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{"id":490,"date":"2019-04-11T10:00:37","date_gmt":"2019-04-11T13:00:37","guid":{"rendered":"http:\/\/winterstudios.com.br\/hotrods\/?p=490"},"modified":"2019-04-11T18:38:50","modified_gmt":"2019-04-11T21:38:50","slug":"good-guy-bad-guy","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/good-guy-bad-guy\/","title":{"rendered":"N\u00e3o perca: dupla de Fords Coup\u00e9 1940"},"content":{"rendered":"

Dupla de Fords Coup\u00e9 1940 mostra duas vertentes da cultura hot rod: a dos puristas e a mais radical<\/strong><\/h2>\n

Texto: Fl\u00e1vio Faria
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Coup\u00e9 1940<\/strong><\/h3>\n

Com linhas arredondadas e traseira bem marcada, o Ford Coup\u00e9 1940 \u00e9 sin\u00f4nimo de esportividade entre os carros antigos. Na \u00e9poca, inclusive, o modelo foi criado com este objetivo, de ser um esportivo da marca. Era o preferido de policiais e bandidos. Tanto \u00e9 que o ve\u00edculo, na \u00e9poca, foi muito utilizado tanto como viatura quanto como carro de fuga. Nesta edi\u00e7\u00e3o, Hot Rods traz dois exemplares que mostram essa \u201cdupla personalidade\u201d. De um lado, o \u201cmocinho\u201d, um Coup\u00e9 quase todo original, s\u00f3 com a mec\u00e2nica adaptada. De outro, um leg\u00edtimo hot rod com 280cv de pot\u00eancia e suspens\u00e3o a ar. Qual voc\u00ea prefere?<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Bad Guy<\/strong><\/p>\n

Figura carimbada da revista Hot Rods, Ant\u00f4nio Carlos Marin, o Toninho da Marin Olds, j\u00e1 apresentou diversos projetos de respeito na revista. E dessa vez n\u00e3o poderia ser diferente. Este Coup\u00e9 1940 com cara de bandido, nas palavras do propriet\u00e1rio, \u00e9 um dos seus sonhos realizados. \u201cEu sempre quis ter um Ford Coup\u00e9 e fiquei \u00e0 procura de um exemplar por cerca de cinco anos, quando fiquei sabendo deste carro, que \u00e0 \u00e9poca estava em Bras\u00edlia. O antigo propriet\u00e1rio tinha se interessado por um carro meu e est\u00e1vamos negociando uma troca. Eu estava radiante, imaginando que, finalmente, meu sonho estaria realizado, mas infelizmente meus planos foram por \u00e1gua abaixo. Alguns detalhes n\u00e3o se concretizaram e a troca n\u00e3o deu certo. S\u00f3 que eu estava decidido a ter aquele carro, ent\u00e3o peguei um avi\u00e3o para Bras\u00edlia e fui encontrar o dono do carro. Ap\u00f3s negociar muito consegui trazer o Ford\u201d, detalha.<\/p>\n

Quando chegou \u00e0s m\u00e3os de Toninho, o Coup\u00e9 estava em excelente estado. \u201cDava at\u00e9 d\u00f3 de mexer\u201d, brinca. Mas mesmo assim ele decidiu deixar o carro a seu gosto. \u201cQuando ele chegou, o projeto j\u00e1 estava pronto, eu j\u00e1 tinha certeza de como queria o carro\u201d, explica. A partir da\u00ed foi s\u00f3 colocar o plano em pr\u00e1tica.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Coup\u00e9 1941: Cl\u00e1ssico moderno?<\/a><\/p>\n

