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{"id":5076,"date":"2017-09-01T14:00:13","date_gmt":"2017-09-01T17:00:13","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5076"},"modified":"2017-09-01T14:00:13","modified_gmt":"2017-09-01T17:00:13","slug":"historia-os-habitats-naturais-do-hot-rodding","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/historia-os-habitats-naturais-do-hot-rodding\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria: Os habitats naturais do hot rodding"},"content":{"rendered":"

Fizemos um levantamento para descobrir onde est\u00e3o os hot rods, que pode ser na rua, na pista, no lago seco, na exposi\u00e7\u00e3o… E at\u00e9 no Brasil!<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Hot rodding<\/strong><\/h3>\n

A esp\u00e9cie de carros \u201chot rodding\u201d surgiu nos Estados Unidos da mistura de tr\u00eas elementos: habilidade mec\u00e2nica, gosto pela velocidade e carros velhos! Esses carros velhos eram, em geral, os Ford Modelo T<\/a> da d\u00e9cada de 20, os Modelo A de 1928 at\u00e9 1931, o modelo 1932 (o preferido) e os 1933 e 1934. O motor tinha de ser trocado por um mais potente e o mais popular era o pr\u00f3prio flathead da Ford, um motor V8 produzido de 1932 at\u00e9 1953.<\/p>\n

Para montar um carro veloz, o melhor era j\u00e1 partir para um modelo bem leve, como o roadster (o convers\u00edvel para dois passageiros). Para deixar o carro ainda mais leve, eram retirados para-lamas, para-choques e estribos. O motor tamb\u00e9m devia ser \u201cenvenenado\u201d, melhorando a carbura\u00e7\u00e3o, igni\u00e7\u00e3o, escapamento e, quem sabe, usando um comando de v\u00e1lvulas mais agressivo.<\/p>\n

Esses \u201croadsters\u00a0esquentados” teriam originado o termo hot rod. Hot, que significa quente, e rod, que seria uma abrevia\u00e7\u00e3o de roadster.<\/p>\n

Um fato que fez proliferar a \u201cpopula\u00e7\u00e3o\u201d de hot rods foi o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Os soldados veteranos voltavam para casa com os bolsos cheios de dinheiro. E a vontade de comprar um carro novo esbarrava na dificuldade dos fabricantes em atender a demanda (as montadoras ficaram cerca de tr\u00eas anos sem produzir carros para a popula\u00e7\u00e3o civil).<\/p>\n

Mas, durante a guerra, muitos soldados tinham aprendido ou aprimorado suas habilidades mec\u00e2nicas no servi\u00e7o militar. E essas habilidades eram usadas agora para revitalizar algum ve\u00edculo mais antigo. E assim muitos hot rods eram criados.<\/p>\n

Hot Rod na rua<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Esses hot rods eram usados como carros do dia a dia e levavam seus donos para a escola, trabalho ou para desfilar \u00e0 noite e levar as mo\u00e7as para o drive-in. Mas, eventualmente, dois hot rods se encontravam e, quando o sinaleiro ficava verde, o \u201cracha\u201d acontecia. O objetivo era ver quem chegava antes no pr\u00f3ximo sinaleiro! Nos drive-in tamb\u00e9m eram combinados os \u201crachas\u201d em ruas e estradas desertas. Essas competi\u00e7\u00f5es misturavam gasolina, testosterona e perigo! E o hot rod nas d\u00e9cadas de quarenta e cinquenta eram vistos pela popula\u00e7\u00e3o como um mal a ser eliminado.<\/p>\n

Hot Rod na pista<\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m desses rachas ilegais, tamb\u00e9m havia nos Estados Unidos os \u201cpegas\u201d em pistas de avi\u00e3o abandonadas. Nesses locais as leis de tr\u00e2nsito n\u00e3o eram desrespeitadas e as provas tinham um m\u00ednimo de organiza\u00e7\u00e3o. Em 1950, Cloyce Hart, sua esposa Mary Margaret \u201cPeggy\u201d Riley e mais dois s\u00f3cios, fundaram enfim a primeira pista comercial voltada para as corridas de arrancada, o \u201cSanta Ana Drag Strip\u201d. O local escolhido foi uma pista n\u00e3o utilizada do Aeroporto do Condado de Orange, na Calif\u00f3rnia. Como essas provas ainda n\u00e3o eram algo organizado, o pr\u00f3prio C.J \u201cPappy\u201d Hart (como era chamado Cloyce) estabeleceu a dist\u00e2ncia de um quarto de milha (402 metros), com base nas corridas de cavalo e tamb\u00e9m estabeleceu as classes dos competidores.<\/p>\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de opera\u00e7\u00e3o, Pappy e Peggy se tornaram os \u00fanicos s\u00f3cios da pista e entraram para a hist\u00f3ria como os respons\u00e1veis pelo estabelecimento de um novo esporte: o \u201cdrag racing\u201d. Uma poss\u00edvel origem do termo drag racing seria \u201ccorrida na rua principal\u201d, pois em ingl\u00eas \u201cmain drag\u201d significa rua principal, normalmente a melhor e mais larga rua de uma cidade pequena.<\/p>\n

