certas, tradicionais mesmo, o n\u00famero cai ainda mais!<\/p>\n

Talvez por isso eu ainda n\u00e3o tenha visto em nenhum custom<\/a> brasileiro uma das personaliza\u00e7\u00f5es que acabaram se tornando caracter\u00edsticas nos customs das d\u00e9cadas de 1940 e 50, e que se tornaram muito marcantes: os cantos arredondados em porta, cap\u00f4 e tampa de porta-malas.<\/p>\n

Cantos arredondados em customs s\u00e3o mais uma das muitas “ferramentas” dispon\u00edveis para o customizador deixar o carro mais suave, com linhas que fluem melhor, combinando mais com o desenho geral do carro (como expliquei algumas edi\u00e7\u00f5es atr\u00e1s). Uma carroceria bem cortada, alinhada, livre dos excessos que a ind\u00fastria automotiva dos anos 40 e 50 \u00e0s vezes impingia, quando finalizada com os cantos de cap\u00f4, portas e porta-malas arredondados, faz com que o conjunto est\u00e9tico de um carro fique surpreendentemente mais agrad\u00e1vel.<\/p>\n

Ao primeiro olhar, voc\u00ea nota que o carro agrada, atrai, mas n\u00e3o sabe bem explicar o porqu\u00ea. E esse \u00e9 justamente o segredo: fazer altera\u00e7\u00f5es suaves e sutis no carro, n\u00e3o agressivas. Altera\u00e7\u00f5es que, aos olhos do leigo, pare\u00e7am ser parte do projeto original do carro. E os cantos arredondados s\u00e3o assim: uma mudan\u00e7a sutil, que n\u00e3o salta aos olhos, mas que quando n\u00e3o est\u00e1 l\u00e1, faz falta.<\/p>\n

\"Aparando<\/a>
Os Mercury 1939 vinham de f\u00e1brica com os cantos superiores da tampa do porta-malas arredondados, o que tornava esses modelos realmente muito atrativos. Os Mercury 1940 convers\u00edveis e os modelos coupe tamb\u00e9m tinham esse mesmo desenho de tampa traseira. Mas, para todos os modelos produzidos a partir de 1941, esta caracter\u00edstica foi simplesmente deletada do design dos carros.<\/figcaption><\/figure>\n

Quando come\u00e7ou?\u00a0<\/strong><\/p>\n

Para apresentar a voc\u00eas um pouco da hist\u00f3ria desse tipo de altera\u00e7\u00e3o, fui pesquisar em alguns lugares, e quem melhor definiu as origens dos cantos arredondados foi Rik Hoving, do site Custom Car Chronicle<\/a>, que gentilmente me cedeu as imagens que ilustram esse artigo.<\/p>\n

Rik \u00e9, dentre outras fun\u00e7\u00f5es, o editor-chefe do CCC, historiador de carros personalizados, e quem iniciou em 2004 um verdadeiro museu on-line de customs cars. Rik tamb\u00e9m \u00e9 designer gr\u00e1fico e tem muitas hist\u00f3rias e conhecimento para compartilhar. Ainda vamos falar muito dele nesta revista.<\/p>\n

Mas voltando aos cantos arredondados, sempre pensei que esta t\u00e9cnica fosse algo inerente aos prim\u00f3rdios da customiza\u00e7\u00e3o, l\u00e1 pelos idos de 1930, j\u00e1 que se encaixam t\u00e3o bem na apar\u00eancia suave exigida na modifica\u00e7\u00e3o desses carros.<\/p>\n\n