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{"id":5305,"date":"2017-09-16T12:00:30","date_gmt":"2017-09-16T15:00:30","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5305"},"modified":"2017-09-15T15:30:53","modified_gmt":"2017-09-15T18:30:53","slug":"original-willys-1937-a-1942","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/original-willys-1937-a-1942\/","title":{"rendered":"Original: Willys 1937 a 1942"},"content":{"rendered":"

\u00adPequeno, econ\u00f4mico e confi\u00e1vel: atributos do lan\u00e7amento da Willys para enfrentar os grandes motores de Ford e Chevrolet<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Arquivo<\/p>\n

Willys 1937 a 1942<\/strong><\/h3>\n

Em 1937, enquanto os Ford eram equipados com motores V8<\/a> e os Chevrolet tinham motores de 6 cilindros, a Willys apostou em um carro pequeno e econ\u00f4mico e equipado com um pequeno motor de 4 cilindros.<\/p>\n

A hist\u00f3ria da marca come\u00e7ou em 1907, quando John North Willys, um revendedor de autom\u00f3veis de Nova York, foi visitar a f\u00e1brica de carros Overland. O motivo da viagem era descobrir porque sua encomenda de 500 ve\u00edculos ainda n\u00e3o havia sido entregue. L\u00e1 constatou que o dono da f\u00e1brica havia perdido tudo, inclusive sua casa, no que ficou conhecido por “P\u00e2nico de 1907”. Esse evento fragilizou a economia norte-americana pela quebra de v\u00e1rias empresas e v\u00e1rios corretores da bolsa de valores de Wall Street.<\/p>\n

Willys acabou comprando a f\u00e1brica e, com sua compet\u00eancia e entusiasmo, transformou uma empresa falida numa grandiosa ind\u00fastria automotiva. De 1912 aos anos da Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), apenas Henry Ford produziu mais ve\u00edculos do que a Willys-Overland.<\/p>\n

\"Willys\"<\/a>
Willys 1937: modelo Coupe era o preferido dos jovens e dos caixeiros viajantes<\/figcaption><\/figure>\n

Linhas arredondadas<\/strong><\/p>\n

Em 1937, a Willys lan\u00e7ou seu primeiro modelo “aerodin\u00e2mico”. At\u00e9 o ano anterior, o estilo era o padr\u00e3o “calhambeque”, linhas retas e para-lamas n\u00e3o incorporados \u00e0 carroceria. Com linhas arredondadas e aerodin\u00e2micas, o novo Willys apresentava um cap\u00f4 com as laterais integradas, diferente do que era oferecido por Ford e Chevrolet. No modelo de 1936, os far\u00f3is dianteiros eram avulsos e pr\u00f3ximos da grade dianteira. Por sua vez, o modelo 1937 apresentava os far\u00f3is incorporados aos para-lamas dianteiros e eram muito aerodin\u00e2micos.<\/p>\n

O objetivo da f\u00e1brica, com o novo modelo, era ofertar um carro de qualidade, mas com pre\u00e7o acess\u00edvel, econ\u00f4mico e de baixo custo de manuten\u00e7\u00e3o. Nessa linha, o carro era menor do que um Ford ou Chevrolet. Tinha uma dist\u00e2ncia entre-eixos de 2,54 metros, contra 2,84 metros dos dois concorrentes. Nesse ano eram ofertados apenas duas carrocerias: Coupe com duas portas com capacidade para tr\u00eas passageiros ou um modelo Sedan de quatro portas para seis ocupantes.<\/p>\n

O motor de 2,2 litros e quatro cilindros fornecia 48 hp. Esse motor era uma evolu\u00e7\u00e3o do motor usado no Willys Whippet de 1926 at\u00e9 1931. O cat\u00e1logo da f\u00e1brica afirmava que o motor era t\u00e3o eficiente que poderia levar o carro por 16 km consumindo apenas um litro de gasolina.<\/p>\n

No lan\u00e7amento do modelo 1938, o desenho do carro foi mantido, \u00a0mas uma nova op\u00e7\u00e3o de carroceria foi acrescentada \u00e0 linha: a Sedan de duas portas.<\/p>\n

Novidade para o modelo de 1939 eram os far\u00f3is em formato trapezoidal. O cap\u00f4 e a grade tamb\u00e9m tinham um novo desenho que o cat\u00e1logo da \u00e9poca comparava com a proa de um transatl\u00e2ntico.<\/p>\n

Um grande aprimoramento para o ano foi a ado\u00e7\u00e3o de freios com acionamento hidr\u00e1ulico. At\u00e9 ent\u00e3o, o acionamento era mec\u00e2nico, muito menos eficiente, pois exigia muito mais press\u00e3o sobre o pedal. A f\u00e1brica sempre sugeria que o Willys poderia ser o segundo carro da fam\u00edlia. Com os freios hidr\u00e1ulicos, as mulheres poderiam dirigir o carro com mais conforto e seguran\u00e7a.<\/p>\n

\"Willys\"<\/a>
Willys 1937: banco dianteiro para tr\u00eas pessoas<\/figcaption><\/figure>\n

Leg\u00edtima woody<\/strong><\/p>\n

Em 1940, o Willys novamente teve toda a sua frente redesenhada. \u00a0Os far\u00f3is ganharam um belo formato de gota e ficaram completamente integrados aos para-lamas. A nova grade agora era instalada apenas abaixo do cap\u00f4 e dividida em duas metades. Para esse ano, um novo e \u00fatil modelo passou a ser ofertado: uma station wagon. Sua carroceria era feita de madeira, uma leg\u00edtima “woody”! O carro se prestava a muitas tarefas, tanto no campo quanto na cidade, para trabalho e para a fam\u00edlia, como afirmavam os panfletos da montadora.<\/p>\n

Uma grade inteiri\u00e7a identifica os modelos de 1941. A ilumina\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo agora era feita pelos modernos far\u00f3is “sealed beam”. Esses novos far\u00f3is foram adotados por toda a ind\u00fastria e o conjunto \u00f3ptico era selado e \u00e0 prova de poeira e umidade. A \u00fanica desvantagem era o maior custo de substitui\u00e7\u00e3o quando o filamento queimava. Nesse ano, o motor foi revisado e ficou mais potente: 68 hp.<\/p>\n

\"Willys\"<\/a>
Willys 1940: modelo Town and Country tinha corpo feito em madeira<\/figcaption><\/figure>\n

Carros de guerra<\/strong><\/p>\n

Em dezembro de 1941, a base naval norte-americana no Hava\u00ed foi atacada por ca\u00e7as japoneses, o que levou os Estados Unidos a entrarem na Segunda Grande Guerra. Logo a produ\u00e7\u00e3o de carros civis seria suspensa para que as f\u00e1bricas pudessem produzir equipamentos militares<\/a>. Do modelo 1942 do Willys, foram produzidas apenas cerca de 7.000 unidades. Esses eram basicamente o modelo 1941, mas com um adorno extra no centro da grade.<\/p>\n

Durante o per\u00edodo da guerra, a Willys n\u00e3o produziu carros civis, mas, junto com a Ford, produziram 637.385 Jeeps. Todos esses Jeeps eram equipados com o valente motor de 4 cilindros do autom\u00f3vel Willys. Prova da qualidade dos produtos da marca.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Willys 41: Neg\u00f3cio entre amigos.<\/a><\/p>\n\n