Com o sucesso comercial da pista de Santa Ana, outras pistas surgiram e se fazia necess\u00e1ria a cria\u00e7\u00e3o de regras que uniformizassem as competi\u00e7\u00f5es. Para suprir esta necessidade foi criada em 1951 a National Hot Rod Association (NHRA), sendo seu fundador Wally Parks.<\/p>\n

Hoje, ap\u00f3s mais de 60 anos, a NHRA \u00e9 a maior organiza\u00e7\u00e3o mundial dedicada ao automobilismo, com 80.000 membros, 35.000 pilotos licenciados e 140 pistas. Os b\u00f3lidos que competem s\u00e3o classificados em mais de 200 classes baseadas em diversos itens, como tipo do ve\u00edculo, tamanho do motor, peso, aerodin\u00e2mica e modifica\u00e7\u00f5es efetuadas.<\/p>\n

Hot Rod no lago seco<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Muito tempo antes de ser criado o termo hot rod, j\u00e1 havia corridas de velocidade m\u00e1xima em longas retas nos leitos planos de lagos secos dos desertos da Calif\u00f3rnia. Essas provas eram organizadas por v\u00e1rios clubes automobil\u00edsticos. Esses clubes eram criados por jovens que gostavam de velocidade e buscavam legitimar seu esporte. Em 1937, sete desses clubes decidiram criar uma associa\u00e7\u00e3o. O objetivo era a organiza\u00e7\u00e3o de provas de velocidade em um ambiente amig\u00e1vel, sem esquecer da seguran\u00e7a dos competidores.<\/p>\n

Com a cria\u00e7\u00e3o dessa associa\u00e7\u00e3o, regras e classes foram estabelecidas. Isso estimulava a competi\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que os competidores de todos os clubes estavam sujeitos \u00e0s mesmas regras. Essas competi\u00e7\u00f5es eram provas de velocidade final nas quais cada competidor corria individualmente contra o rel\u00f3gio, buscando, dentro da sua categoria, a maior velocidade.<\/p>\n

A primeira prova organizada pela Southern California Timing Association (Associa\u00e7\u00e3o de Cronometragem do Sul da Calif\u00f3rnia) ocorreu em maio de 1938 no lago seco de Muroc. Al\u00e9m desse, outros lagos secos do Deserto de Mojave tamb\u00e9m eram utilizados: Harper, Rosamond e El Mirage, todos na Calif\u00f3rnia. No ano de 1949, a SCTA organizou sua primeira prova fora da Calif\u00f3rnia. Este local era o lago seco de Bonneville, no estado americano de Utah, e o piso, em vez de areia, era de sal.<\/p>\n

Essas provas da SCTA tamb\u00e9m s\u00e3o um habitat natural dos hot rods. H\u00e1 classes para todos os tipos de hot rod. A \u201cVintage\u201d, por exemplo, \u00e9 para autom\u00f3veis anteriores a 1948 e tamb\u00e9m r\u00e9plicas em alum\u00ednio e fibra de vidro. Nesta categoria \u00e9 poss\u00edvel ver baratinhas Ford 32<\/a> impec\u00e1veis rodando acima dos 300 km\/h!<\/p>\n

Hot Rod na exposi\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

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Al\u00e9m de velozes e potentes, os hot rods tamb\u00e9m s\u00e3o bonitos. E este lado \u00e9 explorado nas exposi\u00e7\u00f5es. O mais tradicional de todos os eventos \u00e9 o Grand National Roadster Show, que acontece sempre em janeiro na Calif\u00f3rnia, a terra sagrada do hot rod!<\/p>\n

Esse evento estreou em janeiro de 1949. Al Sloaker e sua esposa, Mary, montaram uma exposi\u00e7\u00e3o de carros novos em Oakland, Calif\u00f3rnia, mostrando os novos ve\u00edculos de Detroit, bem como carros europeus. Al\u00e9m desses ve\u00edculos comercializados pelas concession\u00e1rias, foram inclu\u00eddos no evento carros cl\u00e1ssicos, antigos, de corrida e alguns hot rods. A exposi\u00e7\u00e3o foi um sucesso com mais de 27.000 espectadores, sendo o estande dos hot rods um dos mais concorridos.<\/p>\n

Por conta do sucesso no evento desses carros alterados, a exposi\u00e7\u00e3o no ano seguinte foi toda dedicada a eles e batizado de \u201cNational Roadster Show\u201d. Foi decidido tamb\u00e9m que o carro mais bonito levaria para casa um trof\u00e9u de 2,74 metros de altura com o nome do ganhador gravado na base. Este trof\u00e9u pertenceria ao ganhador at\u00e9 a aclama\u00e7\u00e3o no ano seguinte do novo \u201cmais belo roadster hot rod da Am\u00e9rica\u201d.<\/p>\n

