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{"id":4762,"date":"2017-08-02T14:48:50","date_gmt":"2017-08-02T17:48:50","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4762"},"modified":"2017-08-02T14:48:51","modified_gmt":"2017-08-02T17:48:51","slug":"ford-100-anos-de-historia-no-segmento-de-picapes","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-100-anos-de-historia-no-segmento-de-picapes\/","title":{"rendered":"Ford: 100 anos de hist\u00f3ria no segmento de picapes"},"content":{"rendered":"

Ford comemora 100 anos de hist\u00f3ria e inova\u00e7\u00e3o no segmento de picapes, hoje representada pela F-150 e Ranger<\/strong><\/h2>\n

Texto: Reda\u00e7\u00e3o
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o\/Ford<\/p>\n

Ford<\/strong><\/h3>\n

A Ford comemora 100 anos de lideran\u00e7a e inova\u00e7\u00e3o no segmento de picapes. A data foi celebrada no dia 27 de julho com uma hist\u00f3ria que come\u00e7ou com o lan\u00e7amento do Ford TT em 1917 e continua com as atuais linhas Ranger e S\u00e9rie F, incluindo a F-150, picape mais vendida do mundo. Nascida da vis\u00e3o do fundador da empresa, Henry Ford, de criar um ve\u00edculo comercial com chassi refor\u00e7ado e espa\u00e7o para carga na traseira, a primeira picape foi derivada do lend\u00e1rio Modelo T<\/a>, que mudou a ind\u00fastria automotiva e a pr\u00f3pria natureza do trabalho.<\/p>\n

Hoje, as picapes Ford est\u00e3o entre os ve\u00edculos mais emblem\u00e1ticos da marca. A S\u00e9rie F \u00e9 a picape mais vendida nos Estados Unidos h\u00e1 40 anos consecutivos e o ve\u00edculo mais vendido do mercado h\u00e1 35 anos, com mais de 26 milh\u00f5es de unidades. A Ranger est\u00e1 presente em centenas pa\u00edses, inclusive o Brasil onde tem\u00a0longa tradi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Ranger 2012<\/figcaption><\/figure>\n

Nasce uma lenda<\/strong><\/p>\n

Nove anos depois do lan\u00e7amento do primeiro Modelo T, os consumidores queriam um ve\u00edculo com maior capacidade de carga para uso em servi\u00e7o e entregas. Em 27 de julho de 1917, a Ford respondeu com o Modelo TT, com o mesmo motor e cabine do Modelo T, mas com um chassi mais pesado capaz de transportar uma tonelada de carga \u00fatil. Com pre\u00e7o de f\u00e1brica de US$600, vendeu 209 unidades naquele ano.<\/p>\n

Como no trator Fordson (lan\u00e7ado para a agricultura em 1917), Henry Ford imaginou um chassi capaz de acomodar diferentes ca\u00e7ambas e implementos fornecidos por terceiros, aumentando a versatilidade para o trabalho. Foi uma f\u00f3rmula de sucesso: a Ford vendeu 1,3 milh\u00e3o de Modelos TT at\u00e9 1928, quando ele foi substitu\u00eddo pelo Modelo AA com chassi de 1,5 tonelada.<\/p>\n

Henry Ford vendia suas picapes principalmente em \u00e1reas rurais. “As picapes modelo AA, em particular, foram muito bem aceitas por esses clientes, que podiam us\u00e1-las tanto na fazenda como para ir \u00e0 igreja no domingo”, destaca Bob Kreipke, historiador da Ford.<\/p>\n

Como o Modelo TT, o Modelo AA era oferecido apenas como chassi-cabine, em dois comprimentos, com motor e eixo de maior capacidade. O segmento se tornou altamente competitivo e a Ford substituiu o Modelo AA pelo Modelo BB em 1933, usado em aplica\u00e7\u00f5es como ve\u00edculo de entrega, transporte de animais e ambul\u00e2ncia. Dois anos depois, a Ford introduziu o Modelo 50, equipado com seu famoso motor V8 Flathead.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Greyhound 1935<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1941, a Ford vendeu mais de 4 milh\u00f5es de picapes. A mudan\u00e7a da produ\u00e7\u00e3o devido \u00e0 guerra reduziu as vendas para os consumidores, mas trouxe um ganho de experi\u00eancia na constru\u00e7\u00e3o de picapes militares pesadas e 4×4 para transporte de pessoal. Um ano depois da retomada da produ\u00e7\u00e3o para os consumidores, em 1947, a Ford aproveitou esse conhecimento para oferecer mais inova\u00e7\u00f5es aos clientes.<\/p>\n

“Ap\u00f3s a guerra, muitos americanos das \u00e1reas rurais se mudaram para centros urbanos e suburbanos procurando trabalho, e muitos levaram suas picapes Ford com eles”, diz Kreipke. “A Ford viu isso como uma oportunidade e come\u00e7ou a trabalhar numa nova gera\u00e7\u00e3o de picapes em 1948, que ficou conhecida como S\u00e9rie F \u2018Bonus Built\u2019\u201d.<\/p>\n

Esta primeira gera\u00e7\u00e3o da S\u00e9ria F ia da F-1<\/a> de meia tonelada \u00e0 picape F-8 muito maior. Com a chegada da S\u00e9rie F de segunda gera\u00e7\u00e3o em 1953, a Ford aumentou a capacidade e pot\u00eancia do motor e renomeou a linha. A F-1 tornou-se F-100<\/a> e as picapes F-2 e F-3 foram integradas na nova F-250. F-4 tornou-se F-350. As picapes Classe 8 formaram uma nova unidade de picapes comerciais, que trouxe as famosas picapes S\u00e9ries C, H, L, N, T e W da Ford.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford F-1 1948<\/figcaption><\/figure>\n

