Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":5253,"date":"2019-12-26T12:00:51","date_gmt":"2019-12-26T15:00:51","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5253"},"modified":"2019-12-17T14:40:00","modified_gmt":"2019-12-17T17:40:00","slug":"ford-f1-1951-perola-negra","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-f1-1951-perola-negra\/","title":{"rendered":"Ford F1 1951: P\u00e9rola negra"},"content":{"rendered":"\n

\u00adFord F1 1951 mant\u00e9m look original, mas atualiza todo o conjunto mec\u00e2nico utilizando como base um motor V8 302<\/em><\/p>\n\n\n\n

Texto: Por reda\u00e7\u00e3o
Fotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n\n\n\n

Ford F1 1951<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Demorou, mas aconteceu. O Javali agora anda de picape 50\u2019s. N\u00e3o, voc\u00ea n\u00e3o leu errado. O Javali passou a vida toda esperando pela hora de ter o seu primeiro hot rod e a Ford F1 1951 que ilustra esta reportagem transformou o que era sonho em realidade. Javali, na verdade, \u00e9 o apelido do mec\u00e2nico paulistano Thiago Santana, de 35 anos. O motivo? \u201cEu sempre fui gordinho, desde pequeno\u201d, afirma.<\/p>\n\n\n\n

Bullyng \u00e0 parte \u2013 e hoje extremamente \u00e0 vontade com seu apelido \u2013 Javali conta que desde pequeno se interessa por ve\u00edculos antigos, e que esse desejo aumentou quando essa picape Ford F1<\/a> come\u00e7ou a passar com frequ\u00eancia na frente da oficina onde trabalha. \u201cNuma dessas vezes eu fui falar com o dono e perguntei se estava \u00e0 venda, ele disse que n\u00e3o, ent\u00e3o ficou nisso\u201d, afirma.<\/p>\n\n\n\n

Acontece que, cerca de cinco anos depois, o propriet\u00e1rio mudou de ideia, e ent\u00e3o foi ele quem procurou Javali para fechar neg\u00f3cio. \u201cQuando ele me disse que queria vender, fechamos neg\u00f3cio na hora\u201d, recorda o atual dono da veterana.<\/p>\n\n\n\n

Especializado no conserto de motos, Javali preferiu buscar ajuda profissional para refazer toda a mec\u00e2nica de seu carro dos sonhos. O destino foi a garagem da oficina paulista Garage Old School.<\/p>\n\n\n\n

\"Ford<\/a>
Ford F1 1951<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

V8<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A mec\u00e2nica que habitava o cofre do utilit\u00e1rio estava totalmente defasada e a customiza\u00e7\u00e3o se resumiu em dar nova vida \u00e0 picape. Para come\u00e7ar, foi adotado um propulsor Ford small block V8 302<\/a>, o mesmo utilizado nos modelos Landau, Mustang<\/a> e Maverick<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

O conjunto foi inteiramente refeito e agora conta com coletor Edelbrock, carburador Quadrijet Holley 600 e sistema de inje\u00e7\u00e3o HEI. Os filtros de combust\u00edvel e de ar, bem como a tampa de v\u00e1lvula, s\u00e3o todos assinados pela Edelbrock.<\/p>\n\n\n\n

Na parte estrutural \u00e9 utilizado um diferencial do Landau 80. O c\u00e2mbio hidram\u00e1tico foi extra\u00eddo do mesmo modelo e trata-se de um modelo C4. A nova coluna de dire\u00e7\u00e3o \u00e9 da Billet Specialties.<\/p>\n\n\n\n

Para frear os mais de 230 HP \u2013 resultado da nova configura\u00e7\u00e3o \u2013 foram adotados freios com hidrov\u00e1cuo de 7\u201d e cilindro-mestre, ambos da linha GM norte-americana. A suspens\u00e3o foi retrabalhada e \u00e9 da Bergetec.<\/p>\n\n\n\n

\"Ford<\/a>
Ford F1 1951<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Al\u00e9m do conjunto mec\u00e2nico, vale destacar que h\u00e1 um sistema de ar condicionado na picape e que as rodas originais deram lugar a modelos de 22\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Javali, que usa a picape apenas aos finais de semana para frequentar encontros de carros antigos, conta que n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico que morre de amores pela F1. \u201cMinha m\u00e3e, a Dona Luci, pira no carro. Ela andava em carros parecidos quando era mais nova e agora fica muito contente em saber que o seu filho \u00e9 dono de uma (picape) dessas\u201d, conta com orgulho o jovem.<\/p>\n\n\n\n

Toda a carroceria, tanto a frente quanto a ca\u00e7amba, permanecem originais. De maneira proposital, Javali manteve o estado de conserva\u00e7\u00e3o natural da parte externa, para que o modelo ficasse com um ar de rat rod<\/a>. Rat nost\u00e1lgico, eu diria.<\/p>\n\n\n\n

Quem fez:<\/p>\n\n\n\n

Garage Oldschool. Tel. (11) 99816-2890<\/p>\n\n\n\n

Bergetec. Tel. (11) 99919-1542<\/p>\n\n\n\n

Ficha t\u00e9cnica<\/p>\n\n\n\n

Ford F1 1951<\/p>\n\n\n\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Motor Ford 302 V8<\/p>\n\n\n\n

Coletor Edelbrock<\/p>\n\n\n\n

Carburador Quadrijet Holley 600<\/p>\n\n\n\n

Igni\u00e7\u00e3o HEI<\/p>\n\n\n\n

Filtro de ar Edelbrock<\/p>\n\n\n\n

Filtro de combust\u00edvel Edelbrock<\/p>\n\n\n\n

Tampa de v\u00e1lvula Edelbrock<\/p>\n\n\n\n

Diferencial do Landau 80<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mbio C4 hidram\u00e1tico<\/p>\n\n\n\n

Coluna de dire\u00e7\u00e3o Billet Specialties<\/p>\n\n\n\n

Freio com hidrov\u00e1cuo de 7\u201d da GM<\/p>\n\n\n\n

Suspens\u00e3o Bergetec<\/p>\n\n\n\n

VEJA TAMB\u00c9M: Rat rod norte-americano: grandalh\u00e3o e est\u00fapido.<\/a><\/p>\n\n\n\n