Por partes<\/strong><\/p>\n

A primeira provid\u00eancia foi trabalhar a parte mec\u00e2nica. Como Toninho j\u00e1 tinha ideias \u201cmaldosas\u201d para o Coup\u00e9, foi s\u00f3 acertar os detalhes com o mec\u00e2nico Reinald\u00e3o, que adaptou um V8 302 de quase 300cv. Al\u00e9m disso, o carro recebeu funilaria e pintura completas, al\u00e9m de acess\u00f3rios novos em folha. Mas vamos por partes… Rec\u00e9m-chegado de Bras\u00edlia, o carro ainda ostentava a cor cinza original, que n\u00e3o estava nos planos de Marin. O Ford recebeu, ent\u00e3o, um trabalho meticuloso de funilaria, que n\u00e3o levou muito tempo, j\u00e1 que o estado geral do ve\u00edculo era excelente, e foi totalmente pintado de preto. \u201cPara mim, cada carro antigo tem uma cor que lhe cai melhor e acredito que os Ford Coup\u00e9 40 devem ser pretos\u201d, afirma o propriet\u00e1rio. Grade e far\u00f3is puderam ser restaurados, mas detalhes externos, como retrovisores, tiveram de ser importados dos Estados Unidos, uma vez que n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o f\u00e1cil achar pe\u00e7as para este modelo no Brasil.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

As rodas d\u00e3o um ar ainda mais esportivo para o modelo. As pe\u00e7as s\u00e3o da American Racing, de 14\u201d na dianteira e 15\u201d na traseira. Os pneus s\u00e3o Cooper Cobra, nas medidas 235\/60. A suspens\u00e3o original, em eixo r\u00edgido, foi substitu\u00edda por um sistema mais moderno, para poder receber bolsas de ar. Essa era uma das exig\u00eancias de Marin, ter um carro que pudesse ser \u201ccolado\u201d no ch\u00e3o quando ele assim o desejasse. Na traseira, mesma coisa. O sistema original por feixe de molas foi retirado e no lugar entrou o sistema a ar.<\/p>\n

Modernidade e conforto<\/strong><\/p>\n

Por dentro, os bancos originais deram lugar a modelos mais modernos, forrados com couro, para dar mais conforto para a condu\u00e7\u00e3o. O volante \u00e9 da Lenker, com pegada mais esportiva. Os instrumentos s\u00e3o todos originais de f\u00e1brica, mas foram retirados e restaurados para funcionarem com o novo sistema mec\u00e2nico.<\/p>\n

302, 280cv<\/strong><\/p>\n

Por baixo do cap\u00f4 do Coup\u00e9 est\u00e1 um motor Ford 302 V8, que ficou no lugar do original flathead de pouco mais de 90cv. A diferen\u00e7a \u00e9 assombrosa, principalmente porque o propulsor 5.0L da Ford recebeu algumas \u201cpimentas\u201d para render 280cv de pot\u00eancia, 40% acima dos 200cv originais.<\/p>\n

Para alcan\u00e7ar este resultado, foram adotadas solu\u00e7\u00f5es simples de performance e confiabilidade. Para come\u00e7ar, toda a \u201cparte de baixo\u201d \u00e9 forjada, incluindo a\u00ed pist\u00f5es e bielas, que agora podem trabalhar sob maior estresse sem chance de quebrar. Os cabe\u00e7otes receberam um retrabalho para melhorar o fluxo de ar e comando de v\u00e1lvulas de maior gradua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Hot rod de fibra: um Fordinho com motor V8<\/a>.<\/p>\n

A parte de alimenta\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m ganhou um upgrade, com a ado\u00e7\u00e3o de um carburador Holley quadrijet com 750cfm de vaz\u00e3o. Para deixar o motor mais \u201clivre\u201d, o sistema de escape original deu lugar a tubula\u00e7\u00f5es diretas, com montagem do tipo 8×2, feito pela German Racing. O sistema de transmiss\u00e3o conta com um c\u00e2mbio mec\u00e2nico de quatro velocidades. Como j\u00e1 dito, a suspens\u00e3o \u00e9 a ar, ent\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel baixar o carro para ganhar mais estabilidade, o que \u00e9 bom quando se tem quase 300cv \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Segundo Marin, o carro \u00e9 usado sempre, inclusive para lev\u00e1- lo ao trabalho. E, apesar de ser um velho sonho, ele n\u00e3o descartaria se desfazer dele. \u201cSe fosse para terminar algum outro projeto, eu acho que venderia sim\u201d, avalia o propriet\u00e1rio, que faz quest\u00e3o de agradecer aqueles que o ajudaram com o projeto. \u201cHoje sou muito bem recebido em qualquer lugar que eu v\u00e1 com o carro, por isso s\u00f3 tenho a agradecer aos que me ajudaram a tornar realidade este sonho\u201d, finaliza.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Galeria de fotos: Motor Show Curitiba<\/a>.<\/p>\n