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{"id":5269,"date":"2017-12-06T15:30:47","date_gmt":"2017-12-06T18:30:47","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5269"},"modified":"2017-12-06T14:17:04","modified_gmt":"2017-12-06T17:17:04","slug":"cesvi-brasil-da-4-dicas-para-quem-pretende-obter-placa-preta","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/cesvi-brasil-da-4-dicas-para-quem-pretende-obter-placa-preta\/","title":{"rendered":"Quatro dicas para quem pretende obter a placa preta"},"content":{"rendered":"

Ve\u00edculos devem ter mais de\u00a030 anos e\u00a0manter, pelo menos, 80% da originalidade<\/strong><\/h2>\n

Texto: Reda\u00e7\u00e3o
\nFoto: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

CESVI<\/strong><\/h3>\n

Um ve\u00edculo das d\u00e9cadas de 1970, 1980 ou 1990, que n\u00e3o \u00e9 mais fabricado, pode ser considerado antigo. Esses modelos considerados “cl\u00e1ssicos” s\u00e3o relembrados por motoristas apaixonados pelo seu design, desempenho e at\u00e9 charme. Contudo, para quem \u00e9 f\u00e3 e pretende investir nesse mercado, conseguir a permiss\u00e3o de transitar com a famosa ‘placa preta’ exige que o propriet\u00e1rio siga alguns crit\u00e9rios de avalia\u00e7\u00e3o. Por isso, o CESVI BRASIL\/MAPFRE (Centro de Experimenta\u00e7\u00e3o e Seguran\u00e7a Vi\u00e1ria) preparou algumas orienta\u00e7\u00f5es que podem ajudar o futuro empreendedor nesse processo.<\/p>\n

Por atuar nesse\u00a0mercado, Gerson Burin, coordenador t\u00e9cnico do CESVI\/MAPFRE, reuniu algumas dicas simples que podem auxiliar na preserva\u00e7\u00e3o e cuidados do ve\u00edculo. “De acordo com a Federa\u00e7\u00e3o Brasileira dos Ve\u00edculos Antigos (FBVA), para que qualquer modelo se encaixe na categoria ‘placa preta’ \u00e9 necess\u00e1rio que ele tenha, no m\u00ednimo, 30 anos. Al\u00e9m do tempo de fabrica\u00e7\u00e3o do carro, \u00e9 preciso manter pelo menos 80% da originalidade, ou seja, o motorista deve realizar o m\u00ednimo de modifica\u00e7\u00f5es, reparos internos e repintura para garantir o Certificado de Originalidade”, comenta.<\/p>\n

Al\u00e9m de ficar atento a esses dois aspectos principais, vale lembrar que, antes de apostar em ter um ve\u00edculo antigo, o condutor deve estar preparado para encarar muito trabalho, aumentar os seus gastos e conhecer um pouco mais do mercado automotivo. Por isso, todo cuidado com as pe\u00e7as e a pintura quem mant\u00e9m o\u00a0ar vintage<\/em>\u00a0do carro \u00e9 essencial.<\/p>\n

De acordo com o especialista, \u00e9 comum que carros antigos fiquem expostos \u00e0s condi\u00e7\u00f5es do tempo por longos per\u00edodos, sem atividade. \u201cO importante \u00e9 colocar o carro para andar com frequ\u00eancia, movimentar os fluidos, \u00f3leos e combust\u00edvel para evitar o ressecamento de pe\u00e7as, mangueiras e at\u00e9 do sistema de freios e embreagem\u201d, finaliza Burin.<\/p>\n

Confira abaixo algumas dicas r\u00e1pidas de cuidados com carros antigos:<\/p>\n

Manuten\u00e7\u00e3o – <\/strong>Carro antigo \u00e9 composto de muitas pe\u00e7as raras e que geralmente s\u00e3o caras. \u00c9 por isso que bancar um modelo desses n\u00e3o costuma ser uma tarefa das mais baratas para o colecionador. Antes de sair com o carro, fa\u00e7a uma revis\u00e3o da parte mec\u00e2nica e el\u00e9trica.<\/p>\n

Pneus – <\/strong>At\u00e9 podem estar novos e brilhando, mas caso estejam fora da data de validade (DOT com mais de 5 anos), sua seguran\u00e7a pode estar comprometida enquanto dirige. Fique atento.<\/p>\n

Palhetas – <\/strong>Falta de uso causa ressecamento. Neste est\u00e1gio, elas perdem efici\u00eancia na limpeza e podem riscar o para-brisa por conta do ac\u00famulo de sujeira. E, em carros antigos, para-brisas raros s\u00e3o mais caros e dif\u00edceis de encontrar em caso de troca ou repara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Pintura – <\/strong>Quando original, a pintura por ser de componentes inferiores \u00e0s pinturas automotivas atuais acabam ficando foscas e, com o tempo, perde o brilho, principalmente se o carro fica exposto ao sol e sereno. Para lavar o seu modelo antigo em casa, use detergentes neutros com um pano macio e evite aplicar cera ao sol para evitar manchas na pintura.<\/p>\n

Para mais informa\u00e7\u00f5es sobre o\u00a0CESVI\/MAPFRE, basta acessar o site<\/a>.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Como legalizar um carro artesanal.<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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