Ao longo desse per\u00edodo, as picapes da Ford come\u00e7aram a parecer menos utilit\u00e1rias, com pintura em dois tons, transmiss\u00e3o autom\u00e1tica e sistemas aprimorados de climatiza\u00e7\u00e3o e r\u00e1dio. A F-100 1953 introduziu novos itens de s\u00e9rie como apoios de bra\u00e7o, luzes de cabine e quebra-sol. Com cabine mais baixa e mais larga, a nova picape tinha para-choques dianteiros integrados e design mais aerodin\u00e2mico.<\/p>\n

Em 1957, a Ford estreou uma picape baseada em autom\u00f3vel \u2013 a Falcon Ranchero. Anunciado como \u201cMais que um carro! Mais que uma picape!\u201d, ela trouxe confortos de carro para os consumidores.<\/p>\n

Ra\u00e7a forte<\/strong><\/p>\n

Em 1961 \u2013 44 anos ap\u00f3s o Modelo TT \u2013 a Ford introduziu a quarta gera\u00e7\u00e3o da S\u00e9rie F. Mais baixa e elegante, estreou a revolucion\u00e1ria suspens\u00e3o dianteira \u201ctwin-I-beam\u201d da marca. O pacote Ranger de luxo surgiu em 1967, enfatizando o conforto e durabilidade, com dire\u00e7\u00e3o e freios hidr\u00e1ulicos e chassi de perfil menor. A vers\u00e3o com cabine estendida SuperCab introduzida em 1974 trazia bancos mais confort\u00e1veis \u200b\u200bpara uso profissional e familiar.<\/p>\n

Com a chegada da S\u00e9rie F de sexta gera\u00e7\u00e3o, em 1975, a Ford substituiu a popular F-100 pela F-150, com maior capacidade para combater as picapes C\/K da General Motors. Em 1977, a S\u00e9rie F assumiu a lideran\u00e7a de vendas que, 26 milh\u00f5es de picapes depois, a Ford n\u00e3o perdeu mais.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford F-150 1975<\/figcaption><\/figure>\n

Mais que ve\u00edculos de trabalho, as picapes estavam se tornando rapidamente ve\u00edculos familiares universais, segundo Kreipke. Em vez de alugar uma picape para um servi\u00e7o ou reboque, as pessoas agora possu\u00edam esses ve\u00edculos para trabalhar e viajar com a fam\u00edlia no fim de semana. As picapes da Ford se adaptaram \u00e0 mudan\u00e7a do estilo de vida americano, mais ativo.<\/p>\n

Vers\u00f5es especiais, como o pacote Lariat introduzido em 1978, ofereciam mais recursos de conforto, como ar-condicionado, bancos de couro, travas e vidros el\u00e9tricos. Em 1982, a Ford lan\u00e7ou a Ranger, uma picape m\u00e9dia totalmente nova. Vers\u00e1til e eficiente, a Ranger rapidamente criou reputa\u00e7\u00e3o de ve\u00edculo robusto e capaz, fazendo sucesso em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Agora, depois de um per\u00edodo de sete anos, a Ranger ser\u00e1 relan\u00e7ada na Am\u00e9rica do Norte em 2019.<\/p>\n

F-150 e Ranger<\/strong><\/p>\n

Em 1998, a Ford lan\u00e7ou a S\u00e9rie F Super Duty, para servi\u00e7o pesado. E expandiu a linha com novos pacotes de acabamento e tecnologia, como King Ranch, Platinum e Limited, trazendo bancos premium de couro, multim\u00eddia SYNC com navega\u00e7\u00e3o, teto solar, bancos aquecidos e maior capacidade de carga.<\/p>\n

Os motores tamb\u00e9m evolu\u00edram. A tecnologia de motor V6 EcoBoost estreou em 2011, com novo patamar de pot\u00eancia e economia. A F-150 2015 introduziu a carroceria de liga de alum\u00ednio de alta resist\u00eancia, de n\u00edvel militar, estendida depois \u00e0s picapes Super Duty 2017.<\/p>\n

A inova\u00e7\u00e3o continuou no segmento de picapes especiais, com as vers\u00f5es F-150 Harley-Davidson, SVT Lightning e Raptor \u2013 a primeira picape off-road de um grande fabricante inspirada nas corridas do deserto. A F-150 Raptor 2017 de segunda gera\u00e7\u00e3o tem hoje motor V6 EcoBoost de mais de 450 cv, transmiss\u00e3o de 10 velocidades e um exclusivo sistema de gerenciamento de terreno, com diferencial e caixa de transfer\u00eancia e eletr\u00f4nica.<\/p>\n

L\u00edder na Europa, a Ranger \u00e9 uma refer\u00eancia em picapes m\u00e9dias. A sua presen\u00e7a na Am\u00e9rica do Sul \u00e9 formada pelos modelos 2.2 e 3.2 Diesel e 2.5 Flex, com sete airbags, controles de estabilidade, tra\u00e7\u00e3o e anticapotamento, sistema multim\u00eddia SYNC e outras tecnologias avan\u00e7adas.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Veja a evolu\u00e7\u00e3o da roda em 100 anos de hist\u00f3ria do autom\u00f3vel.<\/a><\/p>\n\n