Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":4933,"date":"2017-12-09T11:00:09","date_gmt":"2017-12-09T14:00:09","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=4933"},"modified":"2017-12-08T11:10:34","modified_gmt":"2017-12-08T14:10:34","slug":"ford-tudor-1929-ate-quem-me-ve-lendo-jornal","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-tudor-1929-ate-quem-me-ve-lendo-jornal\/","title":{"rendered":"Ford Tudor 1929: At\u00e9 quem me v\u00ea lendo jornal…"},"content":{"rendered":"

Entre um an\u00fancio e outro, esse Ford Tudor ganhou a garagem e o cora\u00e7\u00e3o de dois aposentados que n\u00e3o abrem m\u00e3o de divers\u00e3o \u2013 e tradi\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Tudor 1929<\/strong><\/h3>\n

 <\/p>\n

A hist\u00f3ria desse modelo Ford Tudor da d\u00e9cada de 1920 n\u00e3o poderia come\u00e7ar de maneira diferente. No melhor estilo oldschool, os propriet\u00e1rios Mar\u00edlia Torres Martins, 63 anos, e o marido Jo\u00e3o Augusto Martins, 67 anos, encontraram o cl\u00e1ssico em um an\u00fancio de jornal. A partir da visita ao anunciante eles compraram o autom\u00f3vel e desenharam o projeto durante tr\u00eas anos. “Esse carro foi adquirido em 2011 e levou tr\u00eas anos para ficar pronto. Como hot, a mudan\u00e7a que realizamos foi na parte mec\u00e2nica”, comenta Mar\u00edlia.<\/p>\n

Mas se engana quem pensa que a aventura do casal come\u00e7ou tarde. Ambos compraram, em 1980, um Chevrolet 1940 e logo a seguir um Bel Air 56<\/a>. “Os dois foram vendidos mais tarde para montarmos um motor-home. Em 2010, voltamos para os carros antigos. O primeiro foi um Ford 34 e a seguir esse Tudor 29. Sempre em Curitiba”, explica a entusiasta. O modelo Ford 1934 \u2013 feito em fibra \u2013 j\u00e1 foi reportagem da revista Hot Rods # 111.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Tudor 1929<\/figcaption><\/figure>\n

A receita do Tudor \u00e9 simples e mant\u00e9m caracter\u00edsticas que todo bom e velho hot requer: mec\u00e2nica confi\u00e1vel, maciez ao rodar e estilo. O motor escolhido foi um 4 cilindros de GM Opala, assim como o diferencial e transmiss\u00e3o. O sistema de freio conta com disco na dianteira e tambor na traseira. Houve uma adapta\u00e7\u00e3o na bomba de gasolina e igni\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica, mas o tanque \u00e9 original do Ford 29<\/a>. “N\u00e3o houve dificuldade na montagem, pois quem montou todo ele \u00e9 especialista em Fordinhos originais”, diz Mar\u00edlia.<\/p>\n

O profissional que a propriet\u00e1ria cita \u00e9 o paranaense Claudio Grocoski \u2013 que assinou a mec\u00e2nica e detalhes da lataria e pintura do Ford. “Foi m\u00e9rito dele deixar o carro muito macio e pr\u00e1tico para dirigir. N\u00e3o deixa nada a desejar”, garante Mar\u00edlia.<\/p>\n

No interior do modelo o painel manteve-se original e os bancos do Renault Scenic na frente e traseira original foram revestidos em couro. O volante n\u00e3o poderia ser outro sen\u00e3o o tradicional modelo Banjo. Para ajudar na est\u00e9tica, os pneus 16\/600 na dianteira e 16\/650 na traseira foram cal\u00e7ados com rodas artesanais raiadas fabricadas em Maring\u00e1 (PR). “As pessoas observam esse autom\u00f3vel e logo comentam que o projeto ficou muito bom. Algumas se surpreendem e no geral o Fordinho \u00e9 um carro que agrada a todos os gostos”, opina a dona.<\/p>\n

Participantes de encontros de carros antigos na regi\u00e3o de Curitiba, o casal j\u00e1 projeta o pr\u00f3ximo cl\u00e1ssico que estar\u00e1 nas ruas: um Ford 1930 picape.<\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Ford Tudor 1929<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Bloco GM 4 cilindros de Opala, transmiss\u00e3o e diferencial tamb\u00e9m de Opala e freios dianteiros a disco e traseiros a tambor;<\/p>\n

Interior\/estrutura<\/strong><\/p>\n

Painel original, bancos dianteiros do Renault Scenic, traseiro original em couro e volante Banjo;<\/p>\n

Exterior\/est\u00e9tica<\/strong><\/p>\n

Pintura PU lisa e envernizada, pneus 16\/600 na dianteira e 16\/650 na traseira e rodas artesanais raiadas aro 16;<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Execu\u00e7\u00e3o do projeto como lataria, mec\u00e2nica e pintura: Claudio Grocoski \u2013 (41) 98857-4700; Tape\u00e7aria: Paulo e Gilmara \u2013 (41) 99732-2123; Bancos: Ademir Estofador \u2013 (41) 98836-1303 e Volante, coluna e pedaleira: Artbillits \u2013 (41) 9661-3422.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford Tudor 1931: Paix\u00e3o retomada.<\/a><\/p>\n\n