O primeiro nome a ser gravado na base do trof\u00e9u foi o de Bill Niekamp, com seu Ford 1929 extremamente modificado e com o uso de partes exclusivas e feitas de alum\u00ednio, como capa do radiador, tampa do motor, e v\u00e1rios acabamentos. Al\u00e9m disso, este utilizava componentes de diversos carros, como motor V8 flathead de Mercury 1942, chassi de Essex 1927, lanternas traseiras de Plymouth<\/a> 1949 e eixo traseiro de Ford 1939. Mas esse n\u00e3o era apenas um carro bonito, tanto que em 1952 atingiu 227 km\/hora na superf\u00edcie lisa do lago seco de El Mirage, Calif\u00f3rnia.<\/p>\n

Neste m\u00eas de janeiro ocorreu a 69\u00aa edi\u00e7\u00e3o deste evento que \u00e9 o \u201cbig daddy\u201d (grande pai) de todos os eventos. N\u00e3o se esque\u00e7a de conferir na internet o grande ganhador e portanto o atual hot rod mais lindo dos Estados Unidos ( e, no meu entender, do mundo…).<\/p>\n

Hot Rod na estrada<\/strong><\/p>\n

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Em 1970, o editor da revista \u201cRod and Custom\u201d e seu amigo Tex Smith, organizaram um encontro de street rods. Um street rod seria uma tend\u00eancia de hot rod que come\u00e7ou a ganhar for\u00e7a na d\u00e9cada de sessenta que privilegiava o uso do carro nas ruas. O motor V8 e potente estava l\u00e1, mas o carro tinha amenidades para uso normal, como c\u00e2mbio autom\u00e1tico e at\u00e9 ar condicionado.<\/p>\n

A novidade do encontro era reunir street rods de todas as partes dos Estados Unidos. Foi escolhida uma cidade no meio do pa\u00eds, Peoria, estado de Illinois<\/a>. Isso fez que os street rodders desfrutassem de longas viagens dirigindo seus carros para participarem do evento. Esse primeiro encontro nacional, algo in\u00e9dito at\u00e9 ent\u00e3o, foi um enorme sucesso com 600 carros participantes.<\/p>\n

No meio de tantos participantes desse primeiro encontro, volunt\u00e1rios com vontade de trabalhar pelo bem comum organizaram a National Street Rod Association (Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Street Rods). O objetivo da associa\u00e7\u00e3o era a promo\u00e7\u00e3o de eventos nacionais e a divulga\u00e7\u00e3o do street rodding. Desde ent\u00e3o a associa\u00e7\u00e3o tem se mantido forte e hoje conta com cerca de 50.000 associados! Em 2016 o maior evento da NSRA foi o realizado em agosto, o 47\u00ba Street Rod Nationals na cidade de Louisville, Kentucky. Para l\u00e1 seguiu uma quantidade imensa de 10.300 carros participantes, mais de 350 expositores de produtos e 70.000 visitantes. Para 2017, a associa\u00e7\u00e3o programou dez eventos em v\u00e1rios estados americanos.<\/p>\n

Inicialmente, os eventos da NSRA eram limitados a street rods constru\u00eddos com carros fabricados at\u00e9 1948 (ou reprodu\u00e7\u00f5es). Em 2005, para “rejuvenescer” e evitar a estagna\u00e7\u00e3o dos eventos, foi alterado o crit\u00e9rio de corte e passaram a ser permitidos participantes com carros com 30 anos de fabrica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Al\u00e9m dos encontros da NSRA, h\u00e1 diversos outros grandes eventos na terra do hot rod como os organizados pela Goodguys Rod & Custom Association. Diferente da NSRA, que foi organizada por volunt\u00e1rios, a Goodguys foi fundada em 1983 por Gary Meadors e sua esposa, Marilyn Meadors, com o objetivo de promover de forma profissional eventos com hot rods e customs.<\/p>\n

Hot Rod no Brasil<\/strong><\/p>\n

A esp\u00e9cie hot rod se espalhou por todo o mundo e tamb\u00e9m habita as terras brasileiras. Temos muitos hot rods e v\u00e1rios fariam bonito at\u00e9 nos eventos americanos. Nosso ponto a melhorar seria a organiza\u00e7\u00e3o de clubes e associa\u00e7\u00f5es fortes. Aos poucos vamos evoluindo, mas talvez o que falte para isto deslanchar seria crescer o n\u00famero de pessoas interessadas no hot rodding. Veja acima o caso da NSRA. No primeiro evento, em 1970, cerca de 600 carros participaram. Uma grande quantidade de participantes era necess\u00e1ria, pois s\u00f3 assim haveria em n\u00famero significativo uma quantidade de pessoas dispostas e aptas a trabalhar por uma causa comum…<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Cultura: Vida Lowrider.<\/a><\/p>\n\n