Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4691,"date":"2017-07-27T15:14:51","date_gmt":"2017-07-27T18:14:51","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4691"},"modified":"2017-11-13T16:09:20","modified_gmt":"2017-11-13T19:09:20","slug":"ford-custom-club-coupe-1951-fordao-bluebox","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-custom-club-coupe-1951-fordao-bluebox\/","title":{"rendered":"Ford Custom Club Coupe 1951: Ford\u00e3o BlueBox"},"content":{"rendered":"

\u201cFalando\u201d alto com o 302 V8 5.0 litros, este raro cup\u00ea rebaixado tem fama de mau e mesmo assim sabe agradar at\u00e9 os mais puristas<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Custom Club Coupe 1951<\/strong><\/h3>\n

 <\/p>\n

Para quem \u00e9 \u201crato de biblioteca\u201d ou internauta man\u00edaco fica f\u00e1cil saber: a Ford apresentou em 1949<\/a> um carro com para-lamas integrado e detalhes de aerodin\u00e2mica que surpreendiam at\u00e9 os mais cr\u00edticos. Popularmente chamado de “Ford Shoebox”, ou caixa de sapato, esse projeto, que continuou at\u00e9 1951, contava com design slab-sided (alto-magro). Paulo Cezar Patriani, advogado de Curitiba (PR), aproveitou a hist\u00f3ria para transpor ao presente: nomeou seu modelo Ford Custom Club Coupe 1951 de ‘BlueBox’. De t\u00e3o imponente, esse cl\u00e1ssico tamb\u00e9m poderia, facilmente, ter uma men\u00e7\u00e3o a Elvis Presley: Blue Suede Shoes. Entre uma escrita e outra, um apelido ou outro, o fato \u00e9 que o modelo se tornou um verdadeiro street hot<\/a> \u2013 capaz de fazer marmanjo revirar o pesco\u00e7o para olh\u00e1-lo.<\/p>\n

Patriani conta que, em 2007, visitou a cidade do Rio de Janeiro ao lado do amigo Carlos Zanicotti, o Quinho, respeit\u00e1vel comerciante de autom\u00f3veis de Curitiba. A ideia era avaliar o estado de conserva\u00e7\u00e3o deste raro modelo Custom Club Coupe de 1951. “Considerando que motoriza\u00e7\u00e3o e c\u00e2mbio n\u00e3o eram originais, ficamos em d\u00favida quanto ao neg\u00f3cio, pedimos uma semana de prazo para o propriet\u00e1rio e voltamos sem o carro a Curitiba. Ap\u00f3s ponderar que todo o restante das pe\u00e7as, estrutura e acess\u00f3rios, eram originais, e eu j\u00e1 possu\u00eda guardado um 302 V8 com uma transmiss\u00e3o C4 revisada, fechei neg\u00f3cio e mandei buscar o Ford\u00e3o”, conta.<\/p>\n

“O projeto inicial era manter o carro com sua apar\u00eancia original, visto que j\u00e1 tenho um hot rod, o \u201cOld Dog\u201d Ford Tudor 1931<\/a>, campe\u00e3o em \u00c1guas de Lindoia (SP)<\/a> em 2012, feito pela Hot & Rusty, do grande amigo S\u00e9rgio Liebel \u2013 e que foi capa desta revista na edi\u00e7\u00e3o 60″, comenta Patriani.<\/p>\n

Ap\u00f3s contrariedades e muito estresse com profissionais do mercado, o entusiasta resolveu redirecionar a proposta (uma vez que j\u00e1 havia perdido tempo e dinheiro). Foi ent\u00e3o que ele aguardou agenda da oficina Hot & Rusty de Curitiba. “Junto ao Liebel o cl\u00e1ssico ganhou contorno. O chassi e a suspens\u00e3o s\u00e3o originais e para rebaixarmos o carro 10 cm o assoalho foi levantado. Foram a\u00e7\u00f5es sutis, pontuais, mas que fizeram grande diferen\u00e7a e contribu\u00edram para aquilo que, em princ\u00edpio, seria uma modesta restaura\u00e7\u00e3o para o original, e acabou se tornando o projeto do street hot mais bonito do Brasil”, comemora.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Custom Club Coupe 1951<\/figcaption><\/figure>\n

Divers\u00e3o azul<\/strong><\/p>\n

Por ter a soma de ciano e magenta, a cor azul est\u00e1 sempre associada a frieza, depress\u00e3o e monotonia. Mas h\u00e1 quem tamb\u00e9m reflita e defenda caracter\u00edsticas da colora\u00e7\u00e3o para paz, ordem e harmonia. Respons\u00e1vel por afastar a mesmice e exibir empolga\u00e7\u00e3o, o bloco Ford 302 V8 5.0 litros instalado sob o cofre do 51′ gera 250 cv e est\u00e1 aliado \u00e0 carbura\u00e7\u00e3o quadrijet 650cfm Edelbrock. At\u00e9 a\u00ed, nada de frieza, certo?<\/p>\n

No interior, mais prova de que o azul sugere harmonia: pedaleiras em alum\u00ednio, bancos el\u00e9tricos BMW (de couro na cor gelo) e porta-malas acarpetado. Basta prestar aten\u00e7\u00e3o aos detalhes para perceber mais tons de azul que entrela\u00e7am as pequenezas da cabine.<\/p>\n

Garantindo a est\u00e9tica afinada com a proposta de um fiel street hot, a pintura escolhida foi a Fiji Blue, poliester Mitsubishi. Para embelezar ainda mais o cup\u00ea, rodas 15×7\u201d com pneus Coker Classic 205\/75R15. Nada mal para um carro que foi produzido no Canad\u00e1 e restaurado no Brasil, n\u00e3o acha?<\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Ford 1951 Custom Club Coupe<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Bloco Ford 302 V8 5.0 litros, 250 cv, distribuidor MSD e igni\u00e7\u00e3o 6 AL, carburador quadrijet 650 cfm Edelbrock, tampa de v\u00e1lvulas Edelbrock, transmiss\u00e3o autom\u00e1tica C4 com alavanca na coluna de dire\u00e7\u00e3o, radiador em alum\u00ednio Artbilits com ventila\u00e7\u00e3o sob ventoinha, diferencial Ford Maverick 8, dire\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica GM Astra e freios a disco nas quatro rodas;<\/p>\n

Interior<\/strong><\/p>\n

Painel e volante originais, coluna Artbilits e pedaleiras em alum\u00ednio, bancos el\u00e9tricos BMW (em couro na cor gelo) e complementos em azul, porta-malas acarpetado nas mesmas cores do interior;<\/p>\n

Exterior\/est\u00e9tica<\/strong><\/p>\n

Pintura Fiji Blue poliester Mitsubishi, sistema ACI TRI-COAT e rodas 15×7\u201d com pneus Coker Classic 205\/75R15;<\/p>\n

Quem Fez?<\/p>\n

Hot & Rusty \u2013 Coordena\u00e7\u00e3o S\u00e9rgio Liebel \u2013 Curitiba (PR) (41) 3254-7178; Lataria: Sidney Lindbeck; Pintura: Jo\u00e3o Duarte; Mec\u00e2nica e adapta\u00e7\u00f5es: Emerson Luiz Andrade; El\u00e9trica: Maur\u00edcio; Vidros: Jesuel; Escapamentos: Escapepar; Interior: Paulo Interior Especial e Pinstrip: Guga.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford 1929 Phaeton: Fazendo seu\u00a0pr\u00f3prio carro.<\/a><\/p>\n\n