Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4860,"date":"2017-08-10T13:49:07","date_gmt":"2017-08-10T16:49:07","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4860"},"modified":"2017-08-10T16:23:40","modified_gmt":"2017-08-10T19:23:40","slug":"chevrolet-c-10-valente-sim-requintada-ainda-mais","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/chevrolet-c-10-valente-sim-requintada-ainda-mais\/","title":{"rendered":"Chevrolet C-10: Valente sim, requintada ainda mais"},"content":{"rendered":"

Cl\u00e1ssica picape com linhas inconfund\u00edveis, C-10 mant\u00e9m bloco V8 e fama de robusta<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

 <\/p>\n

Chevrolet C-10<\/strong><\/h3>\n

O estilo t\u00edpico das americanas, com linhas retas, para-brisa inclinado e conjunto \u00f3ptico dianteiro, denuncia o modelo Chevrolet C-10<\/a>. Reconhecida por ser espa\u00e7osa, robusta e potente, a picape sempre contou a seu favor com a funcionalidade \u2013 tanto para o servi\u00e7o pesado quanto para passeios de finais de semana. Pedro Jos\u00e9 de Sousa Neto, 35 anos, empres\u00e1rio de S\u00e3o Paulo, prefere desfrutar do modelo apenas nos encontros de autom\u00f3veis antigos e voltas espor\u00e1dicas \u2013 mantendo, assim, a restaura\u00e7\u00e3o de sua C-10 intacta.<\/p>\n

Pedro \u00e9 propriet\u00e1rio da empresa paulistana PJS Restaura\u00e7\u00f5es Especiais e conta que a picape chegou \u00e0s suas m\u00e3os como parte de pagamento de um servi\u00e7o. “A C-10 chegou em 2015 como parte de pagamento de uma restaura\u00e7\u00e3o. Decidi mudar alguns detalhes est\u00e9ticos que estavam mal resolvidos e logo em seguida aproveitei para trocar a rela\u00e7\u00e3o do diferencial por uma mais longa”, conta.<\/p>\n

A C-10 era a preferida dos agricultores e fazendeiros. Um dos motes das campanhas publicit\u00e1rias do utilit\u00e1rio da GM dizia que o trabalho n\u00e3o precisava ser sacrif\u00edcio para ningu\u00e9m. Ela surgiu em 1974, quando substituiu as Chevrolet C-14 e C-15, lan\u00e7adas dez anos antes, que se diferenciavam entre si somente pelas op\u00e7\u00f5es de chassi curto e longo, respectivamente. A C-10 chegou a ser oferecida nas op\u00e7\u00f5es com ou sem ca\u00e7amba, cabine dupla (duas portas e capacidade para seis ocupantes), al\u00e9m das s\u00e9ries b\u00e9licas destinadas ao Ex\u00e9rcito e \u00e0 Marinha, sem teto r\u00edgido e com para-brisa basculante.<\/p>\n

\"Chevrolet<\/a>
Chevrolet C-10<\/figcaption><\/figure>\n

M\u00fasica do motor<\/strong><\/p>\n

O modelo cl\u00e1ssico de Pedro \u00e9 um caso \u00e0 parte. Conta com o pequeno, mas valente, bloco V8 de 283 polegadas c\u00fabicas (4,6 litros) com carbura\u00e7\u00e3o quadrijet Holley de 650 CFM e comando de v\u00e1lvulas forjado para uso di\u00e1rio. O sistema \u00e9 acoplado a uma caixa de transmiss\u00e3o Clark 260F de quatro velocidades e alavanca no assoalho. “A caminhonete j\u00e1 chegou para mim pintada e a minha empresa s\u00f3 fez a parte mec\u00e2nica, ajuste de suspens\u00e3o, freios e tape\u00e7aria”, explica Pedro.<\/p>\n

A est\u00e9tica da C-10 \u00e9 contemplada pelas rodas alargadas com 10\u201d na traseira e 8\u201d na dianteira, al\u00e9m de tape\u00e7aria em couro e volante tr\u00eas raios da marca Envemo. Mas \u00e9 diante do som que escapa pelos abafadores Flowmaster que est\u00e1, talvez, a maior beleza da picape. “Quando as pessoas veem a C-10 na rua gostam pela beleza, mas basta escutarem o ronco do V8 e o sorriso \u00e9 instant\u00e2neo”, garante Pedro.<\/p>\n

Em se tratando de conforto, a suspens\u00e3o independente na frente e o eixo r\u00edgido atr\u00e1s eram uma caracter\u00edstica do modelo que muitos propriet\u00e1rios elogiam at\u00e9 hoje. “Naturalmente essa configura\u00e7\u00e3o agrada, mas acredito que o acerto de suspens\u00e3o para deix\u00e1-la com um visual legal e est\u00e1vel foi nossa maior dificuldade, at\u00e9 mesmo para n\u00e3o perder conforto e poder rodar mais baixa”, opina.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0C-10 1972: Merecido reconhecimento.<\/a><\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica<\/p>\n

Chevrolet C10<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Bloco V8 de 283\u201d c\u00fabicas (4,6 litros), carbura\u00e7\u00e3o quadrijet Holley de 650 CFM, comando de v\u00e1lvulas forjado e transmiss\u00e3o Clark 260F de quatro velocidades<\/p>\n

Interior<\/strong><\/p>\n

Original, mas com volante de tr\u00eas raios da marca Envemo e tape\u00e7aria em couro<\/p>\n

Exterior<\/strong><\/p>\n

Rodas alargadas com 10\u201d na traseira e 8\u201d na dianteira cal\u00e7adas em pneus 275\/60X15 na traseira e 255\/60X15 na dianteira<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

PJS Restaura\u00e7\u00f5es Especiais – www.carroantigopjs.com.br<\/a><\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Picape Chevy 1954: Rato da ro\u00e7a.<\/a><\/p>\n\n