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{"id":5159,"date":"2017-09-11T13:23:20","date_gmt":"2017-09-11T16:23:20","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5159"},"modified":"2017-09-11T13:23:20","modified_gmt":"2017-09-11T16:23:20","slug":"originais-edsel-1958-1959-e-1960","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/originais-edsel-1958-1959-e-1960\/","title":{"rendered":"Originais: Edsel 1958, 1959 e 1960"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a o lan\u00e7amento da Ford Motor Company para 1958 que sobreviveu pouco tempo<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Edsel<\/strong><\/h3>\n

Em setembro de 1957 foi lan\u00e7ado no mercado norte-americano o Edsel. Era um carro completamente novo e fabricado por uma nova divis\u00e3o da Ford Motor Company \u2013 a divis\u00e3o Edsel. A miss\u00e3o dessa nova divis\u00e3o era preencher uma lacuna nos produtos da montadora.
\nDesde 1948, os diretores da Ford Motor Company perceberam que o leque de produtos da montadora n\u00e3o atendia ao desejo de todos os seus clientes.<\/p>\n

A Ford tinha na rival General Motors um bom exemplo de uma linha bem escalonada. Os carros produzidos pela GM eram divididos por valor e sofistica\u00e7\u00e3o na seguinte ordem: Chevrolet,\u00a0 Pontiac<\/a>, Oldsmobile<\/a>, Buick<\/a> e, por fim, o prestigioso Cadillac (a vizinhan\u00e7a do seu bairro sabia que voc\u00ea estava progredindo na vida pelo carro novo que voc\u00ea comprava…).<\/p>\n

J\u00e1 a linha da Ford era pequena. O Ford era o carro de entrada, depois dele vinham os modelos da Mercury<\/a>, mais sofisticados, e o topo ficava com o luxuoso Lincoln<\/a>. A linha Edsel foi criada para atender a uma lacuna entre os Mercury e os Lincoln e seus rivais na GM seriam os Oldsmobile e Buick.<\/p>\n

\"Edsel<\/a>
Edsel 1958: na frente a grade central era inspirada nos radiadores dos carros da d\u00e9cada de 30<\/figcaption><\/figure>\n

Edsel 1958<\/strong><\/p>\n

O principal argumento de um novo carro para atrair os compradores era o estilo. No projeto do Edsel foi escolhido um desenho que o fazia ser identificado a uma quadra de dist\u00e2ncia. N\u00e3o importando se o carro estava indo ou vindo. Na frente foi criada uma ex\u00f3tica grade central na vertical ladeada por duas grades horizontais. Essa grade central lembrava a grade dos carros das d\u00e9cadas de 1930. Na traseira do Edsel, o elemento que chamava a aten\u00e7\u00e3o eram as longas lanternas em formato de asa de gaivota.<\/p>\n

Um americano bem sucedido em busca de um autom\u00f3vel de pre\u00e7o m\u00e9dio encontrava na linha Edsel 1958 uma\u00a0 ampla gama de produtos. As vers\u00f5es em ordem de sofistica\u00e7\u00e3o eram denominadas: Ranger, Pacer,\u00a0 Corsair e Citation. Havia ainda tr\u00eas modelos de station wagon: Roundup, Villager e Bermuda.<\/p>\n

Apesar de esses modelos serem fabricados por uma nova divis\u00e3o, a linha compartilhava elementos das outras marcas da montadora. Os Ranger e Pacer compartilhavam o chassi do Ford, enquanto os Corsair e Citation usavam uma vers\u00e3o alongada do chassi dos Mercury. J\u00e1 as station wagon compartilhavam, al\u00e9m do chassi, a carroceria b\u00e1sica do Ford. J\u00e1 no departamento de motores do Edsel, os V8 de 361 polegadas c\u00fabicas (5,9 litros e 303 HP) e o V8 de 410 polegadas c\u00fabicas ( 6,7 litros e 345 HP)\u00a0eram vers\u00f5es dos\u00a0 motores que tamb\u00e9m equipavam os Ford e os Mercury. Mecanicamente a grande novidade do Edsel era o comando por bot\u00f5es da caixa autom\u00e1tica. Detalhe: os bot\u00f5es ficavam no centro do volante! Uma grande sensa\u00e7\u00e3o para a \u00e9poca!<\/p>\n

No primeiro dia de vendas, foram comercializadas aproximadamente 4.000 unidades do novo carro! O futuro parecia brilhante para o Edsel, mas algo de errado aconteceu. A estimativa era vender 200.000 carros do modelo de 1958, mas no fim da temporada apenas 63.110 unidades foram comercializadas…
\nAs raz\u00f5es para a baixa aceita\u00e7\u00e3o do carro n\u00e3o eram muito claras, e v\u00e1rios\u00a0fatores foram levantados:<\/p>\n